Experiência do usuário (UX): o que é e como interfere no seu posicionamento

Experiência do usuário (UX): o que é e como interfere no seu posicionamento

A experiência do usuário, também conhecida como UX, pode ser a diferença entre um site competitivo e eficiente em reter usuários, ou um site que nunca verá a página 1 do Google.

Palavras fortes, não é? Mas acredite, é a realidade

Nesse sentido, experimente entrar em um site com um design não responsivo, desorganizado e com problemas de navegação.

Certamente, você não ficará por muito tempo, não é? 

Bem, esse é um comportamento normal dos usuários nos dias de hoje, em que a competitividade do mercado impulsiona cada vez mais empresas a otimizarem o site mirando a experiência do usuário como prioridade.

E com sites tão otimizados, que oferecem uma UX de qualidade, aqueles que não se adaptam acabam nos últimos lugares da SERP.

Isso porque, além de uma boa prática fundamental, a experiência do usuário também se relaciona com o SEO, sendo um critério importante para posicionar o seu site nas pesquisas Google.

Quer entender melhor sobre o que é UX, como se relaciona com o SEO e quais os pilares que você precisa considerar no seu site?

Então continue a leitura abaixo! 

O que é experiência do usuário (UX)?

O termo UX, ou experiência do usuário em português, já existe desde a década de noventa, quando foi introduzido por Don Norman, psicólogo cognitivo e designer. 

Em 1995, Donald Norman, um cientista cognitivo, juntou-se à Apple assumindo o título então disruptivo de ”Arquiteto de Experiência do Usuário” em tradução livre.

Assim, ele foi a primeira pessoa da história a ostentar o título profissional, que, nas suas palavras: 

”Queria cobrir todos os aspectos da experiência do ser humano com o sistema, incluindo design industrial, gráficos, interface, interação física e manual”. Norman, Donald. 

Desse modo, a experiência do usuário (UX) só assistiu sua relevância aumentar ao longo das décadas seguintes.

E com um verdadeiro boom da tecnologia, consequentemente, houve um aumento exponencial da interação entre pessoas e aplicativos de celulares, computadores, e sites

Por isso, atualmente o UX é uma das bases para sites que buscam ser eficientes, ao mesmo tempo facilitando a interação dos seus usuários com a sua interface e o otimizando para motores de busca, como o Google.

Pode parecer um pouco complicado de entender a relação, né?

Mas a gente simplifica

Confira abaixo alguns exemplos de métricas de SEO que se relacionam diretamente com a qualidade da experiência de usuário no site:

Engajamento

De acordo com o Google, ”o engajamento do usuário é o tempo que a pessoa passa com sua página da Web em foco ou com a tela do app em primeiro plano, o que permite medir quando os usuários utilizam ativamente seu site ou app”.

Em outras palavras, se a experiência no seu site ou app não é otimizada e de qualidade, o usuário não irá interagir ativamente, abandonando-o em pouco tempo.

Isso, por outro lado, aumentará a taxa de rejeição, e poderá sinalizar ao Google que o seu site não agrada os usuários.

O resultado? A maior chance de ser deixado para trás nos resultados orgânicos de pesquisa no maior motor de busca do mundo.  

Bounce rate

O bounce rate ocorre quando um usuário deixa o site após visitar apenas uma página do site, e é um grande sinal de um mau UX

Essa métrica pode ser interpretada pelo algoritmo do Google como um indicativo de que o site não é agradável ou relevante ao usuário, ranquando-o em posições baixas nas SERPs. 

E esse é o pesadelo de qualquer estratégia de Inbound Marketing, não é?

Click-through rate (CTR) 

O click-through rate mede a porcentagem de clicks dos usuários em relação ao número total de visualizações da página. 

Em outras palavras, o CTR demonstra claramente quantos usuários, de todos os que visitaram a mesma página, estão clicando em algo. 

Por isso, um alto CTR é um sinal muito positivo para os motores de busca, indicando relevância e aumentando suas chances de alcançar um bom posicionamento orgânico nas pesquisas. 

Entretanto, o que nem todos sabem é que a experiência do usuário, por meio de um design responsivo e esteticamente agradável, pode ser decisivo para aumentar o CTR do site.

Agora que você já conheceu o poder de aliar UX e SEO, que tal descobrir os pilares que você precisa observar quando pensar na experiência do usuário no seu site?

Veja a seguir! 

Conheça os pilares da experiência do usuário!

A experiência do usuário pode ser decisiva para que o seu site seja responsivo, de simples navegação e design agradável

Mas além disso, um bom trabalho de UX pode deixar o seu site cada vez mais perto da posição 1 dos resultados de pesquisa.

Para ilustrar os fundamentos do UX, vale a pena pegar emprestado os conceitos de Peter Morville, estudioso que demonstrou em um modelo de colmeia como a experiência do usuário é multifacetada

Então descubra abaixo os pilares de UX que guiarão você no processo de tornar seu site UX friendly! 

Útil

Este pilar da UX diz respeito à utilidade do produto ou serviço. 

Ele deve atender a uma necessidade real e fornecer valor aos seus usuários. 

Um e-commerce, por exemplo, deve garantir uma boa facilidade ao adicionar produtos ao carrinho e visualizá-lo para finalizar a compra

Utilizável

A usabilidade também é fundamental

Um site deve ser fácil de usar, com uma interface intuitiva que permita aos clientes navegar sem esforço

Os menus devem ser claros, os botões precisam ser facilmente identificáveis e as funcionalidades devem ser acessíveis.

Desejável

A UX também deve despertar desejo

Cores, imagens e elementos visuais desempenham um papel importante nesse aspecto. 

Desse modo, um design voltado ao usuário pode aumentar o engajamento do usuário.

Acessível

A acessibilidade é fundamental para garantir que todos os usuários possam usar o serviço, independentemente de suas limitações físicas ou tecnológicas

Um site deve ser utilizável por pessoas com deficiências visuais, por exemplo, por meio de leitores de tela.

Confiável

A confiança é a base de tudo, e no UX não é diferente.

Os usuários precisam confiar que suas informações pessoais e financeiras estão seguras.

Por isso, o site deve transmitir em sua interface segurança, com medidas de proteção de dados claras e eficazes.

Localizável

As principais funcionalidades do site devem ser facilmente localizáveis, de maneira intuitiva e simples. 

Nada de menus escondidos ou botões opacos.

Valioso

Por fim, a UX deve agregar valor real aos usuários, facilitando a interação do usuário com o seu produto ou serviço através do site. 

E aí, este artigo foi esclarecedor para você?

Se você quer investir em UX e em Marketing Digital, mas quer se aprofundar no tema antes de tomar uma decisão, temos uma dica especial.

Baixe agora nosso material gratuito ‘’Guia de Investimento em Marketing’’, e tome a melhor decisão para sua estratégia de crescimento!