UX Writing: por que escrever textos pensando na experiência do usuário?

UX Writing: por que escrever textos pensando na experiência do usuário?

UX Writing. Você já ouviu esse termo antes? 

Um dos pontos mais importantes em uma estratégia de marketing é a preocupação com a atração, conversão e manutenção dos clientes, mas como fazer isso de maneira eficiente? 

A gente sabe que a comunicação é a peça-chave para as empresas se relacionarem melhor com os clientes.                 

Então, imagine se você tiver em mãos uma ferramenta estratégica que permite criar conteúdos de valor, com base na experiência do seu cliente. 

Concorda que fica mais fácil encantar, conectar e impactar diretamente nas possíveis decisões dos usuários?

Essa técnica utiliza conceitos de marketing, arquitetura da informação, linguagem inclusiva e semântica para transmitir mensagens claras e diretas, com intuito de melhorar a experiência do usuário como um todo.

Existem várias áreas diferentes para atuação no mercado de redação: textos jornalísticos, textos publicitários, redação SEO e copywriting são algumas opções. O UX Writing surgiu com uma proposta diferente e muito interessante. Por isso, produzimos esse texto para te guiar ao longo dessa experiência.    

O que é UX Writing?

UX é a sigla utilizada para resumir User Experience, em português, experiência do usuário. A ideia principal é produzir textos otimizados para a experiência do usuário.

Isto significa dizer que você deve usar elementos dentro do texto que facilitem a jornada do leitor, passando uma mensagem clara e objetiva ao usuário, com intuito de criar engajamento e conduzi-los para a conversão.

Lembre-se que o UX Writer, profissional que produz conteúdo com técnicas de UX Writing, deve se atentar a utilizar técnicas de arquitetura da informação, linguagem inclusiva, linguagem semântica, storytelling, entre outras. 

Essa técnica de escrita pode ser aplicada em sites, aplicativos, produtos, landing pages, blogs, e-mail marketing, redes sociais, ou seja, qualquer ponto de contato com o usuário.

Aproveitando que falamos em landing pages, quero te indicar um conteúdo que vai te explicar quais são as 6 vantagens que as landing pages podem trazer para o seu negócio, acesse clicando aqui.

Quais são as principais características do UX Writing? 

Que essa técnica tem tudo a ver com a escrita, você já entendeu. Mas não se apegue, é preciso ir além. 

Essa técnica deve estar interligada com outros setores, como por exemplo, a equipe de programação da página e os designers.

Isso porque a estratégia de harmonização visual faz parte da experiência do usuário.

Paleta de cores, tipografia, hierarquia visual, espaços negativos da página, entre outros aspectos de design, são alguns exemplos. Não é à toa que, junto ao UX Writer, temos o UX Designer, profissional que trabalha a interação visual de acordo com a experiência do usuário.

Falando em comunicação visual, se tiver interesse, aproveite para ler nosso conteúdo sobre esse assunto, é só clicar aqui.

Agora, vamos ver quais as principais características para uma boa prática da escrita voltada para o usuário.

Escaneabilidade 

É a utilização de imagens, sublinhado, negrito, listas, entre outras estratégias, como por exemplo, não escrever textos muito longos, com intuito de facilitar a leitura dinâmica pelo usuário.

Isto significa dizer que é preciso criar textos que possam ser compreendidos rapidamente, caso contrário, o usuário vai fechar a página e partir para outro conteúdo.

Clareza

Plena compreensão da mensagem. Criar textos com informações organizadas e discurso fluído. Esqueça os textos longos, comunique-se de maneira rápida e fácil.

Aplicabilidade

O conteúdo precisa agregar valor para o usuário, isso faz parte da experiência. O texto deve ter a intenção genuína de ajudar o usuário de alguma maneira.

Concisão

Evite frases descontextualizadas, otimize a vida do usuário, entregue o conteúdo de valor o quanto antes. Passe a informação sem causar dúvidas.

Identidade

Aplicar técnicas de UX traz personalidade para sua marca e o usuário consegue identificar quem é sua empresa mais fácil e mais rápido.

Por que pensar em UX Writing na hora de escrever textos?

Por que pensar na experiência do usuário na hora de escrever textos?

A escrita está presente em todos os lugares, principalmente durante o desenvolvimento de estratégias de marketing. 

Produção de textos para blogs e redes sociais, landing pages, roteiros de vídeos, anúncios, e-mails, são alguns exemplos em que a redação é uma das ferramentas mais importantes.

Por isso, é importante estar por dentro das principais estratégias de redação, visto que o marketing está sempre em evolução e novas ideias e conceitos vão surgindo com o tempo. 

Então, se você quer aproximar seus conteúdos do leitor, gerar conexão, criar autoridade da sua marca e, claro, trazer mais leads que convertem em vendas, aplique as estratégias de UX.

Como aplicar o UX Writing?

Agora que você já sabe a importância do UX Writing nas suas estratégias de marketing, chegou a hora de saber como aplicar essa ferramenta no dia a dia do seu negócio.

Antes de começar a aplicar as técnicas de UX no seu texto, você deve estar atento em:

– Saber quem é o seu usuário, o que eles está procurando, quais suas necessidades;
– Saber quais são os principais objetivos da empresa e do produto;
– Entender como o usuário se sente e quais ações você quer que ele faça;
– Pensar antes de escrever, criar uma linha estratégica de raciocínio;
– Entender que as técnicas de UX Writing devem estar alinhadas com outros setores, bem como deve ser utilizada em todas as fases do processo de marketing.

Depois de conhecer bem o seu público, conhecer sua empresa e o produto, você pode começar a pensar em algumas estratégias mais relacionadas à escrita.

Para te ajudar, separamos para você uma lista de práticas de UX Writing:

– Produza conteúdos com informações relevantes;
– Acompanhe a jornada do cliente;
– Peça feedbacks constantemente;
– Destaque elementos mais importantes por meio de listas ou com técnicas de bullet point;
– Use voz ativa;
– Desenvolva frases claras e concisas;
– Evite parágrafos longos;
– Pense na linguagem, se ela é compatível com a empresa ou produto;
– Use elementos gráficos;
– Evite palavras confusas;
– Não se esqueça de aplicar a escaneabilidade; e
– Use palavras simples para explicar termos técnicos.

Ufa! Chegamos ao fim. Agora você está pronto para começar a aplicar essas técnicas nos seus textos.  

Não deixe de conferir outras dicas como essa no nosso blog, para acessar é só clicar aqui.

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* Texto produzido pelo Redator da WEBi, Sérgio Aiache.