Como ser encontrado no Google? Apareça nos resultados de busca!

Como ser encontrado no Google? Apareça nos resultados de busca!

Como ser encontrado no Google deveria ser uma pergunta que todo empresário deveria se questionar para aumentar os resultados de alcance da sua empresa

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais faz pesquisas no Google? Isso é o que revela dados de pesquisa realizada pela Cuponation, realizada no ano de 2020. 

Afinal, quem é que não dá aquela olhadinha para tirar uma dúvida ou pegar referências, indicações, ou encontrar o estabelecimento mais próximo de você?

Lojas, restaurantes, dentistas, médicos, advogados… Ou qualquer outro tipo de serviço que você precisar, o Google costuma ser o primeiro lugar para onde recorremos. 

E não, não se sinta o único alecrim dourado por fazer perguntas ao senhor Google: estatísticas de 2022 apontaram que ele processa cerca de 8,5 bilhões de pesquisas diariamente

Bastante coisa, né? Seja qual for a razão, todo mundo abre o seu navegador no mobile ou desktop para tirar alguma dúvida, pelo menos uma vez ao dia. 

Vale a pena investir no Google? 

O Google continua sendo o principal mecanismo de busca na internet, e ainda permanecerá nesta posição por muito tempo.

Novos buscadores e redes sociais por vezes levantam rumores de retirar o seu reinado de  n°1, como Bing, TikTok,e até mesmo novas inteligências artificiais, como o ChatGPT.

Elas também contribuem para a sua estratégia de marketing como um todo, especialmente porque têm apresentado boas estatísticas de alcance e engajamento, como é o caso do TikTok.

Porém, atualmente não existe nenhuma tecnologia tão completa como o Google, já que é a ferramenta mais robusta de pesquisa e de experiência do usuário.

Assim, meus amigos, podemos garantir para vocês: ainda vale a pena investir para que a sua empresa seja notada nas pesquisas! Isso traz excelentes resultados de atração e conversão de leads a curto, médio e longo prazo. 

E hoje, a WEBi vai trazer para você três possibilidades sobre como ser encontrado no Google.

Continue a leitura para aprender a ranquear o seu conteúdo nas primeiras páginas e arrasar nos resultados de busca!

Google Meu Negócio

Essa primeira dica é básica e primordial sobre como ser encontrado no Google. 

Sempre que você pesquisa no Google por um estabelecimento, vai encontrar o nome da empresa com informações como telefone, endereço, horário de funcionamento, avaliações, entre outros. 

Além disso, se você abrir o Maps, ao redor daquela região irão aparecer as empresas que estão cadastradas no GMN, o que faz com que elas sejam lembradas a todo o momento como negócios existentes naquela localidade, e que podem ser contatadas quando o usuário necessitar. 

Ocorre que muitas empresas ainda não se atentaram para o potencial do Google Meu Negócio e continuam como um fantasminha quando as pessoas buscam pelo seu serviço ?

Masss… esse é o seu diferencial e vantagem competitiva em relação aos concorrentes! Então o primeiro passo é fazer o seu cadastro e manter as suas informações completas e atualizadas.

Como fazer o cadastro no Google Meu Negócio?

O cadastro é muito simples! Através de uma conta no Google (pode ser a mesma que você usa no Gmail ou Youtube), comece a preencher as informações que serão pedidas, como nome, telefone, URL do site, endereço, etc.

Em seguida, será necessário verificar a página, para ter autorização de edição e gerenciamento.  

Essa verificação pode ser feita através de uma ligação ou por recebimento de um código de verificação enviado por correio

Acrescente fotos da sua empresa e do seu serviço, sendo que você também pode incluir conteúdo de valor ao seu público através das postagens

Não esqueça de dar atenção para as recomendações que os seus clientes deixam através das avaliações.

Além de interferirem na conquista das primeiras posições do Google, elas podem ser um fator decisivo no momento do usuário decidir fechar um serviço com você

Por fim, é importante mencionar que quanto mais completo estiver o seu cadastro e com fotos, avaliações positivas e conteúdos, maior será a sua chance de aparecer nos primeiros resultados, se destacando dos demais. 

Google Adsense

O Google Adsense é a plataforma responsável pelos anúncios pagos do Google. 

Através dela, você consegue anunciar seus produtos e serviços, pagando apenas caso o usuário clique no seu anúncio. 

Essa é uma ótima opção para levar tráfego para o seu site e landing pages, de forma mais rápida que as demais estratégias.

Os anúncios são programados para aparecer conforme as configurações das palavras-chave inseridas, que possuem um custo por clique (chamado por especialistas de CPC). 

O custo é definido, dentre outros fatores, especialmente pela relevância da palavra e quantidade de buscas.

Por isso, nas campanhas é importante definir as palavras-chave que realmente são buscadas pelo seu público no momento da compra, além de copys extremamente atraentes, com uma chamada para ação clara

Há diversas formas de veicular os anúncios, como em banners em sites, aplicativos ou até mesmo no Youtube. 

Porém, se você deseja aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, é possível anunciar também nesse sentido e ser encontrado quando o seu público pesquisar pela palavra-chave que você está anunciando. 

SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização dos Mecanismos de Busca

Essa é uma das melhores estratégias a longo prazo sobre como ser encontrado no Google, apesar de trabalhosa e muito criteriosa. 

Diferentemente do tráfego pago, esse tipo de tráfego faz parte do que chamamos de orgânico, já que não é necessário o investimento de dinheiro para obter visitantes e leads

Porém, é necessário que seja conduzido por profissionais experientes, pois existem uma série de fatores que fazem o conteúdo ranquear de forma orgânica. 

O Google constantemente acrescenta novas alterações nos requisitos, porém, podemos apontar os principais:

SEO x Anúncios pagos: Qual a melhor opção?

O SEO é uma excelente opção para você que não deseja ter gastos excessivos com anúncios, pois você tem a chance de ranquear organicamente palavras que pagaria caro para mantê-la em anúncios. 

Por exemplo: digamos que você conseguiu colocar nas primeiras posições uma palavra-chave que tem o CPC a R$ 4,00 e recebe mensalmente cerca de 3 mil acessos por mês ao seu site através dela. 

Ao final do mês, você terá economizado R$ 12.000,00 que gastaria em anúncios pagos para ter a mesma visibilidade!

Consegue perceber o quanto investir em SEO é importante quando falamos em como ser encontrado no Google? 

Sem falar que, quanto mais concorrentes você tiver anunciando para a mesma palavra-chave, o CPC vai se tornando cada vez mais alto. 

Além disso, se por algum motivo você parar de anunciar, as suas páginas ranqueadas de forma orgânica continuarão trazendo resultados, se ainda atenderem os critérios de SEO do momento. 

Porém, como já dito no tópico anterior, os anúncios pagos também permitem um alcance maior a curto prazo, sendo que o ideal é aliar as duas estratégias para ter os resultados esperados. 

Da mesma forma, se atente aos critérios e estratégias para SEO. Apesar de serem mais complexas e demoradas que as demais estratégias, a longo prazo ela é uma das mais benéficas para a visibilidade da sua empresa. 

Você conseguiu perceber como ser encontrado no Google pode ser simples se você seguir essas dicas? 

Somos uma agência especializada em inbound marketing e podemos ajudar a potencializar os seus resultados. 

Nos siga no Instagram e TikTok para ficar por dentro de assuntos importantes no marketing digital!

Texto escrito por Letícia Loize Cardoso, redatora da WEBi.