Prever as expectativas, exigências e objetivos do público e do mercado pode ser um desafio imenso para empresas e agências de marketing. Mas nada impede de termos algumas boas apostas!
Olhando atentamente nossa bola de cristal (também conhecida como muita pesquisa, levantamento de dados e conversa com o mercado), é possível ver como as promessas para o marketing, redes sociais e comércio digital prometem algumas mudanças interessantes para nós.
Poder estudar e estar à frente desse cenário é fundamental para, o quanto antes, investirmos em treinamento e implementação de rotinas que melhoram o nosso trabalho e os seus resultados.
Mas calma!
Nada de se descabelar pensando em formas de reinventar a roda com estratégias de marketing disruptivo. Mesmo com as novidades apresentadas neste artigo, estratégias bem estabelecidas como o nosso Inbound continuam extremamente relevantes como base de toda essa nova experimentação.
Ainda que o futuro seja incerto, estar com uma base sólida de comunicação com seu público é uma boa forma de segurança.
Continue lendo e descubra algumas das tendências que separamos para você!
Conversational Marketing
Se podemos apostar em uma fórmula de bons resultados para 2023 é o “Marketing Conversacional”.
Uma tendência com forte previsão de crescimento neste e nos próximos anos, esse tipo de marketing é pensado na propensão de clientes que querem, cada dia mais, um canal de atendimento em tempo real com as empresas.
O Conversacional Marketing trata desse ponto, a necessidade de atenção imediata, e ainda permite criar conversas que podem reforçar promoções e criar vínculos entre o cliente e a empresa.
Por meio da automação em e-mails, páginas de atendimento e muito mais, é possível criar fluxos de mensagens que, com a supervisão ou não de um humano, podem automaticamente conversar de maneira humanizada. Essa conversa, hoje usando em sua maioria bots automatizados, ajuda seus clientes e leads a chegarem até soluções oferecidas pelo seu negócio.
Com o mercado brasileiro em mente, a principal ferramenta para esse tipo de trabalho, hoje, é o WhatsApp. Sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com uma média de 120 milhões de usuários, as agências de marketing, assim como a WEBi, estão atentas para integrar a estratégia com o aplicativo e desenvolver esse novo canal ágil de comunicação.
Storytelling e emoções
Se conectar com o público-alvo através da arte de contar histórias (storytelling) continua em alta em 2023.
Com toda uma infinidade de concorrentes em redes sociais cada vez mais disputadas, é fundamental encontrar maneiras de aumentar a conscientização da sua marca, repassar informações importantes e, ao mesmo tempo, efetuar vendas.
Esse tipo de atitude, principalmente com a expansão inevitável do TikTok, ganha cada vez mais força pelas emoções geradas no público. Os sentimentos, de pertencimento, alegria e satisfação, são parte importante na execução de ações de compra, cadastro e interesse, como revelado pela própria plataforma.
Marketing e Vendas cada vez mais juntos
A eficiência no pensamento de estratégias de comunicação promete fortalecer, ainda mais, a união entre os setores de marketing e vendas nas empresas.
Sabemos que esse tipo de planejamento, unindo os dois setores, não é novidade. O diferencial, porém, para 2023 é a extensão dessa união por toda a estrutura do funil de vendas.
Planejando, analisando e se responsabilizando por todas as etapas do processo, a maior busca aqui é pelo crescimento previsível. Os setores de Marketing e agências, precisam passar a olhar o funil inteiro, até o momento da compra, buscando melhorar sua estratégia. Vendas, por sua vez, passa a ser uma área facilitadora, guiando o cliente, de forma personalizada, usando de forma estratégica as informações que vêm do Marketing, até fechar negócio.
São conversas e contatos que podem gerar leads. São leads que podem ser retrabalhados com novas jornadas para retornar ao funil de compras. Integração é tudo!
Personalização e automação
Conteúdos genéricos e fora da nossa área de interesse são cada vez mais ignorados, tanto no feed das redes sociais quanto no e-mail marketing.
As empresas sabem que não faz mais sentido fazer ofertas e gerar conteúdos que não conversem com os leads. Isso se acumula como um gasto de horas de trabalho que, em 2023, serão cada vez mais pensadas na produtividade e bom aproveitamento das equipes.
Usando cada vez mais ferramentas de automação e segmentação, muitas vezes guiadas por Inteligência Artificial, será possível criar jornadas cada vez mais personalizadas e baseadas nos interesses individuais de cada cliente.
E-mail Marketing
Entra ano, sai ano e o e-mail continua como a forma mais direta de comunicação com sua base de clientes.
Longe dos filtros das redes sociais e fora da poluição e competição dos conteúdos rápidos e facilmente ignoráveis, o e-mail, quando bem feito, consegue transmitir informações e gerar oportunidades de maneira muito mais eficiente.
O e-mail vem crescendo em importância como uma forma de comunicação direta e real. As taxas de engajamento e visualização de uma base bem alimentada e com um bom relacionamento podem superar, em muito, o das redes sociais.
Já tinha levado em consideração todo esse potencial?
SEO para pesquisa com voz
“Ok Google: farmácia 24h em Florianópolis”. “Alexa: agência de marketing para transformar o inbound da minha empresa”.
A popularização do uso de assistentes virtuais como Alexa, Google e Siri está transformando o jeito como pesquisamos e os termos que usamos.
Segundo a pesquisa State of Search Brasil de 2021, nos smartphones 42% dos usuários usam simultaneamente texto e voz para pesquisar por produtos e serviços. Ao invés de fazer estas pesquisas usando termos simples como “farmácia” ou “agência de marketing”, esta pesquisa por voz é feita de forma mais natural.
Naturalmente, em assistentes físicos como Echo e Nest, esses números de pesquisas por voz são dominantes.
A dica da WEBi para o seu SEO em 2023 é: Investir em termos de pesquisa cada vez mais humanizada e não pensar somente nos padrões mecanizados dos buscadores tradicionais.
De olho no mercado
Além da atenção nas novidades da comunicação, é fundamental, paralelamente, estar atento às mudanças que o mercado vem enfrentando.
Naturalmente, em casos extremos como o da pandemia que mudou todo nosso estilo de trabalho e administração, pode ser difícil prever as principais mudanças. Mas estar de olho em tendências e previsões de grandes portais de notícias pode ser a chave para agarrar as oportunidades antes da sua concorrência. Somos influenciados por tudo!
Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)
Papel social das empresas focadas além do lucro.
Proteção de Dados (LGPD)
A lei começa a impactar cada vez mais em toda nossa rotina.
Digitalização da Saúde
Essa revolução é um passo natural que deve ser seguido por ainda mais ramos de atuação.
Se você quiser saber mais sobre ferramentas e estratégias de marketing novas, e já bem estabelecidas, capazes de fazer a diferença no seu negócio, continue lendo através do nosso blog!
Texto escrito por Thiago Marthendal, redator da WEBi.