Tendências de Marketing Digital para 2023

Tendências de Marketing Digital para 2023

Prever as expectativas, exigências e objetivos do público e do mercado pode ser um desafio imenso para empresas e agências de marketing. Mas nada impede de termos algumas boas apostas!

Olhando atentamente nossa bola de cristal (também conhecida como muita pesquisa, levantamento de dados e conversa com o mercado), é possível ver como as promessas para o marketing, redes sociais e comércio digital prometem algumas mudanças interessantes para nós.

Poder estudar e estar à frente desse cenário é fundamental para, o quanto antes, investirmos em treinamento e implementação de rotinas que melhoram o nosso trabalho e os seus resultados.  

Mas calma!

Nada de se descabelar pensando em formas de reinventar a roda com estratégias de marketing disruptivo. Mesmo com as novidades apresentadas neste artigo, estratégias bem estabelecidas como o nosso Inbound continuam extremamente relevantes como base de toda essa nova experimentação.

Ainda que o futuro seja incerto, estar com uma base sólida de comunicação com seu público é uma boa forma de segurança.

Continue lendo e descubra algumas das tendências que separamos para você!

Conversational Marketing

Se podemos apostar em uma fórmula de bons resultados para 2023 é o “Marketing Conversacional”.

Uma tendência com forte previsão de crescimento neste e nos próximos anos, esse tipo de marketing é pensado na propensão de clientes que querem, cada dia mais, um canal de atendimento em tempo real com as empresas. 

O Conversacional Marketing trata desse ponto, a necessidade de atenção imediata, e ainda permite criar conversas que podem reforçar promoções e criar vínculos entre o cliente e a empresa. 

Por meio da automação em e-mails, páginas de atendimento e muito mais, é possível criar fluxos de mensagens que, com a supervisão ou não de um humano, podem automaticamente conversar de maneira humanizada. Essa conversa, hoje usando em sua maioria bots automatizados, ajuda seus clientes e leads a chegarem até soluções oferecidas pelo seu negócio. 

Com o mercado brasileiro em mente, a principal ferramenta para esse tipo de trabalho, hoje, é o WhatsApp. Sendo o aplicativo de mensagens mais utilizado no país, com uma média de 120 milhões de usuários, as agências de marketing, assim como a WEBi, estão atentas para integrar a estratégia com o aplicativo e desenvolver esse novo canal ágil de comunicação. 

Mensagens que criam sentimentos reais nos clientes são muito importantes para o seu crescimento

Storytelling e emoções

Se conectar com o público-alvo através da arte de contar histórias (storytelling) continua em alta em 2023. 

Com toda uma infinidade de concorrentes em redes sociais cada vez mais disputadas, é fundamental encontrar maneiras de aumentar a conscientização da sua marca, repassar informações importantes e, ao mesmo tempo, efetuar vendas. 

Esse tipo de atitude, principalmente com a expansão inevitável do TikTok, ganha cada vez mais força pelas emoções geradas no público. Os sentimentos, de pertencimento, alegria e satisfação, são parte importante na execução de ações de compra, cadastro e interesse, como revelado pela própria plataforma.

Marketing e Vendas cada vez mais juntos

A eficiência no pensamento de estratégias de comunicação promete fortalecer, ainda mais, a união entre os setores de marketing e vendas nas empresas.

Sabemos que esse tipo de planejamento, unindo os dois setores, não é novidade. O diferencial, porém, para 2023 é a extensão dessa união por toda a estrutura do funil de vendas.

Planejando, analisando e se responsabilizando por todas as etapas do processo, a maior busca aqui é pelo crescimento previsível. Os setores de Marketing e agências, precisam passar a olhar o funil inteiro, até o momento da compra, buscando melhorar sua estratégia. Vendas, por sua vez, passa a ser uma área facilitadora, guiando o cliente, de forma personalizada, usando de forma estratégica as informações que vêm do Marketing, até fechar negócio.

São conversas e contatos que podem gerar leads. São leads que podem ser retrabalhados com novas jornadas para retornar ao funil de compras. Integração é tudo! 

Personalização e automação 

Conteúdos genéricos e fora da nossa área de interesse são cada vez mais ignorados, tanto no feed das redes sociais quanto no e-mail marketing. 

As empresas sabem que não faz mais sentido fazer ofertas e gerar conteúdos que não conversem com os leads. Isso se acumula como um gasto de horas de trabalho que, em 2023, serão cada vez mais pensadas na produtividade e bom aproveitamento das equipes.

Usando cada vez mais ferramentas de automação e segmentação, muitas vezes guiadas por Inteligência Artificial, será possível criar jornadas cada vez mais personalizadas e baseadas nos interesses individuais de cada cliente.

O e-mail continua como uma das formas mais diretas de comunicação

E-mail Marketing 

Entra ano, sai ano e o e-mail continua como a forma mais direta de comunicação com sua base de clientes.

Longe dos filtros das redes sociais e fora da poluição e competição dos conteúdos rápidos e facilmente ignoráveis, o e-mail, quando bem feito, consegue transmitir informações e gerar oportunidades de maneira muito mais eficiente.

O e-mail vem crescendo em importância como uma forma de comunicação direta e real. As taxas de engajamento e visualização de uma base bem alimentada e com um bom relacionamento podem superar, em muito, o das redes sociais. 

Já tinha levado em consideração todo esse potencial?  

SEO para pesquisa com voz

“Ok Google: farmácia 24h em Florianópolis”. “Alexa: agência de marketing para transformar o inbound da minha empresa”.

A popularização do uso de assistentes virtuais como Alexa, Google e Siri está transformando o jeito como pesquisamos e os termos que usamos. 

Segundo a pesquisa State of Search Brasil de 2021, nos smartphones 42% dos usuários usam simultaneamente texto e voz para pesquisar por produtos e serviços. Ao invés de fazer estas pesquisas usando termos simples como “farmácia” ou “agência de marketing”, esta pesquisa por voz é feita de forma mais natural.

Naturalmente, em assistentes físicos como Echo e Nest, esses números de pesquisas por voz são dominantes.    

A dica da WEBi para o seu SEO em 2023 é: Investir em termos de pesquisa cada vez mais humanizada e não pensar somente nos padrões mecanizados dos buscadores tradicionais.

De olho no mercado

Além da atenção nas novidades da comunicação, é fundamental, paralelamente, estar atento às mudanças que o mercado vem enfrentando. 

Naturalmente, em casos extremos como o da pandemia que mudou todo nosso estilo de trabalho e administração, pode ser difícil prever as principais mudanças. Mas estar de olho em tendências e previsões de grandes portais de notícias pode ser a chave para agarrar as oportunidades antes da sua concorrência. Somos influenciados por tudo!

Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)

Papel social das empresas focadas além do lucro.

Proteção de Dados (LGPD)

A lei começa a impactar cada vez mais em toda nossa rotina.

Digitalização da Saúde

Essa revolução é um passo natural que deve ser seguido por ainda mais ramos de atuação.

Se você quiser saber mais sobre ferramentas e estratégias de marketing novas, e já bem estabelecidas, capazes de fazer a diferença no seu negócio, continue lendo através do nosso blog

Texto escrito por Thiago Marthendal, redator da WEBi.