Teste A/B: O que é e quando fazer

Teste A/B: O que é e quando fazer

Em muitos casos, uma simples mudança de direcionamento numa Landing Page, anúncio e e-mail podem transformar os resultados de leads e, consequentemente, as vendas. 

Você já quis testar duas copys para ver qual performaria melhor? Já pensou que o e-mail poderia ter mais cliques, se fosse acrescentado um gif?

Esse é o poder do teste A/B! Você pode testar estratégias diferentes, para o mesmo público, para ver qual trará mais resultados.

Através deste artigo, você vai entender melhor como fazer tal teste, e o motivo da sua importância. 


Vamos lá? Siga a leitura!

O que é o teste A/B?

O teste A/B é uma excelente ferramenta para aumentar as chances de conversão. Elas realizam comparações entre variáveis de marketing, em duas versões, a fim de definir qual delas é a melhor resposta. 

Assim, por meio do teste A/B é possível dividir o tráfego nessas duas versões, sendo que uma delas terá modificações e, depois, verifica-se a partir dos dados qual delas teve maior taxa de conversão. 

Como fazer o teste A/B?

Inicialmente, é necessário identificar qual elemento deseja ser modificado, além de verificar qual linha de assunto deseja seguir: informativa ou provocativa, por exemplo. 

É possível fazer alteração em uma série de itens que podem estar interferindo na baixa conversão ou qualificação do lead, como por exemplo: título, assunto, call to action, imagens ou vídeos, descrições da oferta, opções de preenchimento do formulário, prova social, etc. 

Em seguida, divida o seu público em dois grupos,onde um receba a variante A e o outro a B. É fundamental que seja o mesmo público, para que a única variante seja exclusivamente a mudança em teste. 

Após isso, monitore os resultados e analise as métricas, como por exemplo as taxas de abertura de e-mails, taxas de cliques, conversões, ou qualquer outra métrica que seja relevante para a análise da campanha. 

Quando fazer o teste A/B?

É possível utilizar o teste A/B em uma variedade de situações, porém, as principais oportunidades para realização do teste será visto abaixo:

Lançamento de novos produtos ou serviços 

Se você está lançando um novo produto ou serviço e fazendo a divulgação no digital, o teste A/B é importante para testar diferentes imagens, copys e abordagens para analisar qual combina melhor com o seu público. 

Otimização das taxas de conversão

Caso você tenha uma página da web que não está convertendo conforme o esperado, o teste A/B pode ajudar a identificar elementos específicos que podem ser ajustados para melhorar as taxas de conversão, como o texto do botão de chamada para ação ou o layout da página.

Otimização de anúncios 

Se você está investindo em anúncios pagos, testar diferentes cópias, imagens e segmentações pode ajudar a maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) e reduzir os custos de aquisição de clientes.

Conclusão 

Bom, chegamos ao final desse artigo, e gostaríamos de saber se ele foi útil para você, se conseguiu entender melhor o que é e quando fazer teste A/B, quando é o momento de fazer alterações, e muito mais. 

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