Como guiar a sua comunicação na internet através de uma linha editorial

Como guiar a sua comunicação na internet através de uma linha editorial

Responda rápido: quando você encontra um conteúdo na internet, sente mais confiança se ele estiver em um portal misturado com uma série de assuntos e linguagens aleatórias ou prefere que ele esteja em um site focado em uma só tema e linha editorial?

Provavelmente a segunda opção, não é mesmo?

A comunicação na internet é um universo vasto e dinâmico, repleto de oportunidades e desafios. E para se destacar em meio a tanta informação, é essencial se aprofundar no estudo da linguagem do seu público, nos temas que você domina e que eles tem interesse, e na construção de uma linha editorial.

Está pronto para descobrir mais sobre esse assunto? Continue acompanhando e vamos explorar juntos como você pode guiar sua comunicação on-line de forma clara e eficaz, aproveitando os benefícios de seguir uma estratégia editorial consistente.

O que é uma linha editorial?

Um termo muito comum na comunicação, principalmente no jornalismo, a linha editorial é o conjunto de diretrizes que orienta a produção de conteúdo em um canal de comunicação. 

Ela define o tom, o estilo, os temas e até mesmo a frequência das publicações. Ter uma linha editorial sólida é como ter um manual de o que deve ser apresentado para seu público e como esse conteúdo deve ser apresentado.

Quais as vantagens de seguir uma linha editorial

Além de facilitar a produção dos conteúdos e temas, podemos destacar algumas outras vantagens de seguir uma linha editorial bem definida, como;

Coerência e consistência

Uma linha editorial garante que a sua comunicação seja coerente e consistente em todos os canais, criando uma experiência mais agradável para o seu público.

Reconhecimento

Conteúdos e linguagem forte ajudam a construir o reconhecimento da sua marca, tornando-a mais facilmente identificável. Branding é tudo!

Credibilidade

Abordar uma linha editorial de maneira sólida e constante demonstra que você é um especialista no seu nicho, aumentando a sua credibilidade e autoridade.

Otimização de SEO 

Você conhece o trabalho de SEO? Uma linha editorial bem definida facilita a otimização dos seus conteúdos para os mecanismos de busca, ajudando no processo de construção de links e aumentando a sua visibilidade on-line.

Leia também – Como fazer o marketing e vendas da sua empresa andarem juntos? Confira

O que não pode faltar em uma linha editorial

Agora que você sabe o que é e qual a importância de uma linha editorial bem definida, está na hora de conhecer alguns pontos que não podem faltar na hora de começar a definir a sua. 

Vale lembrar que o processo de formulação de uma linha editorial não é exclusivo para corporações, negócios, comércios e instituições. Se o seu perfil ou site for voltado para uma pessoa física, estes mesmos objetivos e passos podem ser tomados para criar um norte ao seu planejamento e construção de materiais. 

Objetivos da marca

Ter uma identidade de “quem é a sua marca”, estabelecendo a missão, a visão e os valores do projeto é fundamental. 

Isso ajudará a definir o que você quer comunicar, qual impacto deseja ter e como se diferencia no mercado.

A missão, visão e valores servem como base para garantir que toda a comunicação esteja alinhada com a identidade da marca.

Público-alvo

Comece por entender quem você quer alcançar com sua comunicação. Detalhes como idade, gênero, localização, interesses, hábitos e comportamentos on-line são essenciais para definir a linguagem, os temas e o tom adequado.

Se possível, segmente seu público em personas para direcionar ainda mais a comunicação e atender às necessidades e expectativas de cada grupo.

Tom de Voz

Com a definição de um público-alvo, fica fácil estabelecer um tom de voz claro para a sua comunicação, levando em conta também a personalidade da sua marca. Isso inclui escolher entre uma abordagem formal, informal, técnica ou descontraída.

Utilize uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público, evitando termos técnicos ou jargões que possam dificultar a compreensão.

É importante também manter o tom de voz e a linguagem consistentes em todos os canais de comunicação, como website e blog, fazendo apenas alterações de agilidade e tamanho dos textos nas redes sociais, e-mail marketing, etc. 

Identidade Visual

Todo mundo sabe qual é o “jeito” de um consultório, não é mesmo? 

Quais as principais cores de um ambiente ligado à saúde, alimentação ou temas infantis. Quando falamos de identidade visual, é sobre esse sentimento de reconhecimento rápido que estamos falando.

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Esses elementos incluem cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan. A identidade visual tem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a missão da marca ou empresa. 

Em resumo, a linha editorial serve como um guia para garantir que todos os seus conteúdos, desde posts em redes sociais até artigos no blog, estejam alinhados com os seus objetivos e com a identidade da sua marca.

Mas depois de um certo tempo escrevendo e criando conteúdo dentro de uma mesma linha editorial, pode ser difícil encontrar novos temas, não é mesmo?

Saiba como encontrar temas sempre novos dentro da sua linha editorial

Mesmo focando em uma única linha editorial, é possível encontrar temas sempre novos para abordar na sua comunicação online. Aqui estão algumas dicas:

  • Acompanhe as tendências do seu nicho: Fique atento às novidades e tendências do seu nicho de mercado para encontrar temas relevantes para o seu público.
  • Pesquise as dúvidas e necessidades do seu público: Utilize ferramentas de pesquisa e análise de dados para entender quais são as dúvidas e necessidades do seu público.
  • Crie um calendário editorial: Planeje os seus conteúdos com antecedência para garantir que você tenha sempre temas novos para abordar.
  • Varie os formatos dos seus conteúdos: Explore diferentes formatos de conteúdo, como artigos, vídeos, podcasts, infográficos, etc., para manter o seu público engajado.
  • Promova o diálogo com o seu público: Incentive o diálogo com o seu público por meio de comentários, perguntas e sugestões de temas.

Leia mais – Passo a passo para a sua empresa ter uma presença digital eficiente

Agora que você conhece um pouco mais sobre como uma linha editorial pode guiar a sua comunicação na internet, está na hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa! 

Comece a construir seu padrão de comunicação para chegar até o usuário ideal e capturar o interesse do seu público. Além disso, aproveite esse alinhamento para encontrar concorrentes e metrificar o seu sucesso, estabelecendo metas e iniciais, intermediárias e finais. 

Seja para se posicionar como um amigo ou um especialista, seu posicionamento é a chave para a conquista da atenção do público!

Aproveitar a ajuda de especialistas pode ser a escolha certa!

Caso você tenha entendido a importância da linha editorial, mas queira que seus conteúdos e planejamento sejam feitos por especialistas, a gente tem uma dica final para você…

Conte com o apoio de uma agência de Marketing Digital

Trabalhar com o apoio de uma equipe, como da Agência WEBi, com mais de 20 anos de experiência, pode ser o caminho mais certo a se seguir quando falamos de planejamento para suas redes. 

Planejando cada etapa da sua linha editorial e calendário editorial, agências como a nossa podem usar o inbound marketing para atrair e fidelizar o público certo.

Quer saber mais sobre o tema?

Acompanhe mais em nossas redes, nossos conteúdos de blog e cases de sucesso, e aproveite para conversar com a nossa equipe para entender ainda mais sobre o impacto do marketing digital no seu negócio. Vem!

Texto escrito por Thiago Marthendal, Analista de Conteúdo da WEBi.