A criação de conteúdo relevante, embora já tenha conquistado seu merecido destaque entre os profissionais de marketing e influenciadores, pode ser minada quando o assunto é SEO.
Isso porque quando o objetivo é ranquear melhor nas páginas de resultados do Google (SERPs), é comum que outros fatores de ranqueamento sejam priorizados.
Diante desse contexto, vem a pergunta: cadê a criação de conteúdo relevante?
Afinal, é mais importante dedicar seu tempo de pesquisa, análise e estratégia de SEO para produzir um conteúdo que prioriza o sistema de ranqueamento do Google ou o usuário leitor?
Se você está se perguntando isso, este artigo é a pílula de Marketing Digital que faltava.
Continue conosco e descubra as respostas para essas e mais perguntas com a WEBi!
Marketing de Conteúdo e SEO: agradar o Google ou o leitor?
Marketing de Conteúdo e SEO podem ser antagonistas se você não encontrar o equilíbrio ideal entre essas duas importantíssimas áreas do Marketing Digital.
O Marketing de Conteúdo foca na atração de leads qualificados através da criação de conteúdo relevante e estrategicamente planejado, e sua eficiência já é inquestionável no Marketing Digital.
Prova disso é a pesquisa da Demand Metric, que descobriu que nada mais nada menos que ”90% de todas as empresas utilizam conteúdo nos seus esforços de marketing”.
Mas e o SEO? Bom, nem se fala.
Para ilustrar sua eficiência, vamos pegar emprestado o conhecimento da Aberdeen, que em sua pesquisa constatou que:
O crescimento anual do tráfego orgânico do site é 7.8x maior para os líderes em marketing de conteúdo comparado com o crescimento do número de seguidores (19.7% vs 2,5%).
Mas afinal, como combinar Marketing de Conteúdo e SEO?
A resposta é: produza conteúdos que priorizam o usuário, em primeiro lugar.
Em outras palavras, foque em produzir um conteúdo útil, que conecte, ensine, e engaje o usuário que você busca para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Só a partir daí, aplique técnicas de SEO (On-Page e Off-Page), para garantir uma experiência e uma otimização adequadas.
Aliás, o próprio motor de busca admite que essa priorização é fundamental (veremos a seguir).
Dito isso, vamos relembrar o que o Google quer de nós quando é hora de aplicar técnicas de SEO?
Como ranquear no Google: veja o que o maior motor de busca diz
Entender como ranquear no Google é um passo certo para diferenciar o seu negócio através das buscas orgânicas do usuário.
A lógica é simples de entender: se o usuário pesquisa algo, ele tem interesse por algo.
E frequentemente, os links de blogs são a porta de entrada para que o usuário conheça a sua marca.
Assim, se o primeiro link que aparecer for o do seu site, a probabilidade de ele clicar e entrar no seu funil de vendas é drasticamente maior, não acha?
Além disso, uma vez que você fez um bom trabalho de Marketing de Conteúdo (do jeito que falamos, lembra?), o usuário será atraído pelo seu conteúdo magnético cada vez mais.
Entretanto, para que o seu link apareça nos resultados, é fundamental que você otimize o seu blog post para os buscadores (Google, Bing, entre outros).
É aí que entra em cena o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para motores de busca.
Confira a seguir os principais fatores que o próprio Google diz esperar dos criadores de conteúdo que buscam uma boa colocação nas SERPs!
Conteúdos voltados para pessoas
O Google perde as estribeiras quando seu sistema automatizado de busca detecta conteúdos vazios, mas adornados com técnicas de SEO.
Por isso, priorize as pessoas quando criar o seu conteúdo para o blog, sempre.
E para provocar a autocrítica dos criadores, a Central da Pesquisa Google ainda cita questionamentos que podem auxiliar você a identificar se o seu conteúdo é ou não voltado às pessoas:
- Seu público-alvo acharia o conteúdo útil caso o encontrasse diretamente?
- O conteúdo produzido demonstra claramente experiência prática e conhecimento profundo sobre o tema?
- O seu site tem um objetivo ou foco principal?
- Uma vez que terminou de ler o conteúdo, o usuário sentirá que aprendeu o suficiente sobre o tema para seu objetivo de leitura?
- Quem ler o seu conteúdo terá uma experiência boa?
Anotou? Então vamos para o próximo passo de como ranquear no Google!
Fuja do keyword stuffing
A prática do keyword stuffing, pela qual se inserem palavras-chave estratégicas ao longo do texto sem naturalidade de maneira altamente repetitiva , é rechaçada pelo Google.
Essa prática, além de não priorizar a experiência do usuário, prioriza a otimização para buscadores acima de tudo.
Por isso, aqui vão alguns conselhos do Google para que você não repita o mesmo erro:
- Seu conteúdo é criado unicamente para atrair usuários dos mecanismos de pesquisa?
- Você está utilizando muitas ferramentas de automação para produzir conteúdos de diversos nichos?
- Você replica conteúdos sem agregar valor para conseguir visitas?
- Seu conteúdo leva os usuários a buscarem outro site para receber informações mais precisas?
Às vezes, saber o que não fazer é primordial.
Agora, conheça o E-E-A-T e como cada letra influencia na sua criação de conteúdo relevante!
Crie conteúdo E-E-A-T
O E-E-A-T é um grupo de fatores cuja atenção é fundamental, conforme admitido pelo próprio Google.
A sigla reflete para cada letra, um fator que pode ser decisivo para guiar a criação de conteúdo relevante e otimizado:
- Experiência: diz respeito à propriedade de criadores comunicarem sobre algo que se perceba como fruto da própria experiência. Conteúdos assim serão priorizados, uma vez que transmitem maior credibilidade;
- Expertise: o conhecimento também é uma importante força para fazer o seu conteúdo ser melhor recomendado pelos motores de busca. Por isso, demonstrar a expertise sobre o assunto tratado a cada linha é crucial;
- Autoridade: ser reconhecido é um poderoso instrumento para ser recomendado – e isso também é verdade para o Google;
- Confiança: a confiança é a base de tudo, e no site, ela se traduz em informações confiáveis, corretas e verdadeiras.
E aí, este artigo foi útil para você?
Sabemos que criar conteúdo relevante e otimizado para buscadores requer estrutura e profissionais altamente qualificados para que tudo esteja no seu máximo de performance.
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