Como a criação de conteúdo relevante melhora o seu posicionamento no Google?

Como a criação de conteúdo relevante melhora o seu posicionamento no Google?

A criação de conteúdo relevante, embora já tenha conquistado seu merecido destaque entre os profissionais de marketing e influenciadores, pode ser minada quando o assunto é SEO.

Isso porque quando o objetivo é ranquear melhor nas páginas de resultados do Google (SERPs), é comum que outros fatores de ranqueamento sejam priorizados.

Diante desse contexto, vem a pergunta: cadê a criação de conteúdo relevante?

Afinal, é mais importante dedicar seu tempo de pesquisa, análise e estratégia de SEO para produzir um conteúdo que prioriza o sistema de ranqueamento do Google ou o usuário leitor?

Se você está se perguntando isso, este artigo é a pílula de Marketing Digital que faltava.

Continue conosco e descubra as respostas para essas e mais perguntas com a WEBi!

Marketing de Conteúdo e SEO: agradar o Google ou o leitor?

Marketing de Conteúdo e SEO podem ser antagonistas se você não encontrar o equilíbrio ideal entre essas duas importantíssimas áreas do Marketing Digital.

O Marketing de Conteúdo foca na atração de leads qualificados através da criação de conteúdo relevante e estrategicamente planejado, e sua eficiência já é inquestionável no Marketing Digital.

Prova disso é a pesquisa da Demand Metric, que descobriu que nada mais nada menos que ”90% de todas as empresas utilizam conteúdo nos seus esforços de marketing”. 

Mas e o SEO? Bom, nem se fala.

Para ilustrar sua eficiência, vamos pegar emprestado o conhecimento da Aberdeen, que em sua pesquisa constatou que: 

O crescimento anual do tráfego orgânico do site é 7.8x maior para os líderes em marketing de conteúdo comparado com o crescimento do número de seguidores (19.7% vs 2,5%).

Mas afinal, como combinar Marketing de Conteúdo e SEO? 

A resposta é: produza conteúdos que priorizam o usuário, em primeiro lugar.

Em outras palavras, foque em produzir um conteúdo útil, que conecte, ensine, e engaje o usuário que você busca para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

a partir daí, aplique técnicas de SEO (On-Page e Off-Page), para garantir uma experiência e uma otimização adequadas. 

Aliás, o próprio motor de busca admite que essa priorização é fundamental (veremos a seguir).

Dito isso, vamos relembrar o que o Google quer de nós quando é hora de aplicar técnicas de SEO? 

Como ranquear no Google: veja o que o maior motor de busca diz

Entender como ranquear no Google é um passo certo para diferenciar o seu negócio através das buscas orgânicas do usuário.

A lógica é simples de entender: se o usuário pesquisa algo, ele tem interesse por algo. 

E frequentemente, os links de blogs são a porta de entrada para que o usuário conheça a sua marca.

Assim, se o primeiro link que aparecer for o do seu site, a probabilidade de ele clicar e entrar no seu funil de vendas é drasticamente maior, não acha?

Além disso, uma vez que você fez um bom trabalho de Marketing de Conteúdo (do jeito que falamos, lembra?), o usuário será atraído pelo seu conteúdo magnético cada vez mais.

Entretanto, para que o seu link apareça nos resultados, é fundamental que você otimize o seu blog post para os buscadores (Google, Bing, entre outros). 

É aí que entra em cena o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para motores de busca. 

Confira a seguir os principais fatores que o próprio Google diz esperar dos criadores de conteúdo que buscam uma boa colocação nas SERPs!

Conteúdos voltados para pessoas

O Google perde as estribeiras quando seu sistema automatizado de busca detecta conteúdos vazios, mas adornados com técnicas de SEO.

Por isso, priorize as pessoas quando criar o seu conteúdo para o blog, sempre. 

E para provocar a autocrítica dos criadores, a Central da Pesquisa Google ainda cita questionamentos que podem auxiliar você a identificar se o seu conteúdo é ou não voltado às pessoas:

  • Seu público-alvo acharia o conteúdo útil caso o encontrasse diretamente?
  • O conteúdo produzido demonstra claramente experiência prática e conhecimento profundo sobre o tema?
  • O seu site tem um objetivo ou foco principal?
  • Uma vez que terminou de ler o conteúdo, o usuário sentirá que aprendeu o suficiente sobre o tema para seu objetivo de leitura?
  • Quem ler o seu conteúdo terá uma experiência boa?

Anotou? Então vamos para o próximo passo de como ranquear no Google

Fuja do keyword stuffing 

A prática do keyword stuffing, pela qual se inserem palavras-chave estratégicas ao longo do texto sem naturalidade de maneira altamente repetitiva , é rechaçada pelo Google.

Essa prática, além de não priorizar a experiência do usuário, prioriza a otimização para buscadores acima de tudo.

Por isso, aqui vão alguns conselhos do Google para que você não repita o mesmo erro

  • Seu conteúdo é criado unicamente para atrair usuários dos mecanismos de pesquisa?
  • Você está utilizando muitas ferramentas de automação para produzir conteúdos de diversos nichos?
  • Você replica conteúdos sem agregar valor para conseguir visitas?
  • Seu conteúdo leva os usuários a buscarem outro site para receber informações mais precisas?

Às vezes, saber o que não fazer é primordial.

Agora, conheça o E-E-A-T e como cada letra influencia na sua criação de conteúdo relevante!

Crie conteúdo E-E-A-T

O E-E-A-T é um grupo de fatores cuja atenção é fundamental, conforme admitido pelo próprio Google.

A sigla reflete para cada letra, um fator que pode ser decisivo para guiar a criação de conteúdo relevante e otimizado: 

  • Experiência: diz respeito à propriedade de criadores comunicarem sobre algo que se perceba como fruto da própria experiência. Conteúdos assim serão priorizados, uma vez que transmitem maior credibilidade;
  • Expertise: o conhecimento também é uma importante força para fazer o seu conteúdo ser melhor recomendado pelos motores de busca. Por isso, demonstrar a expertise sobre o assunto tratado a cada linha é crucial; 
  • Autoridade: ser reconhecido é um poderoso instrumento para ser recomendado – e isso também é verdade para o Google;
  • Confiança: a confiança é a base de tudo, e no site, ela se traduz em informações confiáveis, corretas e verdadeiras. 

E aí, este artigo foi útil para você?

Sabemos que criar conteúdo relevante e otimizado para buscadores requer estrutura e profissionais altamente qualificados para que tudo esteja no seu máximo de performance.

Por isso, convidamos você a solicitar um orçamento clicando aqui, para saber como a WEBi pode elevar seus resultados com Marketing Digital ao próximo nível!