Pesquisa por voz e SEO – Como ter um conteúdo preparado para isso 

Pesquisa por voz e SEO – Como ter um conteúdo preparado para isso 

Conta uma coisa aqui pra gente… Na hora de fazer uma pesquisa por voz, no seu celular ou via uma assistente virtual como Alexa e Siri, que tipo de frase você formula para chegar em um bom resultado?

Imagine que você está buscando um tipo de papel, e fornecedor dele, para sua empresa:

Couchê 250g 600 folhas.”

Fornecedor de papel para impressão, próximo de mim.

Qual o melhor papel fosco para impressão?

Bom, se você não é um robô, existe uma grande probabilidade de estar acostumado a usar frases mais parecidas com as opções 2 ou 3, com perguntas pensadas e construídas de maneira mais longa e uma linguagem mais natural.

E isso é mais comum do que imaginamos! 

Uma pesquisa de voz, hoje, é sinônimo de praticidade, rapidez e eficiência. Segundo dados da pesquisa State of Search 3 – Brasil, quase 30% dos usuários realizam pesquisas de voz no desktop, enquanto nos smartphones esse número salta para 42%.

Desde responder questões do dia a dia, buscar produtos ou aprender novas habilidades, saber aproveitar o formato destas pesquisas com uma otimização de palavras-chave, estilo de linguagem e foco no mobile, pode ser o diferencial para o futuro.

Continue acompanhando mais este conteúdo WEBi e descubra sobre essa tendência e estratégia!

Como funciona uma pesquisa por voz

A pesquisa feita por voz em celulares e assistentes virtuais é uma tecnologia já bastante conhecida que permite aos usuários interagir com dispositivos usando comandos por fala. 

Essa tecnologia usa algoritmos de reconhecimento para converter o áudio em texto e processar a intenção do usuário. Os passos, na maioria dos dispositivos e plataformas, são simples:

1 – A pessoa fala com o dispositivo ao invés de digitar as palavras.

2 – O dispositivo interpreta a fala e transforma tudo em texto para pesquisar.

3 – Os principais resultados da pesquisa são lidos em voz alta

Em seguida, o dispositivo responde ao usuário usando síntese de voz, que transforma o texto em áudio ou via resultados por link na web para pesquisas no computador. 

Nós podemos colocar a importância da pesquisa de voz em alguns fatores. 

Primeiramente, ela contribui para a acessibilidade e inclusão social de indivíduos com deficiências visuais e motoras, tornando a pesquisa mais viável através da fala.

Já para os outros usuários, o uso dessa tecnologia é atrativa pela conveniência e rapidez nas interações. Comunicar-se sem a necessidade de segurar um aparelho é mais veloz, prático e confortável.

Ainda mais, a pesquisa por voz permite que o usuário customize sua busca utilizando termos mais diretos e naturais e, consequentemente, obtenha resultados mais alinhados ao que foi pesquisado.

pesquisa por voz

Tendência no mercado

De uma maneira cada vez mais natural, a pesquisa por voz e os comandos de voz estão sendo embutidos no nosso dia a dia. Algo que pareceria ficção científica anos atrás, não poderia ser mais comum hoje.

Acordamos e falamos, “Ok Google, definir alarme para uma 10h30”, “Siri, me lembre de colocar tomates na lista de compra”, “Echo, apague todas as luzes da casa”.

No meio de tudo isso, é claro, entram as pesquisas e buscas por “locais para jantar”, “melhores cafés para uma reunião”, que “empresa perto de mim que vende produto x”, e muito mais. 

Para se ter uma ideia do alcance de mercado e investimentos na área:

  • Ainda de acordo com a pesquisa State of Search, o uso de assistentes virtuais deve chegar a US$8 bilhões ainda em 2023;
  • O mercado de assistentes virtuais deve registrar um crescimento de US$ 8,6 bilhões em 2026; 
  • Só a Amazon investiu mais de mais de US$ 100 milhões em sua assistente virtual, a Alexa, além dos valores cada vez mais significativos de Google, com o Nest e Google Assistant, e a Apple com a Siri.  

Contudo, essa escalada é algo natural e muitas empresas já estão se aproveitando das oportunidades geradas por esse novo formato de busca. 

Outro ponto que tem colocado uma nova luz sobre o tema, e impulsionado ainda mais este mercado, é o avanço das inteligências artificiais on-line, com a mais famosa sendo o ChatGPT. Esses modelos de linguagem estão avançando diariamente e trazendo novas possibilidades de pesquisa, interação e resposta para os usuários.

?Leia mais, Inteligência Artificial Online – O ChatGPT vai ditar o seu conteúdo?

Estratégias SEO para pesquisa por voz

Se o seu conteúdo de artigos e posts para blog já é otimizado para SEO e alcance orgânico, parabéns! 

Com essa experiência, e atenção à construção dos textos, é possível adaptar seu material e expandir as metas para que a pesquisa por voz também esteja presente na lista de otimizações. Confira algumas dessas estratégias para ranqueamento:

Otimização para perguntas

Um dos primeiros passos é entender como seus leitores fazem as perguntas. 

Entretanto, ao invés de pesquisar algo como “número estados Brasil”, as pessoas vão preferir “quantos estados possui o Brasil?”.

Essa naturalidade no linguajar vai pedir que o texto de suas páginas esteja pronto para responder essas perguntas, sendo então percebido pelos algoritmos e ranqueado corretamente. 

Palavras-chave de cauda longa

Ao contrário de um SEO recém estruturado, com palavras-chave mais simples, o conteúdo para pesquisa de voz costuma ser construído por três a cinco palavras.

Chamados de “cauda longa”, esses termos de busca são mais específicos e demandam um pouco de engenharia social para se estabelecer. Pense em como seu público se comporta e, baseado nesta persona, construa palavras e perguntas para seus conteúdos.

Conteúdo geolocalizado

Já falamos um pouco sobre o SEO local, e como ele influencia as pesquisas para quem possui uma loja ou local físico. 

Nesse sentido, para a pesquisa por voz, é importante adicionar sempre informações sobre endereço, localização, pontos próximos e horários de atendimento. Tudo completo para que, quando seu cliente pesquisar “melhor hamburgueria em minha cidade”, seja o seu nome no topo dos resultados.

Destaque no mobile

Apesar do mercado estar em transição, devido em boa parte às inteligências artificiais e seus novos formatos de busca, a maior parte das pesquisas por voz ainda são feitas a partir do celular.

Esse tipo de busca mobile exige que não só o seu texto, mas toda a estrutura do site, seja formulada de maneira responsiva e devidamente adaptada para manter uma boa performance nos padrões de buscadores como Google e Bing.

?Leia também, “Um site responsivo e otimizado é mais do que fundamental“. 

Prepare seu conteúdo, repense suas estratégias e esteja pronto para essa nova jornada de SEO e pesquisa por voz!

As mudanças beneficiam quem mais cedo consegue se adaptar à elas. Continue acompanhando os conteúdos aqui no blog da WEBi . Conte sempre com a nossa ajuda para transformar o estilo e o resultado do seu conteúdo!

Texto escrito por Thiago Marthendal, redator da WEBi.