Números e estatísticas – Como dar mais credibilidade a sua mensagem?

Números e estatísticas – Como dar mais credibilidade a sua mensagem?

Você já se perguntou por que alguns textos são mais convincentes do que outros? Por que algumas pessoas conseguem persuadir seus leitores com mais facilidade? Uma das respostas é: elas usam números e estatísticas para embasar seus argumentos e dar credibilidade.

Números e estatísticas são formas de apresentar dados reais e comprováveis sobre um determinado assunto. Eles podem ser usados para demonstrar a relevância, urgência, tendência ou a solução de um problema. 

Eles também podem ser usados para comparar cenários, ilustrar exemplos e, é claro, quantificar resultados.

Mas como usar números e estatísticas de forma eficaz em seus textos? Como escolher os dados mais adequados para o seu público e o seu objetivo? Como evitar erros ou distorções tendenciosas que podem afetar sua credibilidade na hora de interpretar ou apresentar as informações?

Neste artigo, a WEBi vai dar algumas dicas de como usar números e estatísticas em seus textos para dar mais credibilidade e valor à sua mensagem. Confira!

Defina o seu objetivo

Antes de sair procurando números e estatísticas aleatoriamente, é preciso definir qual é o seu objetivo ao escrever o texto. 

Você quer informar, educar, persuadir ou entreter o seu leitor? Você quer apresentar um problema, uma solução, uma opinião ou uma história? O seu objetivo, e a etapa de funil de vendas, vão determinar quais tipos de dados são mais relevantes para o seu texto. 

Por exemplo, se você quiser informar sobre o uso do TikTok no Brasil, você pode usar dados oficiais sobre o número de usuários, tempo de uso e aplicativos concorrentes. 

Se você quer educar sobre os benefícios do SEO para YouTube, você pode usar dados de dentro e fora da plataforma sobre os efeitos da prática no resultados de views e engajamento. 

Ou, se você quer persuadir alguém a comprar um produto ou serviço de qualquer outro ambiente, você pode usar dados sobre as vantagens competitivas, os depoimentos de clientes ou os resultados obtidos.

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Credibilidade exige muita pesquisa de fontes

Escolha fontes confiáveis

Depois de definir o seu objetivo, é hora de buscar os números e estatísticas que vão sustentar o seu texto.

Mas cuidado: nem todos os dados são confiáveis ou verídicos. É preciso escolher fontes sérias e reconhecidas pelo seu rigor metodológico e pela sua credibilidade.

Algumas fontes confiáveis para sua pesquisa

– Instituições oficiais (governamentais ou internacionais)

– Institutos de pesquisa (acadêmicos ou independentes)

– Organizações não governamentais (ONGs)

– Mídias especializadas (jornais, revistas ou sites com listas de fontes)

Evite fontes duvidosas

– Redes sociais (Facebook, Twitter etc.)

– Blogs pessoais (sem autoridade no assunto)

– Sites desconhecidos (sem referências ou transparência)

– ChatGPT (toda pesquisa aqui precisa ser verificada manualmente)

– Chat Bing GPT (mesmo apresentando fontes, alguns dados podem ser divergentes)

Exemplos para sua pesquisa

Existem vários sites para pesquisa de dados confiáveis e de credibilidade para uso em artigos e posts nas redes sociais. Alguns exemplos são:

SciELO: uma biblioteca eletrônica de livre acesso que disponibiliza uma coleção de periódicos científicos.

IBGE: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que fornece dados oficiais sobre a população, a economia e o território brasileiros.

Instituto Datafolha: uma empresa de pesquisa de opinião pública que realiza levantamentos sobre temas variados, como política, comportamento e consumo.

IPEA: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que produz estudos e análises sobre temas relacionados ao desenvolvimento nacional e internacional.

CAPES: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que oferece um portal com acesso a milhares de periódicos nacionais e internacionais em diversas áreas do conhecimento.

Verifique a atualidade dos dados

Outro cuidado importante na hora de escolher os números e estatísticas é verificar se eles estão atualizados. Alguns dados podem mudar rapidamente com o tempo e perder a validade ou a precisão.

Por exemplo, se você quer falar sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2020, você não pode usar dados das eleições anteriores em 2016. Se você quer falar sobre as tendências do mercado digital em 2023, você não pode usar dados de 2019.

Portanto, verifique sempre a data da publicação dos dados que você vai usar em seu texto.

Prefira fontes que atualizam seus dados periodicamente e que indicam claramente quando eles foram coletados e analisados.

Essa preocupação com a data das informações pode ainda servir de base para comparativos valiosos e que, muitas vezes, não foram pensados por outros produtores de conteúdo.

Adapte os dados ao seu público

Depois de selecionar os números e estatísticas mais confiáveis e atualizados para o seu texto, é preciso adaptá-los ao seu público-alvo. Você precisa considerar quem são os seus leitores, quais são os seus interesses e quais são os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

É necessário adaptar os dados ao seu público para que eles sejam compreensíveis, relevantes e interessantes. Você pode fazer isso de várias formas, como:

Escolher a unidade de medida mais adequada

Usar porcentagem em vez de fração, ou vice-versa, pode ser interessante dependendo da quantia ou do estilo de público.

Usar aproximações ou arredondamentos 

Quando os números forem muito grandes ou pequenos, aproximar pode ajudar a perceber a dimensão do todo. Por exemplo, usar “cerca de 200 milhões” em vez de “198.765.432”.

Fazer comparações ou analogias 

Para facilitar a visualização dos números, é interessante usar elementos do dia-a-dia, como “o equivalente a dois campos de futebol” em vez de “10 mil metros quadrados”.

Gráficos, tabelas ou infográficos

A ilustração dos dados pode ser um desafio, mas com um pouco de criatividade é possível demonstrar os dados de forma mais clara e atrativa (e colorida).

credibilidade com gráficos

Use os dados com moderação

A última dica para usar mais dados e ter credibilidade no seu texto, é usar os números e estatísticas com moderação. Não adianta encher o seu texto de dados se eles não forem bem explicados e conectados com a sua mensagem principal.

Os números e estatísticas devem ser usados como complementos do seu texto, não como substitutos. Eles devem servir para reforçar os seus argumentos, não para confundir ou entediar os seus leitores. 

Lembre-se, se o seu objetivo é conquistar credibilidade por um artigo informativo e abrangente, não o transforme em um relatório!  

Portanto, use os dados com critério e bom senso. Escolha apenas os dados mais relevantes e significativos para o seu objetivo e o seu público. Evite repetir ou contradizer os dados e, um ponto importante, sempre cite as fontes dos dados que você planeja usar.

Credibilidade do texto e da sua marca

Trabalhando diariamente com a produção de artigos para uma infinidade de clientes com públicos e objetivos distintos, as agências, como a WEBi, se envolvem em muita pesquisa de dados para trazer informação com credibilidade.

Você viu aqui que é preciso definir o seu objetivo, escolher fontes confiáveis, verificar a qualidade dos dados, adaptá-los ao seu público e usá-los com moderação.

Seguindo essas dicas, e muitas outras que  pode encontrar em nosso blog, você pode escrever textos mais informativos, educativos, persuasivos ou entretidos, dependendo do seu propósito.

Mas se precisar de uma ajuda para criar este tipo de conteúdo, não se esqueça: conte com nosso time de redatores para estabelecer uma biblioteca de textos com credibilidade, fontes e planejamento de inbound marketing para sua empresa!

Texto escrito por Thiago Marthendal, redator da WEBi.