O link building é uma parte fundamental do SEO Off Page e pode ser a carta na manga que faltava na sua estratégia para ranquear nas primeiras posições do Google.
Que atire a primeira pedra o empresário que não quer os links do seu site na posição 1 do principal motor de busca do mundo!
Afinal, garantir essa visibilidade significa aumentar (e muito) as chances de conversão (vendas) no seu negócio.
Por isso, nós da WEBi, agência de marketing digital, preparamos este artigo especial para você.
Entenda o que é link building, por que fazer, e melhor ainda, como fazer.
Continue conosco e desbloqueie os poderes que a sua estratégia de marketing digital precisava!
Link building: o que é, por que fazer?
O link building faz parte do SEO Off Page, uma parte crucial da estratégia de SEO que consiste no trabalho específico de conquistar links de outros domínios que apontam para o seu, de maneira inteligente.
Em outras palavras, é através do SEO Off Page que seu site conquistará um bom número de domínios que redirecionam para o seu, como ‘’webi.com.br’’.
E isso é especialmente importante para o Google, que interpretará o alto número de backlinks (links de outros domínios que apontam para o seu), como um grande sinal de autoridade e confiança.
Assim, suas chances de estar na primeira página do resultado de pesquisa vão para as alturas.
Mas se você ainda não está convencido, dê uma olhada no seguinte dado Backlinko:
‘’O site na posição 1 do Google apresenta em média 3.8 vezes mais backlinks do que as posições de 2 a 10.’’.
Entretanto, aqui vai o pulo do gato: não basta somente conquistar backlinks aleatórios de outros domínios.
O Google não é bobo, tá bom?
Brincadeiras à parte, o maior motor de busca do planeta está cada vez mais inteligente e seu objetivo é apresentar resultados cada vez melhores para os seus usuários.
Por isso, seu algoritmo varre a web e analisa a qualidade dos backlinks, considerando critérios como:
- Contextualidade (é do mesmo segmento do seu site?);
- Texto âncora (palavra-chave na qual o link é inserido);
- Autoridade do domínio (autoridade conferida ao domínio, de 1 a 100);
- Autoridade de página (influencia a autoridade dos links destinos).
Resumindo: para levar os links do seu site à primeira página do Google, você precisa de backlinks de outros domínios relevantes no seu nicho, com boa autoridade de domínio e página.
Mas, preste atenção: essa é uma estratégia do SEO Off Page, que se diferencia do SEO On Page!
Caso você ainda não saiba, os critérios de ranqueamento para o Google são vários, incluindo estratégias On Page e Off Page. O link building, apesar de ser muito importante, é somente um dos fatores para conquistar as primeiras posições do Google.
Diferença entre SEO On Page e Off Page
A principal diferença entre SEO On Page e Off Page já está no nome: o primeiro se relaciona com o que está na página (domínio), e o segundo com o que está fora.
Desse modo, o SEO On Page se ocupa de otimizar as páginas do seu domínio para buscadores, por meio de:
- Uso de palavras-chaves relevantes para o segmento;
- Otimização das tags title e meta tag;
- Links internos;
- Otimização de imagens;
- Conteúdo, entre outros.
Por outro lado, o SEO Off Page se ocupará de tudo aquilo que influencia o posicionamento do site, mas fora dele:
- Link Building;
- Branded content;
- Social Media;
- Marketing de influência;
- Eventos.
Agora que você já entendeu a diferença entre SEO On Page e Off Page, o que acha de colocar a mão na massa?
Entenda a seguir como implementar o link building na sua estratégia!
Afinal: Como fazer link building?
Link building pode ser a virada de chave que o site do seu negócio precisa para garantir sua visibilidade nos resultados de pesquisa.
Entenda agora como fazer link building!
Conteúdos linkáveis: materiais ricos
Conteúdos ‘’linkáveis’’, isso é, compartilháveis, são uma opção maravilhosa para conquistar backlinks de qualidade com alto volume de maneira espontânea.
Sabe aquele infográfico que foi super didático na explicação de algo?
Pois é, há muitos outros profissionais de marketing e administradores de site que adorariam utilizá-lo em seus domínios.
Por isso, crie materiais de qualidade que facilitem o entendimento de determinado assunto no decorrer do seu blog e ofereça a opção de compartilhamento para outros webmasters.
É aquela história: uma mão lava a outra.
O webmaster ou profissional de marketing utilizará o seu conteúdo para complementar sua produção, mas você ganhará um backlink relevante para aumentar sua autoridade na web!
Conteúdo de alta qualidade
Pode parecer óbvio, mas postar um ótimo conteúdo no seu site, tanto em termos de SEO quanto sua qualidade, facilitará seu compartilhamento.
Imagine o seguinte: você está fazendo um conteúdo sobre SEO e, em uma parte do artigo, quer escrever sobre link building.
Quando pesquisando na sua ferramenta de SEO ou diretamente no Google, você encontra o link para (rufem os tambores): este link!
Não seria natural inserir um link para este artigo para complementar o seu conteúdo, oferecendo uma experiência completa ao usuário?
Por isso, produza conteúdos com a máxima qualidade para o blog do seu site!
Assessoria especial
Contar com uma assessoria especial para fazer link building juntamente com toda a sua estratégia de inbound marketing pode facilitar muito o seu trabalho.
Para isso, a dica é contar com uma Agência de Inbound Marketing sólida, comprometida e experiente com o sucesso do seu negócio.
Desse modo, sua experiência de 360º com o Marketing Digital poupará o seu tempo para encontrar e conquistar backlinks de qualidade.
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