No mundo digital, a informação é ouro! E se você tem conhecimento, habilidades ou expertise em um determinado assunto, você tem um tesouro nas mãos: a possibilidade de criar e vender infoprodutos. Mas, como valorizar, aperfeiçoar e transformar esse conhecimento em um negócio lucrativo?
Existem poucas chances que você, atualmente, não tenha sido impactado por pelo menos 01 anúncio de infoproduto em suas redes sociais.
Oferecendo, principalmente, a solução para um problema específico, estes produtos se tornam estratégias de fundo de funil, ou até mesmo o produto principal, de cada vez mais empreendedores que possuem um nome forte em sua área de atuação.
Neste artigo, a Agência WEBi vai explorar junto com você as melhores práticas para divulgar e vender infoprodutos, desde a compreensão do seu público até a criação de uma estratégia de marketing eficiente para cada etapa de desenvolvimento. Descubra como atingir diferentes tipos de comunidades, construir uma marca forte e gerar resultados consistentes. Boa leitura!
Infoproduto o que é e por que ele pode ser o seu negócio?
Infoprodutos são produtos digitais que oferecem conhecimento e soluções para problemas específicos.
Eles podem ser cursos online, e-books, workshops, treinamentos, templates, checklists e muito mais. A grande vantagem dos infoprodutos é que o custo de produção é baixo, a replicação é ilimitada e o potencial de lucro é alto.
Alguns exemplos de infoprodutos que mais vendem:
- Cursos online: sobre marketing digital, finanças, culinária, idiomas etc.
- E-books: sobre temas como desenvolvimento pessoal, marketing, saúde e bem-estar.
- Webinários: sobre temas específicos e com foco em gerar leads.
- Mentorias e consultorias online: para auxiliar pessoas em seus projetos e negócios.
- Templates e checklists: ferramentas para facilitar o dia a dia de profissionais e empreendedores.
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O mercado dos infoprodutos no Brasil
Agora que você já sabe o que é um infoproduto, responda rapidamente: quantos infoprodutos você comprou no último ano?
Se você é como a maioria dos brasileiros, existem grandes chances que você tenha adquirido, em média, 2,8 infoprodutos nos últimos 12 meses, com um gasto aproximado de R$155.
Esses dados, levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostram como o mercado brasileiro de infoprodutos gera, anualmente, cifras milionárias. Com cada vez mais pessoas acessando a internet, e com a facilitação de meios de pagamento como o PIX, as leituras mostram que esses números devem crescer ainda mais nos próximos anos.
Ainda nesta mesma pesquisa, os mais de 1100 entrevistados mostraram que as principais finalidades destes investimentos foram o lazer (27%), desenvolvimento pessoal (27%), ganhar dinheiro (26%) e desenvolvimento ou transformação de carreiras (19%).
Mas com um mercado desse tamanho, a questão que fica é: como vender o meu infoprodutos e alcançar o sucesso?
O segredo está na estratégia: como vender infoprodutos para diferentes públicos
Assim como qualquer mercado com grande lucratividade, o mundo dos infoprodutos segue crescendo e recebendo novos criadores e lançamentos todos os dias.
Neste mar de conteúdos é fundamental se diferenciar e encontrar novas maneiras para engajar e alimentar o seu público com conteúdos relevantes. Nesse sentido, resumidamente, a chave para vender infoprodutos com sucesso é entender o seu público e criar uma estratégia de marketing que atenda às suas necessidades e expectativas.
1. Comunidades engajadas: construindo pontes de confiança
Comunidades engajadas são grupos de pessoas que compartilham interesses comuns, interagem ativamente e buscam informações e soluções para seus problemas.
Ao vender infoprodutos para essas comunidades, é fundamental construir confiança e se posicionar como especialista para uma dificuldade, medo ou problema já identificado pelo cliente.
Algumas estratégias para você considerar:
- Participe ativamente das comunidades: responda a perguntas, compartilhe conteúdo relevante em artigos de blog, ofereça dicas e soluções nas redes sociais e promova debates por lives.
- Crie conteúdo de alto valor: ofereça conteúdo gratuito que resolva problemas, o famoso Material Rico, que responda às dúvidas e agregue valor ao seu nome, como especialista, e ao cliente.
- Construa uma marca forte: defina a identidade visual e a linguagem de comunicação da sua marca, transmitindo profissionalismo e credibilidade.
- Use gatilhos mentais: utilize técnicas como prova social, escassez e urgência para aumentar o desejo pelo seu infoproduto.
- Crie uma comunidade em torno do seu infoproduto: conecte os seus clientes por meio de grupos online, eventos virtuais, fóruns e um site otimizado para que, mesmo em buscas superficiais no Google, ele possa encontrar respostas com você.
2. Comunidades menos engajadas: a arte da persuasão
Comunidades menos engajadas exigem uma abordagem mais estratégica.
Aqui, no famoso “topo de funil” é necessário atrair a atenção, gerar interesse e despertar a necessidade pelo seu infoproduto. Muitas vezes seus clientes não fazem ideia do problema que estão enfrentando ou vão enfrentar no futuro, como questões de saúde ou problemas legais, por isso, desde a etapa de educação, você pode se tornar uma figura relevante na área.
Estratégias para esse tipo de público:
- Marketing de conteúdo estratégico: crie conteúdo de blog e redes sociais que resolva problemas e ofereça soluções relevantes para o público-alvo.
- Anúncios direcionados: utilize plataformas como Google Ads e Facebook Ads para segmentar anúncios para o público específico.
- Influenciadores digitais: parcerias com influenciadores relevantes para promover o seu infoproduto e alcançar um novo público.
- E-mail marketing estratégico: crie uma lista de e-mails e envie conteúdo relevante, ofertas e promoções.
Se você conhece um pouco de publicidade, pode ter percebido que, em ambas as etapas, o Inbound Marketing consegue atuar para encontrar, educar, nutrir e fidelizar os clientes. Vamos falar um pouco mais dessa estratégia!
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Inbound Marketing e SEO para turbinar a venda de infoprodutos
“Conteúdo é rei”!
Essa frase, imortalizada por Bill Gates na distante década de 90, serve até hoje de base para o Inbound Marketing conquistar o público com conteúdo de interesse e qualidade.
Muito mais do que depender da propaganda paga, o famoso “Ads” ou “Tráfego Pago”, dentro de plataformas Google e Meta, o Inbound Marketing para Infoprodutos segue comunicando com o público em etapas de:
- Atração: criando posts de blog e redes sociais alinhados com o SEO e uma pesquisa ativa sobre as dores do público.
- Conversão: desenvolvendo landing pages e inserindo formulários estratégicos com chamadas para conhecer mais sobre os cursos.
- Venda: fechamento de negócios com e-mails, CRM e estratégias de inbound sales.
- Fidelização: manutenção do contato com materiais ricos, pesquisas e depoimentos do público comprador.
Invista no seu conhecimento e tenha sucesso com Infoprodutos e Inbound Marketing!
Vender infoprodutos é uma excelente oportunidade para transformar o seu conhecimento em um negócio lucrativo!
Com uma estratégia bem definida, um produto alinhado com o público e o uso de técnicas de publicidade como o Inbound Marketing, você pode atingir diferentes tipos de comunidades, conquistar novos clientes e construir uma personalidade e marca forte no mercado digital.
Lembre-se: o sucesso depende da sua dedicação, da sua capacidade de entender o seu público e de oferecer produtos de alta qualidade que agreguem valor.
Comece a investir no seu conhecimento e comece a vender hoje mesmo!
E agora, como falamos, segue a nossa estratégia de venda para você que quer saber mais sobre “Como o Inbound Marketing fará você ter o sucesso absoluto com o seu infoproduto!” Complete o formulário e baixe gratuitamente este guia completo de estratégias e insights da Agência WEBi.
Texto escrito por Thiago Marthendal, Analista de Conteúdo da WEBi.