O blog é um dos conteúdos mais relevantes para atrair clientes e, consequentemente, para a sua estratégia de Inbound Marketing. Ele tem potencial para ser o cartão de visitas da sua empresa, representando, muitas vezes, a principal forma de chegada dos visitantes até o seu site.
Por meio do texto de blog, é possível responder às questões, angústias e dores dos seus clientes. Além disso, o blog participa de todas as etapas do funil de vendas, sendo fundamental para a captação de leads qualificados.
Quer saber mais? Acompanhe todos os dados deste texto que a WEBi preparou para você.
Em números: a importância de manter um blog
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, feita em 2020, 83% das casas brasileiras possuem acesso à internet. Esse número é ainda maior considerando a população urbana (86%).
Os números são crescentes, observando que a quantidade de pessoas conectadas foi 67% em 2017 e 70% em 2018.
Conforme dados da Content Trend 2019:
- 97,3% dos participantes afirmaram que consomem conteúdos online, seja em sites, blogs e/ou redes sociais;
- 67,1% dos participantes acreditam que posts em blog estão entre as melhores táticas de topo de funil e 42,8% consideram que essa também é uma boa estratégia de meio de funil;
- 64,5% dos respondentes disseram que posts em blogs estão entre as táticas mais utilizadas nas empresas nas quais trabalham;
- Dentre os formatos de conteúdo mais consumidos, o blog aparece em 3º lugar, com 51% das respostas, atrás apenas dos vídeos e posts em redes sociais.
De acordo com os dados produzidos pelo Relatório HubSpot de 2021, de caráter internacional, o blog aparece como a segunda mídia mais usada para estratégia de conteúdo, com cerca de 52% das respostas, atrás somente do vídeo.
Outros dados relevantes:
- Conforme dados do Relatório HubSpot de 2015, empresas B2B que postaram em seus blogs mais de 11 vezes por mês tiveram tráfego 3 vezes maior que aquelas que publicaram até 1 texto mensal;
- Segundo o mesmo levantamento, empresas que postaram mais de 16 textos mensais em seus blogs geraram 4,5 vezes mais leads que empresas com até 4 posts no blog por mês;
- Em 2014, 75% das visualizações e 90% dos leads gerados pelo blog da HubSpot vieram de publicações antigas (HubSpot, 2014);
- 47% das pessoas que efetuam uma compra pela internet acessam 3 post de conteúdo antes de contatar o setor de vendas (Demand Gen Report, 2016);
- O mesmo relatório também constatou que 96% dos compradores B2B desejam ter acesso a conteúdos informativos de lideranças industriais;
- No Relatório HubSpot de 2018, 55% dos profissionais da área de marketing afirmaram que o blog é conteúdo mais relevante para o Inbound Marketing.
Como meu blog pode atrair clientes?
É comum que as empresas tenham dificuldades de compreender a relação entre alimentar o blog frequentemente e atrair clientes ou vender mais.
Porém, os dados acima apontam para a importância do conteúdo de blog por uma razão simples: ele é visto, lido e consumido por uma grande parte das pessoas que utilizam a internet.
Outro detalhe nada sutil é que o blog torna o seu site muito fácil de ser encontrado. Uma página de empresa possui, normalmente, informações específicas sobre o seu funcionamento. Assim, quem chega até ela já conhece a empresa.
Com o blog, por outro lado, diversos conteúdos podem levar ao website do seu negócio. Com os mecanismos de busca, potenciais clientes que não conhecem sua marca podem acessar o site se interessar pelos produtos e serviços disponíveis.
Ou seja, ter mais páginas significa ter também mais chances de ser encontrado. Ou seja, você irá atrair clientes para a sua empresa!
Blog é coisa do passado?
O início dos blogs aconteceu na década de 1990, mas o auge veio nos anos 2000. Isso faz com que muitas pessoas se questionem se o blog não ficou no passado, perdendo espaço para as redes sociais.
Talvez, aqueles blogs que serviam como diários pessoais tenham realmente caído no esquecimento. No entanto, o conteúdo dos blogs ainda é muito acessado.
E existem algumas razões para o conteúdo de blog se manter requisitado. O formato escrito é mais perene, passa confiança e pode ser acessado a qualquer momento!
Bons motivos para investir em um blog:
- gerar tráfego orgânico para o seu site;
- se aproximar de clientes e possíveis clientes;
- criar autoridade, confiança e credibilidade;
- associar sua marca a conteúdos de qualidade;
- atrair clientes novos;
- melhorar o relacionamento com clientes antigos;
- converter visitantes em leads e vendas.
Por tudo isso, não restam dúvidas de que o blog é uma ótima estratégia de marketing para atrair clientes.
Aqui na WEBi temos vários cases de sucesso de empresas que alavancaram seus resultados com um bom blog. Quer atrair clientes e melhorar suas vendas? Entre em contato conosco!
* Texto produzido pela redatora da WEBi, Emilly Lopes.