Poucas pessoas sabem, mas muitas empresas com valuation alto que existem atualmente tiveram um começo extremamente inusitado: através de conteúdos de blog!
O Blog representa um marco muito importante na história da internet e da evolução dos negócios nela.
Nele, é possível reunir uma comunidade de pessoas engajadas no assunto, e a partir disso obter renda oferecendo diversos tipos de serviços que geram receitas recorrentes e escaláveis.
Isso prova que uma das estratégias pilares do inbound marketing realmente funciona: a criação de conteúdo relevante e alinhada com o público-alvo, distribuída em todos os canais de comunicação na internet, é eficaz para criar uma audiência engajada e que possui real interesse no que você vende.
Por meio da criação de conteúdo relevante, é possível levar o público à conscientização de um problema, e conduzi-lo por todas as etapas de consideração, até o momento da compra.
Até hoje, uma das ‘’colunas’’ principais da criação de conteúdo de qualidade é o blog, sendo que o seu material auxilia como base de pesquisa para a criação de conteúdo para outras plataformas na internet.
Além disso, o blog é um dos principais responsáveis pelo tráfego orgânico e por indexar centenas de palavras-chave relacionadas ao nicho da empresa, o que aumenta o alcance, reconhecimento e relacionamento com potenciais clientes no âmbito da internet.
É por isso que hoje separamos empresas que surgiram através do blog, que são referência nacionalmente, para mostrar para você que é totalmente possível obter retornos financeiros dessa estratégia!
Continue a leitura:
Rock Content
Reconhecida atualmente por prestar serviços inovadores de marketing de conteúdo, essa é a sua característica desde a fundação: a principal missão da Rock Content, desde o início é, em suas palavras, ‘’ajudar marcas a produzir conteúdo de valor que impactasse os seus negócios’’.
E essa não foi a primeira opção de negócio dos três fundadores, viu? Vitor Peçanha, Edmar Ferreira e Vitor Gomes possuíam outras startups em andamento, mas compartilhavam algo em comum: o hobby por blogs.
A história é longa e você pode acompanhar com detalhes no site da Rock Content, porém, a ideia de passar a mensagem de que marketing de conteúdo é essencial para empresas que buscam um posicionamento sólido, naquele momento, também se aplicava a eles.
Os sócios precisavam crescer utilizando do próprio remédio: gerando conteúdo de valor como a principal estratégia para criar a demanda da sua empresa!
Porém, o cenário era um pouco diferente e desafiador naquela época: em 2013, o conceito de marketing de conteúdo e a sua importância era algo totalmente novo, pouco explorado, com poucos cases reais para comprovar o retorno financeiro que traz.
Frente aos desafios, os três definiram uma meta um tanto quanto ousada: ou teriam 100 clientes em 6 meses, ou fechariam as portas!
Faltando apenas um mês, a meta foi batida! Havia muito a ser aprimorado no produto que vendiam, mas recebendo os feedbacks dos clientes, foram aprimorando e evoluindo o seu produto, e junto com a meta batida, já contavam com um time de aproximadamente 12 pessoas.
O último dado mais recente sobre o faturamento da empresa foi de R$ 20 milhões de receita recorrente anual em 4 anos, em 2017.
Porém, certamente esse número aumentou consideravelmente desde os últimos anos, já que hoje a Rock Content é referência em marketing conteúdo, sendo que utilizou da mesma estratégia que utiliza com os seus clientes para crescer e se tornar a proporção que é hoje no mercado.
Resultados Digitais
A Resultados Digitais também tem uma história curiosa na lista de empresas que surgiram através do blog.
A empresa surgiu de forma pequena em 2011, quando um dos sócios, Eric Santos buscava por soluções digitais para outra empresa que possuía.
Ficou surpreso ao se deparar com o cenário de que, mesmo existindo a necessidade, no mercado ainda não havia a solução que buscava. Foi então que se uniu a mais quatro co-fundadores para fundar a Resultados Digitais.
Para atrair outras empresas interessadas no que vendiam, eles precisavam mostrar que a solução que ofereciam fazia sentido ao mercado, e que poderia fazer crescer muitos negócios.
E aí que foi o pulo do gato: os sócios decidiram levar conteúdo relevante ao público, para demonstrar que havia potencial no que ofereciam, educando o público sobre isso.
Assim, através do blog e também do evento RD Summit (um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina) que iniciou em 2013, eles começaram a gerar valor como forma de posicionar e fortalecer a marca, assim como a importância dos seus dois principais produtos: o RD Station Marketing e RD Station CRM.
Desde então, apenas cresceu e recebeu diversos investimentos, sendo que em 2021 a Totvs adquiriu a RD Station por 1,86 bilhão! Incrível o retorno sobre o investimento que a entrega de conteúdo relevante pode fazer, não é mesmo?
Outros exemplos de empresas que surgiram através do Blog:
Trouxemos um pouco da história de duas empresas que surgiram através do blog, mas poderíamos citar muitas outras que, em diferentes segmentos, tiveram sucesso através de seus blogs, sejam eles pessoais, de humor, beleza, negócios, estudos, finanças, entre outros.
É comum que a diversidade de público e de oportunidades na internet, com o tempo, gere novas oportunidades de negócios, sendo que a audiência existente proporciona ‘’abrir a caixinha’’ para novas soluções rentáveis e diversas possibilidades de fonte de renda.
Alguns exemplos de empresas que surgiram através do blog, e que hoje fazem sucesso faturando muito:
Depois dos Quinze
Bruna Vieira iniciou um blog, e atualmente é empresária, escritora e influencer, e recentemente teve um dos seus livros transformado em série na Netflix.
Me Poupe
Juntamente com o blog, redes sociais e youtube, Nathalia Arcuri investiu num inbound marketing completo e hoje é uma grande empresa referência de ensino sobre finanças, sendo que tem o seu empreendimento monetizado através de livro, cursos, programa de afiliação, parcerias, entre outros produtos.
Kibe Loco
O Kibe Loco iniciou em 2002 através de um site de humor, com o publicitário, autor, roteirista, ator e apresentador carioca Antonio Tabet, que também é sócio-fundador do Porta dos Fundos, uma produtora de vídeos de comédia.
Viver de Blog
O próprio nome já diz: o Viver de Blog auxilia pessoas que desejam viver através da escrita e do marketing de conteúdo. O autor Henrique Carvalho, monetiza a sua paixão através de cursos, mentorias, assinatura de membros, ferramentas e outros empreendimentos digitais.
Camila Coutinho
No ramo de celebridades e moda, Camila Coutinho entrou para a lista de empresas que surgiram através do blog em 2006, e hoje já possui diversos empreendimentos e marcas, inclusive no ramo da beleza.
Poderíamos citar muitos outros exemplos de empresas que surgiram através do blog e o quanto faturam nos dias de hoje, gerando diversas formas de fonte de renda.
Você gostou de conhecer algumas delas, e quer saber como podemos escalar o seu negócio, juntamente com outras estratégias de inbound marketing?
Já que você ficou até aqui, recomendamos também assistir o vídeo do nosso CEO da agência, falando dos principais motivos para a sua empresa ter um blog:
Entre em contato conosco e tenha um diagnóstico gratuito para a sua empresa, para já começar a implementar algumas ações de marketing digital!
Nos siga também no Instagram para ficar por dentro das novidades! Até mais.
Conteúdo escrito por Letícia Loize Cardoso, analista de conteúdo da WEBi.