Você sabia que conquistar um novo cliente pode custar entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual? Por isso, investir em uma estratégia de pós-venda é essencial para aumentar a satisfação e a fidelização dos seus clientes, além de gerar novas oportunidades de negócio.
Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar um cliente é apenas o primeiro passo de uma jornada de compra e recompra que pode se estender por toda a vida útil do relacionamento comercial.
A verdadeira excelência no atendimento se revela na etapa pós-venda, onde estratégias bem elaboradas não apenas satisfazem as necessidades do cliente, mas também contribuem para sua fidelização e transformação em um verdadeiro promotor da marca.
Você conhece alguém assim?
Uma pessoa apaixonada por uma marca ou produto, que faz questão de propagandear como está satisfeita.
Continue acompanhando mais este conteúdo da Agência WEBi e descubra algumas estratégias para ter esse fã da sua empresa!
Mas o que é uma estratégia de pós-venda?
Parte importante das etapas de retenção e lealdade do “ciclo de vida do cliente”, as estratégias de pós-venda são um conjunto de ações que visam manter um relacionamento duradouro e de confiança com o cliente após a realização da compra.
O objetivo é oferecer um atendimento personalizado, resolver eventuais problemas, tirar dúvidas, solicitar feedbacks e estimular novas compras.
A estratégia de pós-venda é importante por vários motivos, incluindo:
Aumentar a satisfação do cliente
Quando você oferece um bom atendimento pós-venda, você demonstra que se preocupa com o cliente e que está disposto a ajudá-lo. Isso contribui para aumentar a satisfação dele com a sua empresa.
Reduzir o churn
O churn é a taxa de clientes que cancelaram um serviço ou deixaram de comprar da sua empresa. Uma boa estratégia de pós-venda pode ajudar você a reduzir esta conta, mantendo os clientes satisfeitos e fidelizados.
Gerar novas vendas
A estratégia de pós-venda pode ser uma oportunidade para você oferecer novos produtos ou serviços aos seus clientes. Ao mostrar que está interessado em manter o relacionamento com eles, você pode aumentar as chances de eles comprarem novamente da sua empresa.
Marketing digital na estratégia de pós-venda
Existem diversas ferramentas e canais que podem ser utilizados para manter o contato e o oferecimento de serviços para o cliente após a compra, como e-mail, WhatsApp, redes sociais, chatbots, SMS, telefone, entre outros.
O importante é escolher os meios mais adequados para o seu público-alvo e para o seu tipo de produto ou serviço.
Uma das formas mais eficazes de fazer uma estratégia de pós-venda é por meio do marketing digital, aplicado por equipes ou agências completas de marketing, que permite segmentar, personalizar e automatizar as suas comunicações com os clientes.
Veja algumas dicas de como usar o marketing digital na sua estratégia de pós-venda:
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma eficaz de se comunicar com seus clientes e oferecer conteúdo relevante.
Você pode usar o e-mail marketing para enviar mensagens de boas-vindas, informar sobre novos produtos ou serviços, oferecer ofertas especiais ou simplesmente manter o relacionamento com o cliente.
Redes Sociais
Uma série de estratégias pode ser desenvolvida com sua equipe, ou em conjunto com uma agência, para o uso das redes sociais como mais do que uma vitrine de produtos, mas como fortes aliadas na hora de se conectar com os clientes e sentir duas necessidades.
Experimente, por exemplo, no Instagram, criar enquetes para entender melhor que tipo de sentimento seu cliente atrela aos seus produtos, ou abra caixas de perguntas para conhecer as dúvidas que clientes novos e antigos possam ter sobre a sua marca.
CRM
Com o CRM (Customer Relationship Management), é possível rastrear e gerenciar informações valiosas dos clientes, trabalhar com uma equipe mais informada, captar os e-mails dos clientes de forma estratégica e com foco em atração, acompanhar os leads de maneira simples e efetiva, gerar recomendações e insights, entre outras funcionalidades.
O uso do CRM pode ajudar a empresa a entender melhor as necessidades e preferências dos clientes, permitindo que se personalize o atendimento e ofereça produtos e serviços mais adequados. Além disso, a implantação da estratégia pode ajudar a empresa a identificar clientes insatisfeitos e tomar medidas para corrigir problemas antes que eles se tornem críticos.
Feedback e Melhoria Contínua
A coleta de feedback é uma parte essencial da estratégia de pós-venda. Solicite a opinião do cliente sobre sua experiência e use essas informações para aprimorar produtos, serviços e processos.
Isso não apenas demonstra transparência e comprometimento com a qualidade, mas também ajuda a antecipar as necessidades futuras dos clientes.
Inbound Marketing
O inbound marketing é uma estratégia que se concentra em atrair e fidelizar clientes com conteúdo relevante. Você pode usar o inbound marketing com a criação de um blog, publicação de artigos, criação de e-books ou oferecer educação sobre seu serviço ou produto em forma de vídeos e aulas em seu site ou usando as ferramentas do YouTube.
Esses conteúdos são uma forma eficaz de continuar a comunicação com sua base de clientes, agregar ainda mais valor ao que você oferece e ainda gerar novos leads qualificados.
💡 Leia também – O que é CRM e por que sua empresa precisa ter um?
Sua empresa está pronta para se diferenciar e marcar presença com uma estratégia de pós-compra de qualidade? Experimente algumas dessas estratégias e faça um investimento em ferramentas que possam, com metrificação e informação, trazer melhores resultados para o seu cliente, produto e empresa.
Quer descobrir ainda mais sobre as estratégias de marketing do universo digital, e como elas trazem valor para o seu negócio? Continue acompanhando os conteúdos de blog e redes sociais da Agência WEBi e descubra o poder do Inbound Marketing!
Texto escrito por Thiago Marthendal, Analista de Conteúdo da WEBi.