Sem dúvidas, o Inbound Marketing vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. No entanto, existem várias dúvidas em relação à diferença entre Inbound e Outbound Marketing. Você sabe o que diferencia as duas vertentes? E como elas são usadas na prática?
Nós, da WEBi, preparamos este texto para acabar de vez com essas e outras dúvidas. Fique de olho!
O que é Outbound Marketing
Logo de início, vamos entender a definição de Outbound Marketing. Se, quando você ouve a palavra marketing, a primeira ideia que lhe vem à cabeça é uma peça de propaganda de uma marca clássica, então você conhece pelo menos um pouco do Outbound.
Com o crescimento das mídias de massa, como rádio e televisão, no século 20, a publicidade tornou-se uma excelente ferramenta de venda. Nesse marketing mais tradicional, a ideia era oferecer produtos e serviços para possíveis clientes.
De um modo geral, essa vertente do marketing é mais intrusiva. Isso não necessariamente é ruim, mas pode, em alguns casos, tornar a estratégia menos eficiente. O Inbound Marketing, nessa linha, segue o caminho oposto, como mostraremos adiante.
Outbound marketing: exemplos
Antes de entrarmos nas definições de Inbound Marketing, vale a pena pensarmos em alguns exemplos práticos de Outbound Marketing. Como foi dito, a publicidade tradicional é a cara dessa vertente. Então, os comerciais que passam na televisão são um ótimo exemplo. Outros exemplos bem conhecidos são:
- outdoors;
- anúncios em jornais e revistas;
- telemarketing;
- anúncios em compra de palavras-chave no Google.
O que é Inbound Marketing
Agora que você já sabe mais sobre marketing tradicional, vamos analisar melhor o Inbound Marketing. É possível dizer que essa estratégia surgiu em 1999, quando Seth Godin lançou o seu livro “Marketing de Permissão”. A ideia do autor era, naquela época, pensar um marketing menos invasivo, que contasse com a autorização dos clientes para ser “convencido”.
Pensando no telemarketing como exemplo de Outbound, é fácil compreender que, em excesso, essa estratégia pode cansar um possível cliente. Assim, o Inbound surge dessa inversão, na qual o cliente é quem procura aquilo que mais lhe interessa, sem precisar receber ofertas indesejadas.
Vale ressaltar, ainda, que o nome Inbound Marketing foi criado por um dos fundadores da Hubspot, Brian Halligan. Esse surgimento se dá em um contexto de mudança nas estratégias de comunicação, principalmente com o rápido avanço da internet.
Aqui, a ideia de que cada pessoa tem acesso quase imediato a um grande número de informações é importante. Afinal, com a internet, essa busca se tornou ativa, a partir dos interesses e escolhas individuais. Assim, nada mais justo que as estratégias de marketing se ajustassem a esse novo cenário.
Inbound marketing: exemplos
Para facilitar a compreensão, vamos recorrer, novamente, aos exemplos.
Imagine que a sua televisão estragou. A princípio, você não sabe bem o que aconteceu. Então, decide pesquisar na internet para entender melhor o problema. A partir daí, acaba constatando que o conserto pode ser caro. Que tal conferir os preços de uma nova? Na procura, dependendo das ofertas encontradas, você pode optar pela compra e já escolher a loja que tem o aparelho desejado por um bom preço.
Nesse exemplo, você não viu um anúncio de TV e resolveu comprá-la. Pelo contrário, a decisão da compra se baseou no seu interesse e em uma busca por mais informações. O Inbound segue por essa linha de raciocínio.
Desse modo, outros exemplos de Inbound Marketing são:
- marketing de conteúdo;
- mídias sociais;
- blogs;
- e-mail marketing.
Inbound Marketing e Outbound Marketing: um comparativo
Para acabar de vez com quaisquer dúvidas sobre essa diferenciação, vamos comparar as características das duas vertentes do marketing.
Características do Outbound Marketing:
- publicidade tradicional;
- estratégias mais invasivas;
- resultados mais rápidos;
- custo maior;
- baseado na comunicação massiva.
Características do Inbound Marketing:
- maior diálogo e interação;
- estratégias indiretas de comunicação;
- informações relevantes para o público;
- resultados de longo e médio prazo;
- custo menor.
Em resumo, vale o seguinte: no Outbound Marketing a oferta chega até você, enquanto no Inbound Marketing você chega até a oferta.
Outbound Marketing e Inbound Marketing
Ao diferenciarmos essas duas formas de fazer marketing, talvez você fique com a impressão de que elas são opostas e, portanto, inconciliáveis. No entanto, essa oposição é um mito.
Por atuarem de maneiras diferentes, as duas vertentes do marketing são, muitas vezes, complementares. Há pontos positivos e negativos em ambas, que devem ser considerados em sua estratégia. É o que chamamos de funil em Y.
Aqui na Agência WEBi, por exemplo, o foco é o Inbound Marketing, mas o Outbound também é utilizado, a fim de atingirmos os objetivos e metas dos nossos clientes. Convidamos você a conhecer mais sobre esses temas em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Tiktok. Ou venha tomar um café com a gente!
* Texto produzido pela redatora da Webi, Emilly Lopes.