A importância da comunicação visual no marketing

A importância da comunicação visual no marketing

Através de imagens, cores, gráficos, tipografias e outros elementos, a comunicação visual consegue encantar e engajar pessoas. Sem esse apelo, as estratégias de marketing perdem força. Você já deve ter escutado a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”, essa é a representação mais fácil da força do marketing visual.

A escolha de layouts, dimensões, posições de títulos e fotos, influenciam totalmente a mensagem que uma marca transmite para o seu público. Algumas vezes, inclusive, o uso de imagens é capaz de passar uma mensagem de forma mais eficiente do que a linguagem escrita ou falada.

Para você entender o que é comunicação visual e qual a sua importância para uma estratégia de marketing de sucesso, continue a leitura!

O que é comunicação visual?

A comunicação visual é a estratégia realizada através de elementos visuais, desde a identidade visual de uma marca, suas cores, formas e padrões, passando pelo estilo gráfico utilizado em sua comunicação interna e externa e chegando aos materiais produzidos para as ações de marketing. 

Esses materiais podem ser vídeos, outdoors, infográficos, publicações de redes sociais e campanhas publicitárias tradicionais, entre outros. Embora eles possam ser combinados com a linguagem escrita ou sonora, não precisa de qualquer texto para transmitir uma mensagem. As informações estão nas cores, formas, ilustrações, entre outros signos, e na forma como são organizados.

Um exemplo bem comum do que estamos falando são sinais de trânsito: a cor vermelha, por exemplo, é sinal de que você deve parar, enquanto uma sequência de linhas brancas na pista indica onde os pedestres podem passar. Nesses casos, não precisa de palavra alguma para entender a mensagem.

Comunicação visual é a estratégia realizada através de elementos visuais.

A comunicação visual no marketing 

Os recursos da comunicação visual são essenciais para as estratégias de marketing, eles ajudam as empresas a se conectarem com o público.

Todos os elementos ilustrativos têm alguma intenção. A cor de um logo é pensada para passar alguma mensagem para os consumidores. Pode ser alguma informação objetiva, mas também elementos subjetivos que definem como a marca quer ser percebida.

Além disso, esses elementos conseguem transmitir informações de forma mais rápida  e simples, conectando-se diretamente com as emoções das pessoas. Se você conferir as redes sociais de sites de empresas, vai perceber que elas estão investindo cada vez mais em imagens e vídeos para reforçar a marca.

Qual a importância para as empresas?

Para você entender a importância de um bom design, lembre-se do seguinte: quando você vê o logo de uma maçã mordida, pensa na mesma hora na Apple, em seus produtos e nas experiências que você já teve com a marca. Ou quando você vê o “M” do McDonald’s, imediatamente pode sentir vontade de comer um lanche saboroso.

Esses símbolos são tão fortes que estão diretamente relacionados às marcas e produtos que eles representam, sem precisar de texto algum. Isso mostra a importância de estabelecer conexão através de imagens.

Como falamos lá no início, encantar e engajar são alguns dos efeitos da comunicação visual no marketing, mas a sua importância vai muito além. Vamos abordar a seguir a respeito, confira:

Encantar e engajar 

Imagens são capazes de nos impressionar e encantar. Elas conseguem despertar emoções, conectando-se com o inconsciente e com valores  e crenças do público-alvo. Muitas vezes, são utilizadas para gerar impacto imediato, sem precisar de grandes esforços elaborando uma mensagem escrita.

Dessa forma, torna-se uma ótima estratégia de persuasão e é eficiente para estabelecer relacionamento com os consumidores e fazer com que eles interajam com a empresa.

Fortalecimento da marca

As imagens tem o poder de carregar informações subjetivas, que transmitem sensações que as palavras não conseguem explicar. Sendo assim, são capazes de gerar o branding, a personalidade da marca, seus valores e princípios.

Ao desenvolver a identidade visual de uma empresa, por exemplo, é necessário pensar sobre diversos fatores que impactam a comunicação não escrita, visando transmitir com clareza os valores e a missão da marca.

Uma identidade visual eficiente proporciona o fortalecimento da marca junto ao consumidor, o que pode resultar em aumento das vendas, melhor posicionamento de mercado, otimizando os resultados de modo geral.

Grande parte da percepção sensorial dos seres humanos decorre da visão, por isso é tão importante aplicar esse conceito para que as mensagens sejam captadas nas estratégias comerciais. Quanto melhor compreendida a ideia da empresa, maiores são as chances de o cliente realizar a compra do produto ou serviço oferecido.

Informar de maneira simples e rápida

Com o ritmo acelerado do dia a dia, uma comunicação ágil e dinâmica é essencial, e as imagens contribuem para a velocidade das informações, pois transmitem mensagens com mais rapidez. 

Com recursos visuais, é possível transmitir informações complexas de forma mais simples e direta. Em um mundo atual, em que cada vez mais as pessoas querem gastar menos tempo, estabelecer essa conexão imediata é fundamental.

Novamente lembramos do “M” do McDonald’s, você pode estar passando por uma avenida qualquer, no seu caminho para casa e, ao enxergar esse símbolo, sentir vontade de parar para comer um Big Mac. O mesmo pode acontecer ao avistar um outdoor com uma imagem de uma pessoa devorando um hambúrguer, tudo isso sem precisar dizer uma palavra.

A importância das cores

Outro ponto que merece bastante atenção quando falamos em comunicação visual, é a importância que as cores têm para o marketing. Elas exercem um papel psicológico importante e são usadas para estimular, acalmar, emocionar e, no caso da propaganda, vender.

A publicidade utiliza-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar escolhas. As cores criam estímulos que podem levar o cliente até o produto ou serviço. Cada uma tem seu significado e despertam diferentes emoções.

O vermelho, por exemplo, muito utilizado em propagandas, desperta sentimentos de paixão, coragem e fartura. Já o verde, lembra natureza, saúde e prosperidade. E o azul transmite calma, relaxamento e serenidade. São diversas as cores e seus significados, e cada uma é utilizada para gerar algum estímulo nos consumidores.

A publicidade utiliza-se das cores para despertar sensações, atrair e influenciar escolhas

Como você percebeu, a comunicação visual tem um papel muito importante, tanto no nas campanhas publicitárias ou para gerar estímulos ou apenas transmitir valores à sociedade.

As agências de publicidade ou marketing utilizam desse artifício para alavancar a comunicação das empresas, como fazemos aqui, na Agência Webi, sempre pensando em mostrar uma imagem positiva dos nossos clientes, e que transmita a mensagem que a sua marca quer passar ao seu público.

Saiba mais sobre nossos serviços e continue acompanhando outros conteúdos como esse em nosso blog e em nossas redes sociais.

Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.