Marketing de conteúdo para redes sociais: como fazer?

Marketing de conteúdo para redes sociais: como fazer?

 

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Dentro do marketing digital, temos muitos métodos e campos de atuação que podem ser aplicados. Um deles é o marketing de conteúdo, conhecido por ser um dos protagonistas do inbound marketing e a solução de marketing que traz mais efetividade. Se você já pesquisou pelo menos um pouco sobre marketing de conteúdo, sabe que a principal forma de aplicá-lo é através dos blogs. Mas, e quanto ao marketing de conteúdo para redes sociais? Ele existe? Também é efetivo? Neste texto, a WEBi mostra tudo isso!

Continuando a leitura, você poderá relembrar o conceito de marketing de conteúdo, ver como funciona o marketing de conteúdo para redes sociais e ainda acompanhar 4 dicas para aplicá-lo nas suas redes e obter resultados parecidos com os que nós conquistamos diariamente para nossos clientes.

Venha com a gente e saiba mais!

 

Relembrando o conceito de marketing de conteúdo

Mas, antes de qualquer outra coisa, é preciso relembrar o que é marketing de conteúdo. Sem entender o conceito, é impossível saber como produzir conteúdo para as redes sociais. Como o próprio nome sugere, o objetivo deste tipo de marketing é produzir conteúdo de interesse do público e distribuí-lo gratuitamente.

Ele vai de encontro a todos os outros tipos de marketing que vieram antes dele. Enquanto o marketing antigo consistia puramente em fazer propaganda dos produtos e serviços da empresa, o marketing de conteúdo tem como foco a distribuição de informação de valor para os clientes em potencial, sem divulgar a marca explicitamente.

“Mas, por que fazer isso?”, você pode estar se perguntando. “Se eu vou investir em marketing, o melhor não é divulgar a minha marca para que o público saiba o quão boa ela é?”. Não necessariamente. Ao dar informação de graça para as pessoas, sua empresa se torna uma solucionadora de problemas, uma amiga e uma referência no assunto.

Quando o cliente percorrer a jornada de compra e vir a precisar de um de seus produtos ou serviços, é muito mais provável que ele escolha a empresa referência no assunto, aquela que o ajudou anteriormente sem pedir nada em troca.

 

Além dos blogs: marketing de conteúdo para redes sociais

Quando falamos em marketing de conteúdo, a grande estrela é o blog da empresa. Afinal, é nele que você irá publicar seus textos mais extensos e detalhados. Quando o público interessado for buscar um termo que remeta ao assunto no Google, são as páginas de blogs que irão aparecer a ele.

O blog é, inclusive, o melhor local para que você aplique as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Essas técnicas ajudam o algoritmo do Google a ler melhor o seu texto e, consequentemente, apresentá-lo para quem está pesquisando. Você pode saber mais neste texto que nós fizemos sobre o assunto.

No entanto, as redes sociais continuam sendo o setor da internet em que os usuários mais estão. Como o objetivo é alcançar essas pessoas, é necessário estar onde elas também estão, certo? Sendo assim, é fundamental fazer marketing de conteúdo para redes sociais. 

Mesmo que seu público não pesquise diretamente o assunto quando usa o Facebook ou o Instagram, ele estará por lá e irá descobrir sua página de algum jeito — seja por outras pessoas compartilhando suas postagens nos stories ou vendo um link do seu perfil em algum dos textos do seu blog.

 

4 dicas para fazer marketing de conteúdo para redes sociais

Pronto! Agora você já entendeu a importância do conteúdo e sabe que o marketing de conteúdo para redes sociais é uma estratégia indispensável. Chegou, então, o momento de aprender a praticá-lo. Acompanhe as dicas:

 

1. Use todas as redes em que seu público está

Lembra que acabamos de falar que fazer marketing de conteúdo para redes sociais é importante pois é nesses locais da internet que a maioria das pessoas está? Mesmo já sabendo disso, deve-se ir um pouco mais além.

Isso porque existem dezenas de redes sociais, e, dependendo da atuação da sua empresa, seu público pode estar mais em uma do que em outra. Por isso, não deixe de fazer pesquisas detalhadas de público. Elas irão mostrar onde os usuários interessados por sua empresa estão e, consequentemente, onde sua empresa também deve estar.

Talvez a sua rede social favorita seja o Facebook. Mas, se o seu público for mais jovem, seus investimentos provavelmente deverão ser feitos no Instagram. Ou, ainda, se ele for mais sério e “corporativo”, no LinkedIn.

 

2. Escreva sobre assuntos que seu público quer ler

Depois de estar no mesmo lugar em que seu público, você deve despertar o interesse dele. Pense com a gente: você continuaria seguindo um perfil que só publica coisas que não te interessam? Provavelmente não, né? Da mesma forma, seu público não continuará seguindo sua empresa se você não falar sobre assuntos de que ele goste.

É por isso que é tão importante focar em assuntos que não tenham, necessariamente, a ver com seus produtos ou serviços. Escrever sobre o mercado no geral e dicas relacionadas à sua área de atuação é uma ótima ideia de marketing de conteúdo para redes sociais que cativa as pessoas.

 

3. Publique constantemente

Você quer que seu conteúdo chegue até as pessoas, certo? Caso contrário, qual é o sentido em escrever? Contudo, para que seus posts tenham um bom alcance, você depende da rede social em questão — visto que é ela quem entrega determinadas postagens a seus usuários.

O melhor aqui é agir de acordo com o que a plataforma considera como boas práticas. E uma delas, em praticamente todas as redes sociais, é ter uma consistência de posts. Quanto mais você postar — sem exageros, é claro —, maiores são as chances dos seus conteúdos aparecerem mais.

 

4. Use hashtags e links

Ainda no assunto “alcance”, outra prática que faz os conteúdos serem mostrados para mais pessoas é o uso de hashtags e links. Quando você faz um post no Facebook, por exemplo, que pode ser complementado por um blog, deixe o link ao final da postagem. Além de levar mais informação ao público, isso ainda ajuda na disseminação.

Já no Instagram, como não é possível colocar links nos posts de feed, a indicação é ir com as hashtags. Inserir hashtags que tenham relação com o conteúdo postado faz total sentido, já que muitas pessoas as utilizam para encontrar conteúdos. Ao incluir determinada hashtag no seu post, ele aparecerá quando essa hashtag for pesquisada.

 

E aí, aprendeu a fazer marketing de conteúdo para redes sociais? Caso também queira aplicar o conceito nas suas redes, mas ainda está meio perdido, talvez a melhor alternativa seja contar com uma empresa especializada no assunto, não acha?

A Agência WEBi tem mais de 21 anos de mercado, sempre atuando com o mercado digital. Nosso serviço de inbound está entre os melhores do Brasil, e estamos sempre conquistando resultados incríveis para cada cliente que passa por aqui.

Para saber mais e ter um bom marketing de conteúdo para redes sociais também, entre em contato conosco!