O tráfego pago e orgânico são as duas formas para atrair mais visitantes ao seu site. Mas você sabe qual recebe mais acessos no Google? Os dois tipos de tráfego apresentam vantagens e desvantagens, e saber como utilizá-los faz toda a diferença para alcançar bons resultados.
Porém, nos últimos anos, as pesquisas “zero-click” cresceram bastante, o que apresentou uma mudança bem notável na distribuição de tráfego. E você sabe como esses não-cliques influenciam nas pesquisas?
Neste artigo, a Agência WEBi vai explicar os principais detalhes sobre tráfego pago e orgânico e mostrar as melhores estratégias para posicionar o seu negócio no topo das pesquisas. Vamos lá!
O que é tráfego pago e orgânico?
Antes de entender quem recebe mais acessos, é importante comentar sobre as diferenças entre as duas fontes de tráfego. Veja:
Tráfego pago
É quando você cria anúncios online, como no Google Ads, para levar usuários ao seu site. Ao pagar por cada clique em seu anúncio, você consegue posicionar uma página nas primeiras posições dos resultados do Google.
Dessa forma, é possível criar anúncios para públicos específicos e ter conversões mais rápidas, tanto de leads ou vendas.
Tráfego orgânico
Já o tráfego orgânico os usuários chegam ao seu site de maneira gratuita, por meio de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que são otimização de conteúdos, pesquisa e inserção de palavras-chave, backlinks, entre outros.
Neste modelo de tráfego, você não paga por clique, é mais sustentável a longo prazo e gera um fluxo constante de usuários. Além disso, os sites que são bem posicionados organicamente são vistos com bons olhos, ou seja, mais confiáveis.
Tráfego pago e orgânico: quem tem mais acessos no Google?
Por mais que a resposta possa parecer simples, ela não é. Tanto o tráfego pago quanto o orgânico geram um grande volume de acessos, mas isso vai depender de estratégia e do nicho de mercado.
Primeiramente, você tem que ter em mente que não existe a palavra “ou” na escolha de tráfego pago e orgânico. Por exemplo: “devo escolher tráfego pago ou orgânico para posicionar o site da minha clínica no Google?”. A resposta é: os dois!
O tráfego pago e orgânico são complementares, porém o pago, geralmente, está focado no fundo de funil a curto prazo e enquanto o orgânico trabalha ativamente as três etapas do funil (topo, meio e fundo de funil) a médio e longo prazo.
Por outro lado, um estudo da BrightEdge revelou que 53,3% de todo o tráfego de sites vem de pesquisas orgânicas. As empresas B2B, por exemplo, têm o dobro da receita de buscas orgânicas comparadas a outros canais. Isso só mostra a importância do SEO para empresas de todos os tamanhos, pois é a forma mais sustentável de se tornar relevante por muitos anos na internet.
O desafio da pesquisa zero-click
Uma pesquisa zero-click é quando o Google fornece respostas diretas na própria página de resultados. Algumas delas são:
Pesquisar pelo preço do dólar ou clima em uma cidade específica:
Aqui, o Google já fornece um resultado direto para a sua pesquisa, sem a necessidade de acessar um site específico para isso.
Pesquisar frases que iniciam com “como” ou “por que”:
Neste exemplo, pesquisamos por “como aumentar a imunidade” e na seção de “As pessoas também perguntam” contém diversos questionamentos sobre o assunto. Ao clicar na setinha para baixo, é possível conferir respostas diretas para elas.
Mas, afinal, qual é o desafio deste tipo de pesquisa?
Na prática, ela pode reduzir o número de cliques em alguns resultados orgânicos. Porém, isso reforça a ideia que é importante otimizar o conteúdo de acordo com essas perguntas comuns do usuário para, assim, aparecer em destaque nos resultados do Google.
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Qual a melhor maneira de aumentar o tráfego orgânico do meu site?
A resposta mais direta que temos é: investindo em Inbound Marketing e SEO. A criação de conteúdos de altíssima qualidade, originais, bem escritos e otimizados para SEO ajudam o seu negócio a se destacar nas pesquisas, conquistar leads e gerar conversões de vendas. Porém, vai muito além disso.
Veja algumas estratégias de Inbound Marketing que funcionam:
Criação de conteúdos para blogs
Será que os blogs já morreram? Nada disso! Os blogs continuam vivos e são uma das principais estratégias de Inbound Marketing. A construção de artigos bem escritos, informativos e relevantes atraem visitantes e ajudam a posicionar seu site no topo dos resultados do Google.
Para isso é necessário construir uma estratégia de planejamento de topo, meio e fundo de funil, pesquisa de palavras-chave, estruturação de artigos com meta tags, redação estratégica pensada na intenção e no nível de funil do usuário, entre outros.
SEO On-page e Off-page
O SEO on-page faz a otimização de elementos dentro do seu site, como títulos, meta descrições e palavras-chave. Já o SEO off-page foca em fatores externos, como backlinks e menções em outros sites. Ambas as estratégias são fundamentais para melhorar a visibilidade de uma página no Google.
Experiência do Usuário (UX)
Não adianta ter um site com conteúdo bem escrito e otimizado para SEO se ele tem uma experiência ruim. O desenvolvimento de um site rápido, responsivo e intuitivo ajuda a reter mais usuários e melhorar a posição na SERP.
Além disso, um site com bom UX diminui a taxa de rejeição — que são aqueles visitantes que saem de um site logo após acessarem uma página. O Google interpreta isso de forma negativa, podendo prejudicar o posicionamento nos resultados de busca.
A Agência WEBi pode te ajudar a conquistar mais tráfego orgânico!
A Agência WEBI é especializada em Inbound Marketing com mais de 24 anos de experiência. Somos RD Station Partners e Google Partners, ou seja, temos a expertise necessária para oferecer uma solução de marketing digital completa.
Ao contratar nossos serviços de conteúdos e de SEO, faremos uma auditoria completa do seu site, identificando pontos de melhoria para implementar estratégias que vão aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa.
Não medimos esforços para entregar o melhor aos nossos clientes, sendo que todo nosso trabalho é notável por meio de números reais.
A FS Yachts, por exemplo, teve um crescimento de 78% em um ano e um aumento de 66% das vendas originadas do marketing digital, sendo que a Agência WEBi foi responsável por tudo isso.
Já a Nutrição e Fertilidade teve mais de 28% no aumento de conversões e mais de 1.200 vendas em suas soluções.
E tudo isso é possível através de uma equipe de marketing digital altamente qualificada no que faz!
💡 Veja também — Cases de sucesso da Agência WEBi
Então, conseguiu entender mais sobre tráfego pago e orgânico?
Podemos enfatizar que as duas estratégias de tráfego são importantes, porém cada uma possui objetivos e resultados diferentes. Vale a pena implementar as duas no seu negócio, porém o tráfego orgânico é mais sustentável a médio e longo prazo.
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