O ecommerce está em constante crescimento e, com ele, novas oportunidades para quem busca se aventurar no mundo digital. Mas você sabe como se destacar nesse mercado tão competitivo? Uma das estratégias mais eficazes é o Inbound Marketing, que atrai clientes em vez de persegui-los. Mas como ele funciona para o seu tipo de ecommerce?
Partindo de um faturamento de quase R$60 bilhões em 2017, para mais de R$187 bilhões em 2023, as expectativas para 2024 e os próximos anos seguem em alta no mercado brasileiro. Porém, com esse crescimento de faturamento, a concorrência segue exigindo melhores serviços e formas de publicidade.
Neste artigo, vamos explorar as diferentes categorias de ecommerce e como a estratégia do Inbound Marketing pode ser usada para impulsionar o sucesso de cada um.
Descubra como atrair, engajar e converter clientes usando informações relevantes, Marketing de conteúdo e outras estratégias de Inbound que, ao longo de toda a jornada de descoberta, o nosso famoso funil de vendas, permite gerar vendas.
Venha em mais este conteúdo da Agência WEBi e comece a construir uma marca forte e duradoura no mercado digital!
O que é Inbound Marketing e como ele se conecta ao Ecommerce?
Como já apresentamos em uma série de nossos conteúdos de blog, o Inbound Marketing, muitas vezes chamado de “marketing de atração”, é uma estratégia de marketing digital que visa atrair, engajar e converter clientes por meio de conteúdos relevantes e valiosos.
Em vez de interromper os clientes com anúncios invasivos 👎, o Inbound Marketing foca em fornecer conteúdo que as pessoas realmente desejam consumir 👍, construindo confiança e relacionamento com o público.
Distribuído em diferentes canais, o material produzido dessa forma pode aparecer de forma natural em plataformas como o Google, redes sociais e até mesmo em grandes sites que usam este conteúdo como fonte de informação e autoridade.
Este tipo de conteúdo e estratégia de comunicação, não apenas é mais humanizado, como também é mais barato! Algo levado em consideração principalmente por empresas no início de sua jornada digital, o custo médio por lead diminui 80% depois de 5 meses de uma estratégia consistente de Marketing de Atração.
Desse modo, não é de se espantar que o ROI (retorno sobre o investimento) das empresas que aproveitam essa estratégia costumem ser muito superiores.
No ecommerce, o Inbound Marketing pode ser usado para:
- Aumentar o conhecimento da marca: atrair novos clientes e posicionar sua marca como especialista no setor.
- Gerar leads qualificados: identificar pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços, facilitando o processo de venda.
- Aumentar as vendas: converter leads em clientes por meio de um funil de vendas bem estruturado.
- Melhorar a experiência do cliente: criar um relacionamento duradouro e fidelizar os clientes.
💡Leia mais – Como converter leads em vendas
Tipos de Ecommerce que se beneficiam do Inbound Marketing
Mas a dúvida que fica é: a estratégia de Marketing Inbound pode funcionar para o meu tipo de ecommerce?
A resposta, em praticamente todos os casos, é sim!
Em um mercado tão saturado pelo tráfego pago, o Inbound surge como uma estratégia versátil que pode ser aplicada a diversos tipos de ecommerce.
Vamos exemplificar agora de maneira melhor e mais ampla para que você possa conhecer as estratégias de agências como a WEBi
1. Ecommerce B2C (Business to Consumer):
O ecommerce B2C é o mais comum, com foco em vender produtos e serviços diretamente para consumidores finais. Alguns exemplos incluem lojas online de roupas, eletrônicos, alimentos e muito mais.
Como o Inbound Marketing funciona no B2C:
- Conteúdo de alta qualidade: blogs, vídeos, infográficos, guias, dicas e tutoriais sobre produtos, tendências e estilo de vida ligados com o público foco.
- Marketing nas redes sociais: Interação com o público, promoções, concursos, stories e lives.
- SEO (Search Engine Optimization): otimização do site para aparecer nas buscas orgânicas do Google, atraindo clientes em potencial e permitindo uma melhor indexação dos motores de busca.
- E-mail Marketing: criação de newsletters, promoções e ofertas personalizadas.
Exemplo – Uma loja de roupas online pode criar um blog com dicas de estilo e tendências da moda, usar as redes sociais para apresentar novos produtos e oferecer promoções exclusivas, além de usar o SEO para aparecer nas buscas por “vestidos de festa”, “roupas femininas”, ou outros termos ligados à moda que possam trazer autoridade e tráfego orgânico para o site.
2. Ecommerce B2B (Business to Business):
O ecommerce B2B se concentra na venda de produtos e serviços de uma empresa para outras empresas. Exemplos incluem plataformas de software, matérias-primas, serviços de Marketing e consultoria e uma infinidade de atuações que não se ligam diretamente ao cliente final.
Como o Inbound Marketing funciona no B2B:
- E-books, white papers e estudos de caso: conteúdo informativo e aprofundado para um público técnico, sobre soluções para problemas específicos.
- Webinars e eventos online: interação direta com o público, apresentação de soluções e troca de conhecimento com especialistas do mercado.
- Marketing de conteúdo direcionado: artigos, vídeos e estudos de caso que solucionam problemas e desafios enfrentados por empresas, muitas vezes, com relatos e provas sociais.
- SEO e Marketing de influenciadores: posicionamento estratégico no Google e construção de relacionamento com líderes de opinião no setor.
Exemplo: Uma empresa de software para gestão de projetos pode criar e-books sobre as melhores práticas de gestão de projetos, organizar webinars sobre as funcionalidades do software e publicar artigos em sites de tecnologia relevantes.
💡Leia mais – Por que o Inbound Marketing é o melhor para empresas B2B
3. Ecommerce D2C (Direct to Consumer):
O ecommerce D2C envolve a venda direta de produtos ao consumidor, sem intermediários. Esse modelo está em ascensão, permitindo que marcas controlem toda a experiência do cliente, mas tendo que competir nas redes e buscadores com grandes lojas e marketplaces estabelecidos. Podemos mencionar como exemplo, marcas de roupas, cosméticos, alimentos e produtos personalizados.
Como o Inbound Marketing funciona no D2C:
- Construção de uma forte marca: conteúdo que expõe a história da marca, os valores e a missão.
- Marketing de conteúdo autêntico: materiais que destacam os benefícios dos produtos e a experiência do cliente.
- Comunicação direta com o cliente: interação em mídias sociais, resposta rápida a perguntas e comentários, além do esclarecimento sobre as formas de venda direta com a empresa.
- Criação de comunidades online: Grupos do Facebook, fóruns e plataformas para conectar clientes com a marca.
Exemplo: Uma marca de café, que antes seria comercializada somente em portais de terceiros, pode criar um blog com receitas de café, publicar vídeos sobre a origem do café e interagir com o público nas redes sociais, oferecendo promoções e respondendo a dúvidas. Em paralelo, reformular seu site com um novo ambiente pensado nas práticas de SEO para atrair o público em uma compra direta.
4. Ecommerce Marketplace:
Um marketplace funciona como um centro online que conecta vendedores e compradores. Alguns dos maiores exemplos do mundo são a Amazon, Mercado Livre e AliExpress, porém marketplaces menores já estão em alta, agregando produtores locais ou superespecializados.
Como o Inbound Marketing funciona em um marketplace:
- Otimização da loja virtual: informações claras, fotos de alta qualidade, descrições detalhadas e espaços para avaliações.
- SEO e Marketing de conteúdo: otimizar a loja para buscas relevantes e criar conteúdos que destaquem as principais linhas de produtos oferecidos.
- Marketing de afiliados: incentivo e suporte para parcerias com influenciadores e outros sites para divulgar produtos.
Exemplo: Um marketplace especializado em roupas, ou um vendedor de roupas em um desses espaços pode otimizar sua loja com fotos de alta qualidade e descrições detalhadas, oferecer descontos, além de usar o SEO para aparecer nas buscas por produtos específicos.
Vantagens do Inbound Marketing para o Ecommerce
O Inbound Marketing oferece diversas vantagens para o ecommerce, incluindo:
- Custo-benefício: o Inbound Marketing, em geral, tem um custo menor do que outras formas de Marketing, como anúncios tradicionais.
- Alcance e engajamento: educando e conversando com todas as etapas do processo de compra e descoberta, você pode alcançar um público maior e engajar com ele de forma mais significativa.
- Construção de relacionamento: a educação e estabelecimento de uma autoridade da marca, por conteúdos e ações, permite construir um relacionamento de confiança com seus clientes.
- Clientes qualificados: além do público “frio”, que está no início de uma jornada de compras, o Inbound Marketing atrai clientes que já demonstram interesse em seus produtos ou serviços.
- Resultados mensuráveis: É possível acompanhar os resultados do Inbound Marketing e otimizar suas estratégias com base em uma série de dados coletados, como os relatórios oferecidos por agências como a WEBi. Muito mais do que uma evolução de vendas, estes gráficos permitem observar intenções de buscas e um ranqueamento de conteúdos, páginas e produtos.
💡Leia também – O que é a jornada de compra em um processo de inbound marketing?
Inbound Marketing para um Ecommerce de Sucesso
Seguindo projeções de grandes portais para o mercado nacional, a expectativa para 2024 é de que o ecommerce nacional supere os R$200 bilhões. Esse tema está tão em alta que, neste ano, será também o foco de grandes eventos, como o RD Summit, onde a Agência WEBi estará presente como patrocinadora e expositora.
Por meio de conteúdos relevantes, você pode atrair, engajar e converter clientes, construindo uma marca forte e duradoura no mercado digital, independente do investimento no famoso tráfego pago.
Lembre-se de que o Inbound Marketing exige tempo, dedicação e consistência. Mas com planejamento estratégico e execução correta, você poderá colher os frutos dessa poderosa ferramenta de marketing digital e impulsionar organicamente o crescimento do seu negócio!
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Texto escrito por Thiago Marthendal, Analista de Conteúdo da WEBi.