O tráfego orgânico ainda funciona, afinal? Se essa dúvida também é a sua, então seu lugar é aqui.
Em virtude do aumento do investimento das empresas em tráfego pago, nas estratégias de marketing digital, o tráfego orgânico tem tido sua eficiência posta à prova.
Entretanto, como veremos, a história é mais complexa, e o tráfego orgânico ainda deve ser o queridinho na sua estratégia de Inbound Marketing.
Quer entender melhor o assunto, e o que os dados mais recentes sobre SEO dizem sobre se o tráfego orgânico ainda funciona? Então continue com a gente aqui!
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico representa o tráfego de usuários da web que entram no seu site a partir das buscas espontâneas (orgânicas) realizadas por meio de motores de busca.
E nesse sentido, o Google representa 91.85% da participação de mercado, sendo o principal motor de busca do mundo.
Assim, o tráfego orgânico pode ser otimizado drasticamente a partir de um trabalho consistente e técnico de SEO On-Page e Off-Page.
Desse modo, é possível elevar consistentemente as chances dos links do seu site aparecerem nas SERPs (resultados de pesquisa dos motores de busca).
Desse modo, é possível elevar consistentemente as chances dos links do seu site aparecerem nas SERPs (resultados de pesquisa dos motores de busca).
Afinal, estar na posição 1 do resultado de pesquisa é simplesmente fundamental para construir um tráfego orgânico relevante para o seu site.
De acordo com números recentes da SEMRush (State of Search 2023), o CTR (Click Through Rate) dos usuários é o seguinte, de acordo com a posição decrescente em que seus links são exibidos nos resultados da busca:
- 22,2% (desktop) e 22,4% (mobile);
- 9,3% (desktop) e 13% (mobile);
- 8,1% (desktop) e 10% (mobile);
- 5,8% (desktop) e 7,2% (mobile);
- 4,3% (desktop) e 5,6% (mobile);
- 3,3% (desktop) e 4,5% (mobile);
- 2,7% (desktop) e 3,7% (mobile);
- 2,3% (desktop) e 3% (mobile);
- 1,9% (desktop) e 2,6% (mobile);
- 1,6% (desktop) e 2,3% (mobile).
E aqui vai um insight: note como o CTR das buscas orgânicas é maior nos resultados mobile, indicando a urgência de otimização mobile dos sites.
Mas se você continua se perguntando se o tráfego orgânico ainda funciona, tudo bem.
É hora de tirar isso a limpo!
Afinal, tráfego orgânico ainda funciona?
Sim. O tráfego orgânico funciona, e aliás, funciona muito bem.
De acordo com o relatório recente da SEMRush, ”State of Search 2023”, o SEO ainda é decisivo para conquistar e manter a visibilidade online das empresas.
A SEM Rush é uma das principais ferramentas e portais informativos sobre SEO e Marketing de Conteúdo, e sua amostragem analisou, literalmente, milhares de domínios nas buscas orgânicas.
De acordo com o relatório, é possível extrair conhecimentos cruciais que demonstram claramente que o tráfego orgânico ainda funciona, como:
- Uma quantidade relevante de novos sites apareceram nas SERPs do Google em 2022, com 28% mais domínios bem classificados. Isso demonstra claramente como um bom trabalho de SEO pode assegurar bons desempenhos nas buscas, mesmo com pouco tempo de domínio;
- As SERPs do Google se tornaram mais visuais na versão Desktop e mais comerciais na versão mobile. Isso foi motivado pela exibição de cada vez mais features comerciais nas pesquisas mobile, como o recurso ”Produtos”, que apareceu em mais de 25% de todas as buscas mobile;
- A intenção de busca dos usuários apresentou mudanças importantes, provavelmente em virtude dos novos recursos do Google nos seus resultados de busca. Assim, em 2022, as palavras-chave comerciais e transacionais apresentaram aumento considerável em relação ao ano anterior.
E por fim, vale também a menção à pesquisa State of Marketing 2023 da Hubspot, que constatou que os blog posts apresentam o 3º maior ROI (Retorno sobre Investimento) das ações de marketing.
Mesmo assim, o debate sobre a eficiência entre Tráfego Pago e Tráfego Orgânico ainda circula pelas redes de profissionais de marketing, não é?
Hora de conversarmos sobre isso!
O que é melhor: tráfego pago ou tráfego orgânico?
O que é melhor: tráfego pago ou tráfego orgânico? A resposta é simples, por que fazer inimigos? Utilize os dois!
Nossos mais de 20 anos de experiência nos ensinam que o melhor dos dois mundos é aliar essas duas fontes de tráfego para o site.
Desse modo, o tráfego orgânico atrai leads qualificados de maneira totalmente espontânea, a partir de conteúdos otimizados e interessantes.
Trata-se de uma estratégia excelente de médio e longo prazo, capaz de converter muito bem os leads, além de estreitar os laços através de uma estratégia consistente de Inbound Marketing.
Desse modo, os usuários orgânicos interagem cada vez mais com a marca, e vice-versa, aumentando drasticamente o seu ”Lifetime Value”.
Por outro lado, o tráfego pago é uma excelente maneira de trazer usuários em um alto volume para o site, com ações mensuráveis e possibilidade de controle do orçamento em tempo real.
Além disso, ferramentas de tráfego pago como o Google Ads apresentam cada vez mais opções de otimização das campanhas.
Desse modo, é possível trazer cada vez mais leads qualificados para o site, seja por interesses, faixa etária, geolocalização, entre outros, pelo menor custo.
Entretanto, é claro, esse investimento requer um orçamento razoável para que produza resultados consistentes.
Por isso, contar com uma agência especializada em Inbound Marketing como a WEBi pode poupar seu tempo e alavancar seus resultados enquanto você foca em outras áreas da empresa com tranquilidade.
Se esse é o seu caso, clique aqui para ler nosso artigo sobre as Principais Razões para Contratar uma Agência de Inbound Marketing e tire suas próprias conclusões!