Já faz algum tempo que a transformação digital das empresas deixou de ser uma perspectiva de um futuro distante e passou a ser uma realidade presente. Desde as técnicas de automação de marketing até o emprego de SEO na produção de conteúdos, a tecnologia é uma peça integral e indissociável do mercado.
No entanto, a transformação digital não se limita ao uso de meras estratégias e métodos de comunicação. De fato, uma transformação digital efetiva está intimamente conectada com uma profunda mudança na cultura corporativa da empresa — colocando a tecnologia e a análise de dados como as principais ferramentas que impulsionarão o seu negócio.
Por extensão, é vital que as empresas que ainda não conseguiram se adaptar às novas demandas socioeconômicas do século XXI tracem um planejamento de gestão, a fim de incorporar os princípios da transformação digital dentro da sua cultura de trabalho.
Mas como fazer essa preparação? É o momento certo para a sua empresa transicionar para esse novo modelo?
Foi pensando nesses dilemas que a Agência WEBi preparou este texto; oferecendo as principais dicas e estratégias para que empresas em processo de transformação digital possam modernizar seus processos com êxito, com um mínimo de risco às suas operações e aos seus colaboradores.
Boa leitura!
O que é a transformação digital?
O termo transformação digital nada mais é do que a adoção de tecnologias, dos mais variados tipos e complexidades, por parte das empresas que desejam dinamizar seus processos, ampliar seu alcance de público, otimizar o desempenho da equipe e os resultados atingidos por ela.
Parece até fácil de fazer quando conseguimos sintetizar em um único parágrafo, né? Porém, saiba que não é bem assim.
Como mencionamos na introdução, uma transformação digital efetiva, legítima e completa requer um comprometimento geral da empresa em mudar radicalmente sua cultura corporativa, de trabalho e até mesmo sua filosofia de negócios.
Ou seja, não basta que sua empresa contrate um time de mídias sociais ou especialistas em copywriting para que se torne uma empresa modernizada, ou ainda injetar uma altíssima quantidade de capital no setor de TI e deixar os demais como estão. A evolução deve ser homogênea e horizontalizada.
E vale mencionar que esse processo não é feito da noite para o dia. A transformação digital requer constantes rodadas de avaliações técnicas, financeiras e estruturais que são, por sua vez, distribuídas ao longo de meses de adaptação.
Preparando a sua empresa para a transformação digital: principais orientações
Com todas essas informações preliminares em mente, vamos conferir agora quais são os passos iniciais que a sua empresa pode dar em direção a uma verdadeira transformação digital, levando em conta fatores como tamanho da empresa, disponibilidade de capital e capacitação de colaboradores.
1) Montando um planejamento estratégico
Nenhuma empresa em seu processo de transformação digital dependeu apenas da aquisição dos melhores equipamentos e programas possíveis de forma a alavancar seus negócios. Todas atestam que um planejamento estratégico preciso foi necessário para preparar as equipes e a infraestrutura para as novas operações da empresa.
Portanto, é preciso que os gestores tenham uma visão prática e objetiva de quais pontos precisam de atenção especial, seja na relação com clientes e/ou fornecedores, no aumento de integração setorial, capacitação de funcionários, personalização através de personas, e por aí vai.
2) Investindo na capacitação
Outra preocupação que acomete tanto a gestão quanto os funcionários é o desligamento por falta de capacitação. Vimos muito essa prática sendo aplicada a partir dos anos 1990, tanto em estúdios de animação quanto em redações jornalísticas que não puderam capacitar seus trabalhadores para a modernização dos processos de produção.
Mas como todo bom gestor sabe, a capacitação de contribuintes não é um gasto — é um investimento.
Nesse sentido, aplicar capital no treinamento dos membros da equipe que não estejam familiarizados com os softwares e demais equipamentos que serão usados no futuro é uma ótima tática para mantê-los engajados, produtivos e contentes em sua profissão, o que afetará diretamente o lucro da empresa a médio e longo prazo.
3) Foco em estrutura e inovação
Com os processos internos satisfatoriamente encaminhados, podemos falar de fatores que irão contribuir para o diferencial da sua empresa em meio à competição: uma boa estrutura e atitudes inovadoras.
Para começar, é importante que a equipe não tenha vergonha de ser audaciosa, pois é com essa atitude que a empresa conseguirá achar o seu diferencial de mercado. Para tanto, um investimento substancial na presença digital da marca é imprescindível, tanto em sua plataforma quanto em campanhas de marketing.
Além disso, a atitude inovadora da equipe não deve ser limitada pela infraestrutura limitante da empresa. Para viabilizar a inovação, é necessária a aquisição de softwares, equipamentos, instalação de servidores locais e outras ferramentas que requerem uma estrutura mais robusta.
E lembre-se que contratar o auxílio de empresas especializadas em transformação digital para uma avaliação é sempre uma alternativa viável.
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