9 erros mais comuns no marketing digital que você deve evitar a qualquer custo!

Postado em 8 de agosto de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

Trabalhar com marketing digital não é tão fácil quanto muitos parecem achar. Realizar cada um dos passos necessários é um processo longo e complicado e, por isso, algumas falhas acabam sendo comuns. Pensando nisso, a WEBi trouxe para você hoje uma lista com os 9 erros mais comuns no marketing digital.

Conhecendo todos eles, você saberá como evitá-los e poderá tirar o máximo do marketing no ambiente online para a sua empresa. Continue a leitura em seguida e saiba quais são os erros mais comuns no marketing digital!

 

Os 9 erros mais comuns no marketing digital

 

1. Não planejar

Nós gostamos de frisar a importância do planejamento por aqui sempre que possível. E isso não é sem motivo. Um projeto de marketing digital nada mais é que um plano de ações detalhadamente descrito, onde cada passo está muito bem especificado e explicado com todas as justificativas estratégicas.

Da mesma forma que o planejamento é o primeiro passo para uma boa ação de marketing online, não elaborar e nem seguir um planejamento é o primeiro entre os erros mais comuns no marketing digital que sua empresa não deve cometer de jeito nenhum.

Afinal, é ele que mostra como as ações seguintes devem ser administradas. E, no caso de algo não acontecer como deveria inicialmente, são os dados contidos no seu planejamento que apontarão a solução mais ágil e adequada.

 

2. Não conhecer o público

Mais do que um erro no marketing digital, este é um erro no negócio como um todo. Saber quem é o seu público é essencial para oferecer seus produtos e/ou serviços do melhor jeito possível e manter os clientes sempre satisfeitos com o que você tem a oferecer.

No caso do marketing digital, conhecer o público é o que permitirá uma comunicação mais efetiva. É com base no seu conhecimento sobre o cliente que os profissionais de marketing que trabalham ao seu lado poderão construir uma persona e falar diretamente com aqueles potenciais novos clientes.

Portanto, se você ainda não sabe quem é o seu público, essa é a hora de ir atrás destas tão preciosas informações. Uma das formas mais assertivas para descobrir é a realização de uma ou mais pesquisas. Muitas vezes seu público pode ser outro bem diferente do que você pensa que é.

 

3. Não contratar um profissional

“Ah, eu tenho um sobrinho que mexe com esses Photoshop aí, pode deixar que ele faz, vai ser muito mais barato”.  Bom, você conhece aquela expressão que diz que às vezes o barato sai caro, né? O gerenciamento da sua marca no ambiente online é uma dessas situações.

Isso porque o marketing digital inclui todo um processo minucioso com detalhes que apenas profissionais são capazes de lidar com maestria. Seja uma agência ou uma equipe interna de marketing, os profissionais é que são os capazes de gerir sua marca na internet e, além disso, ajudar a alavancar suas vendas.

E não pense que simplesmente contratar um estagiário para cuidar do seu marketing será a solução de todos os seus problemas. Quando falamos em equipe, estamos falando de um grupo de pessoas altamente qualificadas.

 

4. Focar apenas em redes sociais

Em um outro texto no blog, específico sobre a performance de sites, nós já falamos por aqui que você nunca deve focar somente nas redes sociais da empresa. Ainda que elas sejam,  com toda a certeza, ferramentas poderosíssimas, é o complemento de outras ações que as torna completas.

E, mesmo que isso seja senso comum entre os profissionais da área, contar apenas com a gestão de redes sociais continua sendo um dos erros mais comuns no marketing digital.

Se você produz conteúdos relevantes, seja por meio de um blog ou de materiais ricos, por exemplo, utilizar as redes sociais para divulgá-los aumenta a efetividade. Outro exemplo é o de que certos posts têm a capacidade também de fazer mais pessoas se cadastrarem em listas de e-mail. 

De qualquer forma, tenha sempre em mente que a união e o trabalho conjunto de diferentes mídias é o que traz os melhores resultados.

 

5. Deixar o site de lado

Lembra que falamos no tópico anterior sobre a performance de sites? Se você aproveitou e também leu o texto que citamos, sabe que ela é um dos fatores que influencia o sucesso do marketing digital de uma empresa.

A boa performance do seu site só será possível se ele tiver sido desenvolvido e otimizado por quem entende do assunto. Um site de qualidade é o primeiro passo para começar a aparecer nas primeiras páginas dos buscadores e, consequentemente, ser encontrado por seus clientes. 

Portanto, não deixe seu site de lado! Ele é o único ambiente na internet que você pode, efetivamente, chamar de seu. 

 

6. Não produzir conteúdo

Enquanto um site bem desenvolvido e otimizado é o primeiro passo para ganhar autoridade e conquistar suas posições nos buscadores, produzir conteúdo é o segundo. Combinando os dois, sua atuação online pode chegar longe.

Atualmente, vivemos em uma época onde ninguém mais quer ver propagandas, e algumas pessoas até pagam para não vê-las. Sendo assim, é a produção de conteúdo que se mostra como a melhor solução para se comunicar com seu público. Dê informações, resolva dores, tire dúvidas e é de você que as pessoas se lembrarão quando precisarem.

A longo prazo, a produção de conteúdo pode mudar tudo, e não tenha dúvidas de que a falta dela é grave; um dos erros mais comuns no marketing digital. 

Há diversas formas de produzir e divulgar conteúdo: você pode escrever textos em um blog, fazer posts mais rápidos e diretos nas redes sociais e, como explicaremos melhor no item abaixo, falar diretamente com as pessoas que acompanham sua marca por e-mails.

 

7. Subestimar o poder do e-mail

Chegamos a mais um erro muito recorrente. Quantas vezes você ouviu por aí que o e-mail morreu? Esta é uma frase repetida desde 2010, e, quanto mais o tempo passa, mais ela fica errada. Ainda que ele realmente tenha perdido seu espaço como um meio de comunicação direta entre as pessoas, como forma de marketing ele continua sendo muito forte.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa E-commerce Radar, realizada e divulgada pela Neomove em 2017, a taxa de conversão média originária do e-mail marketing é maior que a taxa de conversão média geral. Enquanto a geral é de 1,4%, a do e-mail quase chega aos 2%.

Além disso, com o advento dos smartphones, nunca esteve tão fácil acessar o e-mail. Você pode estar checando suas novas mensagens simplesmente ao tirar o celular do bolso. 

 

8. Não acompanhar os resultados

Observe a quantidade de ações que precisam ser realizadas para que o marketing digital de uma empresa seja completamente efetivo. São muitas, não acha? Um bom planejamento, a contratação de profissionais, alinhamento ou descoberta de público e, depois de tudo isso, as ações em si.

Com todo o esforço que você e os outros profissionais envolvidos tiveram até aqui, por que você não acompanharia os resultados que está alcançando? Afinal de contas, foi buscando atingi-los que você começou a trabalhar com marketing digital, não é?

Não acompanhar os resultados é mais um dos erros mais comuns no marketing digital que continuam sendo cometidos por gestores de diferentes áreas. Se você quer saber se todo o seu investimento está valendo a pena, acompanhe seus resultados.

 

9. Acompanhar os resultados e não usá-los para melhorar

Tudo bem, digamos que você não comete o erro anterior. Muito pelo contrário: você, com a parceria da sua agência ou equipe interna de marketing, está por dentro dos números que a empresa tem conquistado e sabe muito bem quais são os seus resultados. Ainda que eles possam sim ser muito bons, é provável que eles não sejam perfeitos; seus números sempre podem ser melhorados.

Tão importante quanto — se não até mais — que acompanhar os resultados é utilizar cada um dos insights que eles proporcionam para melhorar sua estratégia.

Caso ela não esteja cumprindo o objetivo desejado, você consegue identificar o problema e consertá-lo. Já se ela está, você pode investir ainda mais no que está dando certo, realizar melhorias e alcançar metas ainda maiores e mais ousadas.

 

Acompanhar os resultados não serve apenas para saber se o investimento vale a pena. Acompanhar os resultados serve para fazê-lo valer.

 

 

Ufa! Viu como muita coisa pode dar errado quando a devida atenção não é dada ao trabalho feito? Agora que você já conhece os erros mais comuns no marketing digital e, com certeza, não quer cometê-los também, assim como nós não fazemos, que tal contar com os serviços de uma agência especializada em inbound marketing com mais de 20 anos de experiência no mercado digital? 

 

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