Contratar uma agência de marketing digital ou montar sua própria equipe?

Postado em 1 de julho de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

Que empresa não quer ver seu negócio prosperar, se tornar conhecido e ter um nome forte no mercado? Quando pensamos em um futuro próspero assim, a primeira preocupação que gestores de empresas deveriam ter é com a presença digital de suas marcas. Para que tal objetivo seja alcançado com tranquilidade e eficiência, é imprescindível a atuação de uma agência de marketing digital.

Com a ascensão da internet e das redes sociais nos últimos anos, o setor de marketing digital virou uma realidade dentro das empresas sérias que buscam crescimento. E não se engane: o marketing digital é muito mais que “apenas” fazer uma postagem no Facebook ou blog; ele vai muito além disso. Marketing digital é divulgação, comercialização e, ainda mais importante, comunicação com o público. 

Por conta disso, é inevitável o surgimento daquela dúvida: é melhor contratar uma agência de marketing digital ou simplesmente montar uma equipe especializada dentro da empresa? Essa é uma questão muito difícil de ser respondida. Afinal, cada empreendimento tem suas peculiaridades, e cada uma delas afetará completamente a decisão. 

Mas, não tema! Para ajudar você nessa tarefa, a WEBi preparou algumas dicas que irão facilitar sua escolha do que é mais vantajoso para sua empresa. Confira!  

 

O porquê de contratar uma agência de marketing digital 

Redes sociais, marketing de conteúdo, inbound marketing e links patrocinados. Você deve conhecer esses nomes, certo? Eles são apenas alguns dos módulos envolvidos em uma boa presença de marcas pela internet. 

Portanto, se você quer um trabalho de qualidade, é preciso contar com um profissional especializado para cada uma dessas tarefas. Somente assim sua empresa terá diferenciais e sairá ganhando em qualidade e lucro diante das demais do mercado

Contratar uma agência de marketing digital é importante justamente por isso. Nela, existem profissionais capacitados e envolvidos no desenvolvimento das estratégias mais adequadas para saber quais as campanhas mais rentáveis e quais palavras-chaves e textos irão despertar a curiosidade do usuário em saber mais sobre sua empresa. 

Veja abaixo alguns dos benefícios específicos de contratar os serviços de uma agência de marketing digital:

 

Principais vantagens de uma agência de marketing digital

 

  • Preço fixo 

Uma agência de marketing digital, normalmente, oferece um preço fixo para execução dos serviços para as empresas, podendo ser alterado conforme as exigências do contratante. Isso é diferente, por exemplo, do que acontece ao montar uma equipe na própria empresa, onde há o pagamento não dos serviços, mas de cada colaborador. 

E, acredite em nós: um projeto de marketing digital eficiente exige uma equipe completa e muito bem estruturada. E por falar nisso…

 

  • Equipe especializada para cuidar de cada uma das estratégias

Criação de conteúdo para sites, blogs, redes sociais, peças e automação. É tanto conteúdo que muitas vezes é difícil dar conta. Mas uma agência de marketing digital, com sua equipe especializada, é capaz de realizar cada uma destas tarefas. Todos estes profissionais são, obrigatoriamente, parte integrante de uma agência. Você acha que, hoje, conseguiria reunir um time para a sua empresa? A tarefa certamente não é fácil.

Afinal, hoje há ferramentas novas surgindo dentro do marketing digital a cada dia e somente uma equipe capacitada consegue utilizar, se atualizar e colaborar para o bom resultado de impulsionamento de uma marca na internet. 

 

  • Impulsionamento 

Impulsionar uma empresa na internet é outra habilidade que somente com a contratação de uma agência de marketing digital é possível ter resultados. Principalmente por contarem com uma equipe especializada somente para isso, são as agências que conseguem destacar uma marca perante as buscas do google. Com muito estudo e estratégia, as palavras-chaves e os conteúdos mais relevantes são desenvolvidos. 

 

  • Reconhecimento da marca

No marketing digital não basta apenas que o usuário clique em algum conteúdo da empresa se o seu objetivo é alavancar vendas ou ser reconhecido. É preciso que ele se interesse pelo que é oferecido pela marca, compartilhe com outros usuários o que encontrou e, principalmente, converta.

É assim que o reconhecimento e crescimento da marca é criado, fazendo com que ela, ao mesmo tempo, venda e seja conhecida por um número cada vez mais alto de pessoas. 

 

  • Gerenciamento de resultados 

Ao contratar uma agência de marketing digital, fica muito mais prático ter o controle do gerenciamento de resultados, pois tudo é observado pela agência contratada, a qual, por sua vez, passará todos os dados para a empresa contratante. 

Logo, você terá o controle, muito mais rápido, de todas os resultados obtidos com o trabalho da marca na internet em determinado período.  

 

  • Lucro

Um dos principais objetivos das empresas que implementam o marketing digital em suas atuações é tornar a marca reconhecida, para que então o público consuma os produtos ou serviços oferecidos. 

Portanto, contrate uma agência e, como resultado, você provavelmente terá um aumento significativo dos lucros da sua empresa. Isso tudo, é claro, com a possibilidade de atingir um público muito maior do que quando as ferramentas da internet não eram utilizadas.

 

  • Produtividade   

Contratar uma agência de marketing digital é a possibilidade também da sua empresa aumentar a produtividade. Afinal, ela terá outra empresa direcionada especificamente para cuidar do setor de marketing digital, que para muitos é complexo. 

Quando alguém que não entende muito bem do universo digital tenta trabalhar com ele, o investimento de tempo é muito maior — em alguns casos sendo até uma perda —, isso sem contar nos riscos de ações ineficazes.

 

Dica: Outro diferencial de optar por uma agência de marketing digital é a flexibilidade no contrato. É possível modificar muitos projetos e as demandas de publicação podem ser feitas conforme o novo valor estabelecido e os serviços tratados. 

 

Mas não vale a pena montar a própria equipe?

Para montar sua própria equipe de marketing, a empresa precisa observar alguns aspectos. O primeiro deles é qual a demanda que o setor traz para a empresa. Depois, quais os objetivos pretendidos, as metas a serem alcançadas e, principalmente, as condições financeiras que a empresa possui para contratar uma equipe. 

Afinal, a demanda de trabalho é grande, e a contratação de apenas um ou dois profissionais não será suficiente para suprir todos os objetivos de presença e atuação da empresa na internet. 

Por esse motivo, montar sua própria equipe de marketing digital é algo indicado somente para empresas maiores e que buscam resultados a longo prazo. Afinal, este é um trabalho que exige o envolvimento de todos os setores: conteúdo, programação, redes sociais e design. Um precisa dos outros para que o impulsionamento da empresa na internet tenha sucesso. 

Para a maioria das empresas pequeno e médio porte, não há alternativa melhor que a contratação de uma agência de marketing digital.

 

E aí, tirou suas dúvidas? Conseguiu decidir qual é a melhor opção para sua empresa? Se você optou pela contratação de uma agência de marketing digital, ótimo! Que tal conhecer uma agência com mais de 20 anos de mercado? Entre em contato conosco e conheça agora os serviços oferecidos pela WEBi!