A Inteligência Artificial é a tecnologia do momento. Ela é uma das maiores revoluções do século XXI. O ChatGPT, da OpenAI, lançado no final de 2022 é a IA mais famosa e utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo. Porém, com o seu surgimento, a criação de conteúdo se tornou massiva. E é aí que entra a importância de um texto humanizado.
Você sabe como criar um conteúdo humano em um mundo cada vez mais tecnológico? E como equilibrar o uso da Inteligência Artificial com a necessidade de manter uma conexão autêntica e emocional com o seu público?
É sobre isso que vamos explicar neste artigo. Vamos nessa!
O que é um texto humanizado?
O texto humanizado é aquele que gera conexão emocional e intelectual com o leitor. É um conteúdo que vai além da transmissão de informações, mas ele busca entender e atender as dores, desejos e necessidades de uma persona.
Mas o que é persona? É a exemplificação de uma pessoa ideal do seu público-alvo. Ela tem nome, idade, profissão, hábitos, rotina, necessidades, desejos, dores, entre outros. Uma marca necessita se comunicar diretamente com essa figura ideal para ter resultados.
No marketing digital, a capacidade de criar um bom texto humanizado é o que diferencia as empresas que apenas informam daquelas que realmente geram impactos. E, para isso, também é essencial trabalhar com um tom de voz específico, criar uma narrativa envolvente e escolher as palavras certas.
A importância do conteúdo humanizado para sua marca
Todas as pessoas gostam de ser tratadas como humanos e não como números. Além de gerar mais empatia, também aumenta o nível de confiança. Por isso, o texto humanizado é tão importante.
Conforme comentamos, você precisa entender sobre a sua persona para escrever um conteúdo que realmente engaje. Através dessa comunicação mais próxima do consumidor, é possível melhorar a absorção de informações e, principalmente, diferenciar o seu negócio da concorrência.
Quer alguns exemplos disso?
Se visitarmos agora o perfil da Apple no Instagram, é possível notar algo muito característico da empresa. Cadê as fotos dos iPhones? E dos MacBooks? E do iPhone 16 que possui ferramentas revolucionárias de IA? Você não vê no feed.
A marca entendeu que o que engaja mesmo é a humanização. No caso da Apple, eles publicam fotos tiradas por usuários de iPhone e um texto curto na legenda. Isso é um conteúdo humanizado.
Quando pensamos em texto humanizado para blogs, a Profilática é um ótimo exemplo. Ela é uma empresa especializada na venda de produtos de limpeza hospitalar, focada no controle de infecções e biossegurança. O seu segmento de atuação é técnico e voltado a um público-alvo específico. E a pergunta é: como criar um conteúdo humanizado? Simples, basta estudar sobre a persona e o mercado.
No blog da Profilática, por exemplo, você pode conferir diversos textos humanizados que conversam diretamente com o público da empresa. Inclusive, é um cliente de Inbound Marketing da Agência WEBi. 😉
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5 dicas para escrever um texto humanizado na era da IA
Agora que você já sabe o que é um conteúdo humanizado e qual a sua importância, vamos conferir 5 dicas práticas sobre o assunto.
1. Conheça a sua persona
Para criar um texto humanizado, é fundamental conhecer profundamente sua persona. Realize pesquisas de mercado, análise dados demográficos e comportamentais, e crie buyer personas. Quanto mais você souber sobre seu público, mais fácil será criar um conteúdo que conecte com ele.
2. Use o storytelling
Histórias conectam e emocionam. A IA é uma ótima provedora de ideias, mas é a habilidade humana que transforma essas ideias em narrativas memoráveis. Use o storytelling para conectar seu público à sua marca de maneira verdadeira.
3. Fale a linguagem do seu público
Não adianta usar uma linguagem rebuscada para um público que possui vocabulário simples. Eles não vão se conectar com o seu negócio. Se a sua persona é jovem, use uma linguagem do cotidiano dela, de forma leve e informal. Se a sua persona é mais velha e de executivos, vale a pena optar por um tom de voz mais formal e sério.
4. Crie uma comunidade
Criar um conteúdo humanizado não é sobre palavras, mas é a oportunidade de criar uma comunidade ao redor da marca. É necessário incentivar a interação e o diálogo com os leitores. Para isso, responda comentários, faça perguntas, crie grupos nas redes sociais e esteja cada vez mais próximo dos consumidores.
5. Foque nas dores e desejos da persona
Você pode usar a IA para coletar e analisar dados do seu público, mas faça questão de entender essas informações. É assim que você terá uma visão mais crítica e sensível sobre seu público, sendo possível adaptar o contexto da empresa a uma comunicação mais certeira.
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A Inteligência Artificial chegou para ficar e ela pode ser uma ótima aliada para a sua produção de conteúdo. Entretanto, lembre-se que a IA deve ser usada como uma ferramenta, não como a voz principal do seu texto.
Ao utilizá-la, revise e adapte o texto para o tom de voz da sua marca, sempre respeitando as necessidades, desejos e dores da sua persona. O objetivo é criar um conteúdo humanizado, não um compilado de palavras robóticas.
Faz sentido para você? Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado!
Aproveite para conferir outros artigos no blog da Agência WEBi. Temos muitos conteúdos sobre marketing digital que são escritos por profissionais humanos e apaixonados pelo que fazem! 🧡