Inteligência Artificial Online – O ChatGPT vai ditar o seu conteúdo?

Inteligência Artificial Online – O ChatGPT vai ditar o seu conteúdo?

Existem alguns artigos que nós, comunicadores, demoramos ou até evitamos fazer pois eles podem rapidamente ficar datados ou ultrapassados. Com o ChatGPT, a inteligência artificial online mais famosa do momento, não é diferente.

Para você ter uma ideia, somente nestas últimas duas semanas antes da publicação deste artigo, uma série de novidades e lançamentos balançaram o mundo da inteligência artificial online. Com destaque para o ChatGPT, essas (últimas) novidades prometem se tornar obsoletas, pois o mercado está em constante avanço. Confira algumas delas:

  • ChatGPT Plus é oficialmente lançado no Brasil
  • Microsoft anuncia inclusão de ChatGPT no Bing
  • Google anuncia o Bard como concorrente, gerando milhões em prejuízo
  • ChatGPT é aprovado em prova de medicina nos EUA
  • OpenIA anuncia opções de customização no ChatGPT

E isso é só o principal!

A cada dia os profissionais de comunicação e programação usam as capacidades da plataforma para gerar conteúdos de maneira mais inteligente. Portanto, além do clássico “escreva um texto para mim”, muita experimentação está sendo feita para edições de textos, formatação de tabelas e geração para ideias de conteúdo.

Continue lendo e descubra um pouco mais sobre esta ferramenta. 

O que é o Chat GPT?

Melhor do que pesquisar sobre o tema, fomos perguntar diretamente à inteligência artificial online ChatGPT, o que ela é

“O ChatGPT é um modelo de linguagem artificial desenvolvido pela OpenAI, uma das empresas líderes em inteligência artificial online. Ele é projetado para imitar a maneira como os humanos usam a linguagem natural, permitindo que ele compreenda e gere respostas a perguntas e instruções em uma variedade de tópicos.

Treinado em uma enorme quantidade de dados de linguagem natural, o ChatGPT possui uma ampla compreensão do idioma e uma ampla gama de conhecimentos em diferentes áreas. Ele é capaz de reconhecer e responder a perguntas e instruções em diversos tópicos, desde ciência e tecnologia até história, entretenimento e esportes.

O ChatGPT é capaz de conversar com as pessoas de maneira natural e fluente, usando uma linguagem simples e acessível, para ajudá-las a entender conceitos complexos ou encontrar soluções para seus problemas. Um sistema como esse pode ser integrado em diferentes plataformas, como aplicativos de mensagens ou assistentes virtuais, para fornecer suporte e assistência em tempo real.”

Longe de ser humilde, e se repetindo em alguns momentos, o ChatGPT é uma ferramenta cada vez mais ampla e assim, saber como usá-la, pode ser o diferencial para sua produtividade. 

Pequenas limitações

Apesar de toda a empolgação sobre o desenvolvimento e aplicação do ChatGPT, é importante saber que ele ainda possui uma série de limitações e erros.

Um pouco diferente do que nós imaginamos de uma inteligência artificial online, ultra poderosa, conectada e atualizada com tudo, a plataforma foi treinada, ao longo de inúmeras interações, com informações disponíveis na Internet apenas até 2021

Isso foi feito dessa forma como um controle da plataforma e curadoria do que estaria disponível para seu estudo e assimilação. Significa também que, quando o programa for questionado sobre eventos posteriores a 2021, o robô não vai conseguir responder ou retornará com informações incorretas. Pelo menos por enquanto…

Outro ponto que vale a sua atenção, caso queira usar o ChatGPT para criação de todo tipo de conteúdo, é que ele, durante uma série de testes, criou referências que não existiam

Ao mesmo tempo em que isso é impressionante, é um perigo quando pensamos em disseminação de desinformação. Diferente do Google, por exemplo, o ChatGPT não informa a fonte das informações.

Programadores, pesquisadores e criadores de conteúdo exploram todos os dias os limites de mais essa inteligência artificial online

O Chat GPT será o fim dos criadores de conteúdo?

Como qualquer ferramenta, o ChatGPT tem seu poder influenciado como resultado das decisões do usuário.

Antes de tudo, mesmo uma inteligência artificial online como essa ainda depende de uma pessoa para gerar comandos e estabelecer objetivos. Sendo assim, na criação de conteúdo não é diferente, e aqui vamos pedir novamente uma ajuda do próprio robô para destacar suas capacidades:

Sugestões de tópicos 

O ChatGPT pode fornecer sugestões de tópicos populares para as redes sociais com base em tendências atuais ou em pesquisas mais frequentes nas plataformas.

Ajuda com a escrita

O ChatGPT pode ajudar a escrever títulos cativantes, legendas envolventes e postagens persuasivas. Além disso, ele pode fornecer ideias de conteúdo criativo, como perguntas para gerar engajamento ou sugestões para vídeos e imagens.

Correção gramatical

O ChatGPT pode ajudar a verificar erros gramaticais e ortográficos em postagens, o que pode aumentar a credibilidade e o profissionalismo das contas nas redes sociais.

Análise de desempenho

O ChatGPT pode ajudar a monitorar o desempenho das postagens e fornecer insights sobre o tipo de conteúdo que está gerando mais engajamento ou compartilhamentos.

Personalização do conteúdo

O ChatGPT pode ajudar a personalizar o conteúdo para diferentes públicos, fornecendo sugestões de palavras-chave, jargões ou formatos que sejam atraentes para cada grupo demográfico.

As possibilidades são incríveis, mas percebe como o texto pode ficar levemente repetitivo às vezes?

Isso serve como demonstração de que, mesmo poderosa, a plataforma por vezes ainda pede a presença de um profissional para, no mínimo, realizar toda a verificação dos fatos e edição final

Em conclusão, mais do que um substituto para jornalistas, publicitários e todo tipo de criador de conteúdo digital, o ChatGPT e outras inteligências artificiais online, serão ferramentas que poderão melhorar e transformar o desempenho dessas profissões.   

? Leia também, Tendências de Marketing Digital para 2023.

Se você quiser saber mais sobre ferramentas e estratégias de marketing e criação de conteúdo, novas ou já bem estabelecidas no mercado, continue lendo os artigos da WEBi e descubra como é possível fazer a diferença no seu negócio!

Texto escrito por Thiago Marthendal, redator da WEBi.