Evento corporativo – O que é e como aproveitar para se conectar com seu cliente

Evento corporativo – O que é e como aproveitar para se conectar com seu cliente

Você sabia que um evento corporativo é fundamental para o crescimento da sua empresa? Esses momentos são ótimos para falar sobre negócios, fortalecer relacionamentos com clientes, criar novos contatos e, principalmente, atrair potenciais clientes.

Mas, afinal, quais são os principais tipos de eventos corporativos? Como se conectar melhor com seu público? E quais são as melhores estratégias para captar e nutrir leads durante esses eventos?

Se você ainda não sabe as respostas para essas perguntas, vem com a gente descobrir! A seguir, vamos entender o que é um evento corporativo e como se conectar com seu cliente. Siga com a leitura!

Evento corporativo: o que é?

Os eventos corporativos são encontros organizados por algumas empresas com o objetivo de reunir profissionais, parceiros, empresas e clientes em um mesmo local. 

Esses eventos são ótimos para obter mais conhecimento, compartilhar o que você sabe, apresentar produtos e soluções, fortalecer o relacionamento com clientes e melhorar o reconhecimento da sua marca.

Podemos dizer que é uma ferramenta de marketing muito poderosa, pois, quando bem aproveitada, é possível crescer o seu negócio. 

Além disso, os eventos corporativos apresentam diversos formatos e objetivos diferentes, ou seja, podem ser encontros com um grupo seleto de pessoas até grandes conferências nacionais. Mas independente do tamanho ou formato, todos eles ajudam na troca de ideias, aprendizado e geração de novos clientes.

7 tipos de eventos corporativos que você precisa conhecer

Agora que você já sabe o que são eventos corporativos, está na hora de entender mais sobre os modelos. Conforme comentamos, existem vários tipos, porém selecionamos os principais para você ficar por dentro, beleza? Veja abaixo:

1. Congressos

Os congressos são eventos gigantescos que reúnem profissionais de uma área específica. Neles, são discutidos as últimas tendências, estratégias e inovações do segmento. É um modelo de evento corporativo perfeito para melhorar o posicionamento da sua empresa e para se conectar com outros potenciais e possíveis clientes.

O RD Summit, por exemplo, é o maior evento de marketing, vendas e e-commerce da América Latina. Ele acontece anualmente em São Paulo/SP e atrai profissionais dessas áreas de todo o Brasil e até mesmo do mundo. 

Inclusive, a Agência WEBi estará presente no RD Summit para se conectar com profissionais, atualizar nossas estratégias, captar informações sobre as próximas tendências e distribuir nossos materiais informativos pelo evento. Já estamos ansiosos por aqui! 😀

2. Seminários

Diferente do primeiro modelo, os seminários são eventos corporativos de menor porte, geralmente focados em um único tema. Eles são ideais para interagir de forma próxima com seu público e tirar dúvidas com mais facilidade. 

Estar presente em seminários específicos ajuda o seu negócio a se conectar com mais pessoas, gerar novas oportunidades e reforçar a autoridade da marca no assunto abordado. 

3. Workshops

Você gosta de colocar a mão na massa? Então, vale a pena participar de workshops ou, até mesmo, criar o seu. Eles são eventos que combinam a teoria com a prática. Ajudam a educar um público sobre um produto ou serviço e melhorar a implementação de estratégias e processos no dia a dia de trabalho.

Vale lembrar que, se você vender um workshop, além de ensinar é possível captar novos leads com grande chance de torná-los clientes. 💰

4. Feiras

As feiras são locais em que as empresas se reúnem para apresentar produtos e serviços. A participação nesse tipo de evento é uma maneira de destacar o seu negócio no mercado, conectar-se com clientes ou atrair novos que estão buscando justamente as soluções que você oferece. 

Ou seja, você está no lugar certo e na hora certa para fechar potenciais negócios. Afinal, quem está ali já procura o que sua empresa tem, basta utilizar as habilidades de vendas para ofertar. 

5. Palestras

Esse modelo de evento é focado no compartilhamento de conhecimento. As palestras são realizadas dentro de congressos e seminários ou de forma exclusiva. 

Se você criar uma palestra bem estruturada e apresentada, é totalmente possível atrair potenciais clientes, principalmente se for acompanhada de um plano de follow-up, como o envio de materiais ricos por e-mail aos participantes. 

6. Mesa-redonda

A mesa-redonda tem como objetivo a troca de ideias entre especialistas. É uma ótima forma do diretor, heads ou outros especialistas do seu negócio demonstrar conhecimento e expertise em um assunto específico. Isso fortalece a marca do profissional e, claro, da empresa. 

Além disso, a mesa-redonda é um evento corporativo que ajuda na criação de um networking valioso, podendo obter contatos estratégicos e influentes. 

7. Conferências

As conferências são semelhantes aos congressos, porém o foco é maior em apresentações e debates entre especialistas

Nesse caso, marcar presença em uma conferência exige planejamento, principalmente no uso das redes sociais para divulgar a participação da sua empresa e também para conseguir captar leads qualificados.

evento corporativo o que é e como aproveitar um?

Divulgação – RD Summit 2023 / Green Fotografias

Por que participar de um evento corporativo?

Agora que você já entende o que é um evento corporativo e seus principais modelos, é importante entender os motivos para marcar presença em alguns deles durante o ano. Veja:

Oportunidade de se conectar com clientes

São nos eventos corporativos que é possível estreitar relacionamentos com clientes. Uma conversa pessoalmente pode mudar o jogo, trazer mais clareza das ações feitas até então e oferecer mais segurança aos clientes. 

Além disso, também é uma forma de mostrar que o seu negócio está constantemente atualizado sobre as tendências do mercado. 

Atrair potenciais clientes

Em um evento, você e seu time conseguem apresentar produtos e serviços para um público que já está interessado no que tem a oferecer. Desse modo, facilita (e muito) o processo de captação de leads e, principalmente, de conversão. 

Gerar valor

Uma certa vez o Brian Tracy, palestrante canadense conhecido no cenário de desenvolvimento pessoal, disse: “Aproxima-se de cada cliente com a ideia de ajudá-lo a resolver um problema ou alcançar um objetivo, não de vender um produto ou serviço”. Em eventos corporativos, você deve levar esse ensinamento a diante.

Compartilhe conhecimento e dicas valiosas com as pessoas que interagir. Demonstre autoridade sobre o assunto e o setor. São nesses momentos que surgem boas oportunidades de networking e negócios. 💡

4 estratégias para captar clientes em eventos corporativos

Beleza, mas quais são as melhores formas de captar potenciais clientes nesses eventos? Confira as melhores:

1. Distribuição de brindes e folders com QR Code

Todo mundo gosta de brindes, né? E eles estão por todas as partes em eventos corporativos, principalmente em congressos como o RD Summit. Se você tem uma empresa e vai participar de um evento, lembre-se de preparar kits de brindes e folders.

Porém, aqui está “o pulo do gato”: insira QR Codes nos folders ou em bloco de notas para direcionar as pessoas a uma landing page. Nessa lp, entregue materiais gratuitos, como e-books, checklists práticos, videoaulas ou relatórios. Tudo isso em troca do nome, e-mail e telefone das pessoas.

Entenda que esse tipo de abordagem é muito eficaz, principalmente porque os participantes do evento ganharão conteúdos exclusivos e vão conhecer melhor a sua marca.

2. Envio de newsletter

Após a captação dos leads, uma boa estratégia é criar uma base de nutrição para enviar newsletter semanal. 

Nessa news, divulgue conteúdos relevantes publicados nas redes sociais ou no blog do seu negócio, atualize sobre os produtos e serviços e comente sobre as novidades do mercado. Dê asas à sua imaginação até obter a conversão. 🐦

3. Publicação constante nas redes sociais

Uma presença ativa nas redes sociais antes, durante e após o evento é importante para ampliar o alcance da sua participação. 

Publicações sobre o evento, conteúdos ao vivo e interações com os participantes são maneiras eficazes de engajar seu público e fortalecer a conexão com potenciais clientes.

💡 Leia também — Passo a passo para a sua empresa ter uma presença digital eficiente

Então, curtiu saber mais sobre o que é um evento corporativo e como aproveitá-lo da melhor maneira? 

Planeje a sua participação com cuidado, crie estratégias com antecedência e esteja pronto para fazer novas conexões!

Se você gostou deste conteúdo, vale a pena conferir os principais cases da Agência WEBi. Todas as estratégias que comentamos aqui aplicamos diretamente aos nossos clientes! 🧡