Público-alvo: o que é e como definir o seu

Público-alvo: o que é e como definir o seu

A internet ressaltou ainda mais a necessidade do entendimento sobre público-alvo e a sua importância para as estratégias de marketing digital.

Isso porque, com a velocidade que informações são difundidas na internet e quantidade de pessoas que podem ser alcançadas, não é mais interessante criar campanhas e estratégias de marketing voltadas para todas as pessoas. 

Ditados antigos já dizem que: ‘’quem quer agradar todo mundo, não agrada a ninguém’’. 

E é por isso que especialistas apontam que o sucesso da comunicação online depende muito do quanto conhecemos as pessoas que receberão o nosso conteúdo.

 Por isso é tão importante conhecer sobre o público-alvo.

Ocorre que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é, para o que serve e como definir o seu. 

Por isso, a Webi está aqui hoje para esclarecer todas essas dúvidas!

Vamos lá?

O que é Público-Alvo?

O público-alvo nada mais é do que um público seleto, caracterizado por possuir os mesmos dados comportamentais, socioeconômico e demográfico entre si. 

Esse público possui características semelhantes, e que juntos auxiliam a entender, de forma geral, o comportamento do consumidor frente a um tipo de oferta/serviço, e os fatores que levam essas pessoas a comprar. 

Informações como a idade, sexo, nível de ensino, poder aquisitivo, região onde vive, hobbies e hábitos de consumo também podem ser captadas. 

Através disso, é possível criar campanhas de marketing segmentadas, adotar a linguagem adequada ao público, gerar conteúdos adaptados ao nível de consciência do mesmo, e também oferecer os produtos certos, de acordo com os seus interesses.

Acertar em cheio o público-alvo e suas características é um dos principais pilares para uma estratégia de marketing digital de sucesso. 

E é sobre isso que nós vamos falar adiante. Sugiro que continue a leitura, para entender melhor:

A importância de definir um Público-Alvo para estratégias de Marketing Digital

Quando falamos de posicionamento online, não é somente a criação de conteúdos para a internet que garante o sucesso de uma empresa que deseja manter site, e-mail marketing, redes sociais e campanhas de anúncio ativas.

É preciso pensar em uma estratégia alinhada com o posicionamento da marca, e um dos grandes pontos para traçar a estratégia ideal é através da definição do público-alvo. 

Nesse ponto, é importante lembrar que a quantidade de visitantes/seguidores, por si só, não é parâmetro para indicar o desempenho que a empresa está obtendo na internet.

Isso porque eles não indicam se esse público está realmente qualificado para receber os conteúdos dessa audiência. 

Vamos colocar um exemplo: digamos que uma empresa voltada ao emagrecimento obteve 10 mil novos seguidores, mas desses 10 mil, somente 1 mil é um público realmente interessado no tema emagrecimento. 

Certamente, a taxa de engajamento e conversão será muito pequena, mesmo existindo um volume alto de seguidores. 

O público-alvo, por não ser qualificado, em alguma etapa do funil de conteúdo poderá se perder por falta de identificação com o que está sendo entregue. 

Em contrapartida, se essa mesma empresa possuir 1.000 seguidores e esse público em sua maioria estiver interessado no assunto, ele certamente será o lead ideal, e um potencial cliente para os produtos oferecidos. 

Por isso a importância da definição do público-alvo para as estratégias de marketing digital:

Ele filtra, atrai e potencializa o principal público interessado no que você tem a oferecer.

Mas como podemos identificar o público-alvo correto? A Agência Webi pode te ajudar através de algumas dicas. Continue a leitura! ?

Como definir o público-alvo?

Existem algumas formas de encontrar as características predominantes do seu público-alvo, que irão te auxiliar a mapear o tipo de público ideal para o seu negócio.

Porém, importante ressaltar que essa definição não pode ser feita com base em ‘’achismos’’, mas sim através da análise de dados e estatísticas de fontes confiáveis. 

É necessário estudo, e também conhecimento para levantar essas informações.

Uma ferramenta que auxilia nessa análise é o Audience Insights, do Facebook. Através dela, você analisa as pessoas conectadas à sua página. 

É possível obter dados como gênero, estado civil, localização, escolaridade, interesses, estilo de vida…

Outra análise importante a ser feita é sobre as necessidades, dores e desejos do público-alvo. 

Isso ajuda a entender a motivação de compra do cliente e a solução que ele busca. 

Muitas vezes, a análise desses fatores pode levar algum tempo para ser concluída e se tornar precisa, justamente por demandar uma análise mais comportamental do público. 

Vale lembrar que, com a experiência, você irá adequando a figura do seu público ideal, à medida que se conecta com ele. 

E também não há uma definição ‘’quadrada’’ de público-alvo: sempre há coisas novas que podemos aprender e descobrir sobre ele. 

Outras formas de encontrar o público-alvo são:

  • analisando métricas como Google Analytics, ‘’Insights’’ do Instagram
  • analisando concorrentes;
  • fazendo perguntas;

Perguntas para definir Público-Alvo 

Dentro das perguntas que você pode fazer para identificar o público ideal, as principais são:

  • Qual faixa etária, gênero prioritário, classe social, região, nível de ensino do seu público?
  • Quais as necessidades, dores e desejos do cliente?
  • Em quais canais de comunicação o seu cliente se encontra?
  • Que tipo de conteúdo gosta de consumir?
  • Quais marcas o seu público se conecta?
  • Como é a sua rotina? As atividades que costuma fazer no dia a dia?
  • Sobre o seu problema, quais são as maiores frustrações que possui? E as principais objeções?
  • O que ele busca como solução para o seu problema?
  • Quais valores o seu cliente não abre mão?
  • Quais as suas prioridades?
  • Quem são os concorrentes da sua empresa?

Essas são algumas perguntas que você pode incluir na pesquisa do seu público-alvo.

Dependendo do seu segmento de atuação, outras perguntas mais específicas podem ser feitas, de acordo com o que se encaixa na sua área.

Nós da Agência Webi consideramos extremamente importante a análise do público-alvo, sendo um fator primordial no momento de planejar um plano de marketing de sucesso. 

Gostou das dicas? 

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*Texto produzido pela redatora da Webi, Letícia Loize Cardoso.