6 dicas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais

6 dicas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais

 

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Um caso muito comum, e que nós encontramos com certa frequência por aqui, é o de empresas que acabaram de começar a investir no marketing digital e só querem saber de uma coisa: likes e seguidores. Estas, que são conhecidas como métricas de vaidade, até têm certa importância, mas nem se comparam a outro indicador importantíssimo: o engajamento — como nós já falamos em um outro texto sobre o assunto.

Isso porque, para avaliar se o seu público das redes sociais realmente gosta da sua empresa, é fiel a ela e pode ser considerado um defensor da marca, são as métricas relacionadas ao engajamento as que você e sua equipe de marketing devem trabalhar para melhorar.

Nós sabemos como é bom ver um post da própria empresa sendo bem curtido. Mas e quanto aos comentários e compartilhamentos? Em ambos os casos, estamos falando de ações que exigem muito mais esforço do usuário do que apenas dar dois cliques na tela.

Tenha a certeza de que se um usuário se deu ao trabalho de comentar em uma de suas publicações ou compartilhá-la com amigos, é certo que ele gosta da sua empresa ou do seu conteúdo — e, consequentemente, é muito mais provável que ele venha a ser seu cliente.

Por outro lado, muitos têm dificuldades em desenvolver ações para aumentar o engajamento. E foi pensando nisso que a WEBi preparou este texto! Na sequência, nós te damos 6 dicas para aumentar o engajamento dos perfis da sua empresa nas redes sociais.

Acompanhe!

 

6 dicas para aumentar o engajamento

 

1. Produza conteúdo de qualidade e que desperte interações

Independente do objetivo, o primeiro passo é quase sempre o mesmo: produzir conteúdo de qualidade. Para começo de conversa, se o seu conteúdo não for bom, não há nenhum motivo para que as pessoas continuem seguindo seu perfil. E, para que elas engajem, primeiro é preciso que elas sigam e vejam.

Além do conteúdo de qualidade — que é obrigatório — uma tática muito eficaz é apostar em conteúdos que chamem engajamento. Postagens interativas, que convidem os seguidores a comentar, costumam ter taxas altas de engajamento.

E lembre-se: quanto mais pessoas comentarem, mais popular o post fica e ainda mais usuários o veem. Quando uma publicação recebe muitas interações, os algoritmos das redes sociais entendem que mais pessoas podem querer vê-la — criando uma espécie de ciclo. 

 

2. Interaja com os seguidores do seu perfil

Engajamento é sinônimo de comentários, compartilhamentos e marcações, certo? Quando um usuário realiza alguma dessas ações, tenha a certeza de que ele está investido no que sua empresa tem a dizer. E você pode (e deve) se aproveitar disso.

Sempre que possível, responda os comentários e mostre que sua empresa é “amiga” dos seus clientes. Todos gostam de se sentir únicos, e receber uma resposta de uma empresa na internet é um ótimo exemplo disso.

Porém, há um ponto importante ao qual é preciso ficar atento: sua empresa precisa ter uma linguagem e um tom de voz próprio definidos — para que, assim, as interações sejam mais reais e de acordo com a expectativa dos usuários.

 

3. Utilize os stories e todos os recursos que ele permite

Esta dica vai especialmente para o Instagram — visto que, apesar de existir em outras redes sociais, é lá que os stories são destaque. Um dos seus objetivos como empresa nas redes provavelmente é alcançar o maior número possível de pessoas, certo? Pois saiba que, para isso, é preciso utilizar os stories.

Isso porque uma grande parcela dos usuários do Instagram usa muito mais os stories do que o próprio feed. Na prática, isso significa que seu conteúdo deve ir para lá também, ainda que adaptando-se ao formato, é claro.

Mas, mais do que simplesmente postar nos stories, você deve utilizar todos os recursos que ele oferece. Uma ótima vantagem do formato é que ele permite que você faça enquetes, abra caixas de perguntas, faça contagens regressivas, entre tantos outros. Quem dá o limite é a sua criatividade.

Ah, e vale citar! O algoritmo do Instagram costuma ter uma entrega melhor do conteúdo quando os stories utilizam recursos diferentes. Além de convidar à interação, você ainda estará aparecendo para mais pessoas.

 

4. Escolha as hashtags certas

Nos últimos anos, as hashtags se popularizaram. Mesmo que a maioria dos usuários não soubesse exatamente para que elas servem, até pouco tempo atrás era muito fácil encontrar publicações com dezenas delas.

Basicamente, a utilidade das hashtags é compilar posts com assuntos parecidos. Se você pesquisar por “#marketingdigital” no Instagram, todos os posts que tiverem essa hashtag aparecerão para você.

E é exatamente por isso que é tão importante escolher as hashtags certas. Elas aumentam o alcance da publicação, fazendo com que seu post chegue para pessoas que, em outras circunstâncias, não o veriam.

E lembra do ciclo que nós citamos lá na primeira dica? Ela também ajuda aqui; quanto mais pessoas veem um post, mais pessoas acabam o vendo também.

 

5. Trabalhe com vídeos

Diversos estudos de agências especializadas contratadas pelas próprias plataformas sociais já mostraram que, atualmente, a preferência do público não é mais pelas fotos, e sim pelos vídeos. Qualquer análise de dados, inclusive, irá mostrar que este é o tipo de mídia que mais engaja.

Não à toa, o Instagram investiu pesado nos vídeos nos últimos anos. Além de aumentar o tempo máximo dos vídeos que podem ser postados no feed, a rede social ainda criou espaços específicos para este fim — como são os casos do IGTV e do Reels.

O que tudo isso significa? Que, para ter mais chances de aumentar o engajamento, é indispensável trabalhar com vídeos, preferencialmente em todas as plataformas disponíveis.

 

6. Atente-se ao horário das publicações

Você sabia que, dependendo do horário de postagem, a mesma publicação pode ter números de engajamento completamente diferentes? Isso acontece porque, dependendo do público, há momentos do dia em que ele está mais disposto a interagir.

E você só poderá descobrir os padrões do seu público depois que testar. Portanto, para começar, faça postagens em dias e horários diferentes e compare os resultados. Depois de um tempo, você começará a perceber os padrões do seu público.

Quando chegar a este ponto, basta limitar-se aos horários de maior sucesso e pronto: seus números serão constantemente melhores.

 

E aí, o que achou das dicas que trouxemos? Agora ficou mais fácil aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais, não acha? Caso tenha gostado dessas dicas e queira receber ainda mais, é só seguir a WEBi no Facebook e no Instagram!