Geração de leads: quais canais podem ser utilizados?

Geração de leads: quais canais podem ser utilizados?

Leads são oportunidades de negócio para determinada marca. São clientes potenciais que têm interesse em determinado produto, serviço ou conteúdo que uma empresa oferece. O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para o serviço ofertado pela sua empresa, ou seja, atrair oportunidades de venda através dos seus canais. Para que a geração de leads crie o retorno esperado, é preciso definir quais são esses canais.

Se você demonstrar interesse por um produto ou serviço, fornecendo dados de contato, provavelmente você pode ser considerado um lead. A ideia principal é que esse lead “amadureça” sendo nutrido com conteúdo para que se torne um cliente. 

 

Por que sua empresa deve investir na geração de leads?

O livro “The Ultimate Sales Machine” de Chet Holmes apresenta o conceito da Pirâmide de Chet Holmes, que consiste em uma analogia sobre técnicas de vendas. 

De acordo com o autor, para qualquer mercado, o momento de compra segue um padrão em que apenas 3% do público está ativamente comprando e entre 6 e 7% disposto a ouvir propostas; o restante: 30% não está pensando nisso, 30% acredita não estar interessado e 30% não está interessado.

Se você alimentar seu site e campanhas de marketing apenas com informações comerciais, estará desperdiçando praticamente 90% do público. Por esse motivo, é primordial investir na geração de leads. 

Com isso, você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em seu conteúdo e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para o seu público-alvo.

 

Quais canais utilizar?

Primeiramente é preciso identificar, através de pesquisas ou ajuda de agências especializadas em Marketing Digital, qual público você quer alcançar, quais são suas características e seus interesses, criando assim estratégias que atraiam esses possíveis clientes. Existem diversas estratégias para a aquisição de leads, as mais utilizadas são:

 

  1. Website

Seu site possivelmente será um dos primeiros contatos que o seu público terá com a sua marca. É lá onde os consumidores podem ler sobre os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa e decidir se desejam comprá-los. Distribua no seu site CTAs (call to action) em diferentes formatos e com diferentes segmentações. É possível, por exemplo, convidar o visitante para assinar a newsletter, baixar um material rico ou até solicitar um orçamento.

 

  1. Landing Pages

Outra importante recomendação para a geração de leads são as landing pages. Esse canal é uma página de captura onde os usuários fornecem seus dados em troca de uma oferta ou algo de interesse, como uma promoção, uma inscrição ou até mesmo um material rico, como um e-book. Essa plataforma é essencial para esse processo.

 

  1. Formulários

Formulários são ótimas opções para reduzir barreiras entre um potencial cliente e seu negócio. Ao invés de apenas ofertar um produto ou serviço, você pode convidar o visitante para entrar em contato a fim de esclarecer dúvidas ou pedir um orçamento. Adicione formulários em locais estratégicos do seu site.

 

  1. E-mail marketing

O e-mail é uma excelente ferramenta de comunicação e de extrema importância em uma estratégia de marketing. É uma das táticas mais utilizadas para a aquisição de leads e também uma das mais fáceis estratégias de comunicação com potenciais clientes. 

 

  1. Blogs

Outra alternativa para atrair visitantes para os seus canais é criando conteúdos relevantes para serem consumidos pelo seu público-alvo. Dessa forma, além de iniciar um relacionamento com a sua audiência, você potencializa a sua visibilidade e posicionamento orgânico nos buscadores.

Para alcançar a geração de leads por meio de conteúdos em blogs, a dica é inserir artigos, banners e chamadas atrativas, as CTAs, convidando o leitor para baixar outros materiais, como e-books, infográficos, videoaulas e outros conteúdos ricos que chamem atenção para a sua marca.

 

  1. Mídia paga

Investir em mídia paga é uma das estratégias que mais dão resultados para impulsionar o processo de  geração de leads. Aposte em anúncios em redes sociais e no Google. Definitivamente você deve incluir a mídia paga em seu plano de negócio. Além de conquistar maior alcance em suas publicações, você consegue segmentar os seus anúncios de acordo com a sua persona.

 

Atrair novos clientes para o seu negócio, construir uma relação de confiança e fidelizá-los não é uma tarefa fácil, mas por meio das técnicas mencionadas acima, é possível atingir um bom resultado.

Quando você investe na geração de leads, as oportunidades aumentam. Com uma estratégia de marketing bem planejada, a atração do público é mais certeira, ou seja, você adquire visitantes que realmente têm interesse pela sua marca, afinal, eles demonstraram isso em algum momento.

Além do mais, com bons leads, é possível aumentar a produtividade do time de vendas, pois não existe nada melhor do que atender um potencial cliente que tem o perfil ideal para os seus produtos, que reconhece a relevância da sua marca e que já sente a necessidade de comprar. 

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* Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.