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Entenda o uso das palavras-chave e como aplicar para SEO

Entenda o uso das palavras-chave e como aplicar para SEO

Uma das etapas mais importantes de uma estratégia de marketing é a pesquisa de palavras-chave. Elas são termos responsáveis por atrair mais tráfego para páginas do seu site ou blog e, além disso, qualificam a chegada de usuários. 

São as palavras-chave que vão ajudar a posicionar bem a sua página nas pesquisas do Google, por isso é tão importante que elas sejam bem elaboradas durante todo o processo de uma planejamento de marketing.

Mas você sabe o que são as palavras-chave, para que servem e como aplicar para SEO? Continue a leitura e entenda!

O que são palavras-chave?

Palavra-chave é algum termo que o usuário digita nas plataformas de pesquisa, para encontrar informações sobre algum assunto específico. Ela impacta diretamente a sua estratégia em relação aos mecanismos de busca on-line.

A todo instante os usuários fazem pesquisas com termos diferentes nos buscadores como Google ou Bing. Cada pesquisa vai levá-los a uma série de resultados com relação às palavras usadas na busca.

Quem quer ser encontrado na internet precisa ligar suas páginas a esses termos, pois eles trazem conteúdos associados a eles.

Você sabia que o Google tem a marca mais valorizada do mundo, com valor estimado em US$ 109,4 bilhões? E mais: tudo isso começou com as palavras-chave. Esse conceito tão simples fundou o negócio core de uma das companhias mais respeitadas e inovadoras do mundo.

A referência foram as páginas amarelas, da antiga lista telefônica. Em vez de folhear centenas de páginas em busca de um produto ou serviço, bastava digitar um termo no buscador para encontrar um resultado. Esse termo é a palavra-chave. 

Com a popularização dos buscadores, essas palavras se tornaram um dos fundamentos do marketing digital, que movimenta milhões diariamente.

A todo instante os usuários fazem pesquisas com termos diferentes nos buscadores.

Como definir as palavras-chave

A pesquisa da palavra-chave exerce grande impacto na estratégia de posicionamento de uma marca na internet. Quanto mais qualificada ela for, maior a visibilidade e o sucesso de um negócio no ambiente on-line. Dessa forma, mais pessoas poderão chegar até o seu conteúdo e seguir nas conversões que você propõe.

Para realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente devem ser seguidos alguns parâmetros básicos para garantir que na sua estratégia as melhores palavras ou termos sejam usados, ou seja, aqueles que mais têm incidência de buscas em sites como o Google.

Para isso, são utilizadas algumas ferramentas, nelas é possível fazer um rastreamento das melhores palavras-chave, ver seu ranking, estatísticas, temas interessantes relacionados a elas e, a partir desses dados, se planejar para usá-las em anúncios e conteúdos. 

A pesquisa dessas palavras é um trabalho contínuo e não deve se limitar ao planejamento. A posição de termos mais buscados é dinâmica e muda a todo tempo. Continuar esse trabalho garante o uso das melhores palavras, colocando suas páginas mais bem posicionadas nas buscas.

Aqui, na Agência Webi, produzimos conteúdos com estratégia, para que nossos clientes estejam sempre bem posicionados nas ferramentas de buscas. Quer saber mais sobre como melhorar o posicionamento do seu blog? 💡Baixe o nosso Checklist!

A escolha da palavra-chave

A escolha de uma palavra-chave ideal funciona através da análise de 4 dimensões de uma keyword. São elas:

1. Volume de busca;

2. Dificuldade de ranqueamento;

3. Etapa do funil que ela representa;

4. Posicionamento atual do site para a palavra-chave.

Conhecendo a keyword nessas 4 dimensões, você estará mais apto para escolher a palavra foco do seu artigo. Na prática, as características das palavras-chave analisadas que você deve priorizar vão depender muito dos seus objetivos.

Como aplicar para SEO

Essas palavras ou termos estarão em todo conteúdo que você publicar na web: em um blog post, no cabeçalho de uma página da sua loja virtual, na descrição de um produto, no título de um vídeo, entre outros. Todos esses elementos fazem parte da estratégia, então a pesquisa dessas palavras é fundamental ao fazer o planejamento.

Os conteúdos produzidos devem seguir uma linha editorial que, além de ser definida pelo segmento da empresa, também é influenciado pela palavra-chave definida. Tudo gira em torno dela, pois a proposta é atrair pessoas interessadas no seu negócio. A partir dos termos é possível definir o tema dos conteúdos que serão publicados.

Antes de desenvolver cada ação e conteúdo, definir os melhores termos a serem usados é essencial. A pesquisa vai ajudar a ter as palavras-chave mais acessadas em cada  publicação dentro das suas estratégias.

É impossível falar de palavra-chave sem falar de SEO (Search Engine Optimization), técnicas de otimização de páginas e conteúdos para que o Google faça a melhor entrega de conteúdo de acordo com o termo que está sendo buscado. Para garantir um bom posicionamento nas buscas, é essencial empregar boas práticas de SEO na sua página.

Um conteúdo muito bem escrito, pensando em SEO, precisa ser otimizado para atender os principais requisitos relacionados à palavra-chave, tags e qualidade do que está sendo publicado.

Em e-commerces, por exemplo, é importante usar a palavra definida em cabeçalhos e em subtítulos, marcando os termos como “heading 2” e “heading 3”. Mas não se esqueça, palavras-chave devem ser usadas com moderação, pois o excesso torna o conteúdo artificial, além de poder gerar punições do Google.

💡Preencha o formulário e baixe o Guia do SEO:

Todos os textos produzidos com estratégias de SEO e que tenham o objetivo de atingir bons resultados de buscas, devem seguir as estratégias aqui mencionadas, como os textos produzidos pela Agência WEBi, que seguem todas as técnicas ideias para um bom conteúdo, buscando bons resultados.

E então, agora que você aprendeu um pouco mais sobre o que são palavras-chave, como definí-las e como aplicar para SEO, está pronto para usar esta técnica na sua estratégia de marketing?

Continue acompanhando mais conteúdos como esse em nosso blog e em nossas redes sociais.

Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.

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