5 características de um conteúdo de qualidade

5 características de um conteúdo de qualidade

Quem trabalha com marketing ou com qualquer tipo de conteúdo estratégico, além de se preocupar em manter uma boa constância, precisa saber criar conteúdo de qualidade e, acima de tudo, saber o que isso significa.

Resumidamente, podemos definir como algo que tira a dúvida da persona e é capaz de explicar um determinado assunto  com consistência. No ponto de vista do marketing, podemos definir também como aquele que consegue ser melhor do que todos os resultados do Google, e se destaca em primeiro lugar nas buscas orgânicas.

Muito se fala em produzir conteúdo de qualidade, mas algumas vezes se esquece o que realmente isso significa. Materiais bem produzidos são peças chaves para estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Mas o que você pode estar se perguntando é: tudo que é relevante para o Google é relevante para os leitores? O que define a qualidade do que é produzido?

Neste artigo vamos abordar as principais características de um conteúdo de qualidade e como é produzido. Continue a leitura.

 

O que define um conteúdo de qualidade?

Todo redator deveria se perguntar isso pelo menos uma vez. Saber o que isso significa pode ajudar a angariar mais visitantes e melhorar os resultados de um blog, site ou rede social. Mas quem define isso? O Google? Os leitores? Ou o profissional de marketing? Confira:

 

  1. Boa experiência do leitor 

São os seus usuários que irão dizer se o que você produziu é mesmo relevante, e isso influencia totalmente a forma que você irá criar. Cada usuário tem intenções e busca coisas diferentes. Você e os buscadores podem até tentar, mas nunca saberão de fato o que cada um está procurando na web.

Mesmo preenchendo todos os requisitos das técnicas de SEO, não é só esse o objetivo de um conteúdo de qualidade, mas também oferecer respostas para as dúvidas, anseios e necessidades dos consumidores. E para isso, é importante definir uma persona que represente esse público.

Feito isso, toda a produção deve ser voltada para atender essa persona, eliminando aos poucos suas objeções e preparando-os ao longo das etapas de topo, meio e fundo de funil de vendas.

 

São os seus usuários que irão dizer se o que você produziu é relevante

 

  1. Ser autêntico

Autenticidade é essencial para qualquer tema que seja produzido, pois os motores de buscas consideram cópias, uma intervenção Black hat, que são táticas usadas para ranquear um site, que violam (burlam) as diretrizes dos mecanismos de pesquisa.

Sendo assim, produzir materiais exclusivos e autênticos é essencial! Se for preciso, contrate um redator para escrever textos para suas páginas, redes sociais ou e-commerce e criar descrições de produtos para sites de vendas.

 

  1. Que consegue se posicionar bem no Google

Um conteúdo de qualidade, com uma boa estratégia, além de ser bom para os consumidores, consegue ser melhor ranqueado no Google e em todos os buscadores. Dessa forma, recebem mais visitas orgânicas, que são aquelas que chegam de forma espontânea, não resultantes de anúncios pagos.

Quanto mais as pessoas encontram as suas páginas, mais visibilidade terá a sua marca e, consequentemente, mais clientes chegam até seus serviços e produtos.

Para conseguir um bom posicionamento no Google, é indispensável o uso das técnicas de SEO. Textos com mais de 1.000 palavras, recheados de palavras-chave e que oferecem respostas de ponta a ponta, têm mais chances de sucesso.

Nós, da Agência Webi, produzimos materiais de forma estratégica, para que nossos clientes estejam sempre bem posicionados nas ferramentas de buscas. Quer saber mais sobre como melhorar o posicionamento do seu blog? Baixe o nosso Checklist!

 

checklist

 

  1. É multi formatos e pode ser facilmente compartilhado

Existem muitos perfis de consumidores, alguns preferem ler textos, outros preferem assistir vídeos. Há quem goste mais de ouvir podcasts ou conferir algo mais visual, como um infográfico. Pensando nisso, invista em materiais multi formatos.

Aposte em um blog, canal de vídeos e áudios, além das páginas de vendas, mesclando conteúdos. Use as CTAs (Call to Actions) convidando para o seu e-commerce, seu blog e canal no YouTube, e assim por diante.

Outro ponto muito importante é o potencial de compartilhamento. Títulos atrativos, tópicos que parecem úteis e temas que transmitem emoção fazem com que o seu público queira repassar para amigos, familiares ou colegas de trabalho, sendo assim, espalhado facilmente pela web.

 

  1. Que converte visitantes em leads, clientes e fregueses

Além de solucionar dúvidas e eliminar objeções de potenciais clientes, um conteúdo de qualidade tem o poder de transformar leitores e visitantes em leads, clientes e fregueses. Mas para isso, o discurso deve ser persuasivo, com bons argumentos e informações práticas.

Para converter, é possível adotar os chamados gatilhos mentais, que são eventos ou circunstâncias externas que  podem produzir sintomas emocionais ou psíquicos, levando o cérebro a tomar decisões no nível inconsciente.

Segundo o escritor Robert Cialdini, existem 6 principais gatilhos: reciprocidade, coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Qualquer um que atua no meio do marketing, seja online ou offline, deve conhecer e utilizar os princípios que levam à ativação dos gatilhos mentais, aplicando na prática, nos materiais criados.

Aqui na WEBi, somos especialistas em transformar visitantes em clientes!

 

Quantidade vs qualidade

Manter a constância é importante, mas nem sempre produzir mais garante mais resultados. Muitas marcas caem na cilada de que quantidade é o mesmo que qualidade. Isso não é verdade.

Em alguns casos, o volume de material produzido pode até levar a um alcance maior nas buscas, porém, se esse crescimento não estiver acompanhado de um bom planejamento, pode haver queda no posicionamento de buscas em pouco tempo.

 

Espero que com essas dicas tenha ficado um pouco mais claro o que é um conteúdo de qualidade, e lembre-se: use técnicas para aparecer nas buscas online, mas entregue materiais realmente interessantes para seus leitores. Dessa forma, sua empresa vai mostrar autoridade e criar uma conexão com o público-alvo.

O ideal é contar com profissionais capacitados para esse objetivo. Nós, da Agência Webi, contamos com um time de profissionais qualificados para aplicar todas as estratégias mencionadas. Quer saber mais? Confira todos os nossos serviços e acesse a nossa página principal. Para mais dicas como essas, acesse também nossos outros textos.

 

* Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.