Likes x Engajamento: por que você deve se preocupar com o segundo

Likes x Engajamento: por que você deve se preocupar com o segundo

 

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Se há um objetivo que é comum a todos que apostam em uma estratégia de marketing, este é a conquista de números expressivos. Independente de quais sejam esses números — seguidores, acessos ao site, leads, vendas —, são eles que orientam as ações da equipe de marketing responsável.

E, entre essas métricas, duas se destacam; ainda que por motivos distintos. Uma delas é a quantidade de likes (e até mesmo de seguidores), que são aqueles que enchem os olhos dos donos de empresas — visto que todos gostam de ver suas publicações com centenas de curtidas.

A outra é o engajamento, que, mais do que apenas um “número bonito”, mostra como os seguidores de uma empresa estão interagindo com ela. Ainda que, em muitos casos, esses dois andem juntos, é necessário destacar as diferenças e as importâncias de cada um para a sua empresa.

E é exatamente isso que a WEBi faz neste texto. Na sequência, você entenderá um pouco melhor a real importância dos likes (assim como de outras métricas de vaidade) e ainda verá por que o engajamento deve ser muito mais trabalhado que apenas as curtidas.

Quer entender o que é realmente relevante para as suas redes sociais? Então continue a leitura abaixo!

 

Likes e as métricas de vaidade

Dentro do universo de números nas redes sociais de uma empresa, há algo que chamamos de métricas de vaidade. Basicamente, elas são aqueles números bonitos, que nós gostamos de ver; que mexem com a nossa vaidade.

Quantidade de seguidores, acessos a uma página e, é claro, curtidas em uma publicação (os likes) são alguns dos exemplos mais conhecidos de métricas de vaidade. Eles levam este nome porque, apesar de até terem certa importância, são apenas bonitos.

Por outro lado, sozinhos eles não entregam nenhum resultado real para a sua empresa. Afinal, likes e seguidores podem ser facilmente comprados somente com o intuito de deixar um perfil mais apresentável. Mas, com números artificiais, o que a empresa realmente ganha? Nada, certo?

Isso não quer dizer, no entanto, que eles não têm importância nenhuma. É natural que uma empresa que faça verdadeiro sucesso nas redes sociais e que aproveite esse tipo de mídia para alavancar suas vendas tenha muitos likes em seus posts. Curtidas só não valem tanto assim quando são o único parâmetro.

 

Por que as pessoas se importam com likes?

Como já citamos, os likes mexem com a vaidade das pessoas. Você também adora quando aquela foto publicada no Instagram alcança números enormes, não? Isso é ainda mais válido para um empreendedor e sua empresa, visto que tudo que ele mais quer é testemunhar o sucesso da sua criação.

E isso não é apenas um “achismo”, uma suposição. Diversas pesquisas mostram a forma com que os likes mexem conosco. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, e publicado na revista Psychological Science, curtidas em redes sociais como Facebook e Instagram fazem nosso cérebro gerar uma descarga de dopamina.

Para se ter uma ideia, esta é uma sensação muito semelhante às que sentimos quando fazemos sexo, comemos chocolate ou ganhamos dinheiro (!). Muitas pessoas estão ficando literalmente viciadas em receber curtidas — o que explica por que muitos empresários valorizam tanto as métricas de vaidade.

Porém, é preciso saber diferenciar. Sim, você deve dar importância às suas curtidas, mas elas jamais podem ser sua prioridade. Quando falamos em redes sociais, a verdadeira preocupação de uma empresa deve ser com o engajamento do seu perfil, como você verá com mais detalhes abaixo.

 

Engajamento: os números que realmente importam

Para avaliar se o seu público das redes sociais realmente gosta da sua empresa, é fiel a ela e pode ser considerado um defensor da marca, são as métricas relacionadas ao engajamento as que você e sua equipe de marketing devem trabalhar para melhorar.

É muito bom ver um post sendo bem curtido. Mas e quanto aos comentários? E quanto aos compartilhamentos? Em ambos os casos, estamos falando de ações que exigem muito mais esforço do usuário do que apenas dar dois cliques na tela.

Se uma pessoa se deu ao trabalho de comentar em uma de suas publicações ou compartilhá-la com amigos, é certo que ela gosta da sua empresa — ou pelo menos do conteúdo que você produz.

Naturalmente, a empresa ficará na cabeça dessa pessoa por muito mais tempo, e é de você que ela irá se lembrar quando precisar de um produto ou serviço que você vende. Isso é ainda mais importante para empresas cujo ticket médio não é alto e as compras são recorrentes.

Estar sempre presente na memória dos clientes é essencial, e trabalhar com o engajamento das suas redes sociais é uma ótima maneira de garantir que isso aconteça.

 

Venha aumentar seu engajamento!

E é pensando nisso que nós desenvolvemos as estratégias de nossos clientes aqui na Agência WEBi! Nós queremos que a sua empresa seja uma referência no setor — e nos dias atuais é praticamente impossível fazer isso sem uma boa gestão de redes sociais, focada em muito mais que apenas curtidas.

Se você também quer aumentar o engajamento da sua empresa e vê-la crescer como nunca no ambiente digital, saiba que você pode contar conosco! A WEBi oferece planos personalizados para empresas, sempre levando em conta as particularidades de cada negócio.

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