Video marketing: benefícios e como ele pode facilitar vendas

Video marketing: benefícios e como ele pode facilitar vendas

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

De uns tempos para cá, diversas pessoas e empresas têm apostado nos vídeos como parte indispensável das suas estratégias de marketing. Se considerarmos o enorme crescimento que o formato teve nos últimos anos, faz bastante sentido que o video marketing esteja com o destaque que está.

Afinal de contas, ele apresenta muitos benefícios — a respeito dos quais a WEBi fala neste texto. Na sequência, nós te mostramos as 5 principais vantagens do video marketing e, por fim, ainda mostramos como ele pode facilitar suas vendas, causando um impacto além das páginas da internet e alcançando seu bolso.

Continue a leitura e confira!

 

5 benefícios do video marketing

 

1. Vídeos são o tipo de conteúdo mais consumido do mundo

O primeiro benefício de trabalhar com video marketing é o alcance gigantesco que se pode conseguir com a publicação dos vídeos. Atualmente, eles já são o formato mais consumido do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2019, quase 70% dos usuários da internet já prefere o vídeo a qualquer outro formato.

E a curva continua crescendo. Se os dados do ano passado indicavam a preferência pelos vídeos de quase 70% dos usuários, para o final deste ano a previsão é de que 75% de todo o volume de dados móveis utilizados no mundo sejam para o consumo de vídeos.

Esse crescimento tem se refletido em diversos locais e plataformas, muito além do YouTube e do Facebook, por exemplo. Basta olhar para o fenômeno que tem sido o TikTok, hoje uma das redes sociais preferidas do público mais jovem e completamente dedicada à produção e compartilhamento de vídeos.

 

2. Eles facilitam a transmissão clara de uma mensagem

Você já sentiu, em algum momento em que estava escrevendo para seu blog ou rede social, que conseguiria se expressar muito melhor e transmitir sua mensagem com mais clareza se estivesse falando ao invés de escrevendo? Na maioria das vezes, é muito mais fácil fazer o outro entender quando falamos sobre determinado assunto.

E em matéria de internet, é exatamente isso que o video marketing permite. Ao falar para a câmera, a sensação que tanto a pessoa que está falando quanto o usuário que está vendo têm é que ambos estão em uma conversa. Dessa forma, a mensagem é passada com muito mais precisão.

E isso pode ser bom por dois motivos distintos: para que seu conteúdo tenha uma qualidade ainda maior ou para que suas habilidades de convencimento e persuasão ganhem grande destaque.

 

3. Geram mais engajamento que outros formatos

Lembra que citamos no primeiro benefício que os vídeos são o formato de conteúdo que é mais consumido no mundo inteiro? Automaticamente, se suas páginas, tanto redes sociais quanto site e blog, têm vídeos, maiores são as chances de que os usuários consumam seu conteúdo, o que faz o engajamento aumentar.

Se o usuário parar para assistir ao seu vídeo e gostar dele, existe uma boa probabilidade de que ele o curta ou compartilhe, fazendo com que mais usuários vejam e também curtam e compartilhem. Tudo isso cria um grande ciclo, que é justamente o que faz o engajamento da publicação ser maior do que seria com apenas uma imagem.

 

4. Podem ser feitos sem a necessidade de altos investimentos

Quando falamos em video marketing, muitas pessoas ainda pensam em grandes produções como as que vemos nos canais dos maiores youtubers do Brasil, por exemplo. Na verdade, o que realmente acontece é que a produção de vídeos é muito mais fácil do que às vezes ela pode parecer. 

Você não precisa usar câmeras profissionais e iluminação de estúdio para gravar vídeos de alta qualidade e com um conteúdo relevante para o seu público. Os maiores influenciadores digitais do Brasil estão todos no Instagram, local onde eles gravam seus vídeos pelo próprio celular, contando apenas com um bom conteúdo e algumas técnicas básicas de edição.

Isso quer dizer que você não precisa investir valores astronômicos para começar a produzir seus próprios vídeos. Apenas tendo um celular com câmera e internet já é possível apostar em estratégias bem elaboradas de video marketing.

 

5. Contribuem com o SEO das páginas

Você sabia que, ao inserir um vídeo nas páginas do seu site e nos textos do seu blog, a sua pontuação geral de SEO melhora muito? Isso porque dois dos fatores de SEO considerados pelo Google são o tempo de permanência na página e a taxa de rejeição. Se suas páginas têm um ou mais vídeos, a permanência cresce e a rejeição reduz — que é exatamente o que o Google quer.

Com isso, sua empresa conquista melhores posições nas pesquisas, é mais encontrada por usuários, torna-se mais conhecida e, eventualmente, aumenta o poder de vendas. Afinal, a melhor forma de ser encontrado por consumidores em potencial atualmente é pela internet.

 

Como o video marketing pode facilitar suas vendas

E falando em aumentar o poder de vendas… Você sabe como o video marketing pode ser o protagonista no processo de facilitar suas vendas e aumentá-las? Como citado, ele permite uma maior persuasão, fazendo seu poder de convencimento crescer e deixando os usuários tentados a adquirir seus produtos e serviços.

Um detalhe que desencoraja a compra de muitos consumidores é a falta de conhecimento a respeito de certos atributos do produto. Com um vídeo, você pode mostrar cada uma das pequenas partes dele, evitando que o usuário saia da sua página com uma dúvida sequer.

E caso você ainda não acredite no que dissemos, basta olhar para os números. De acordo com a Forbes, apenas no segmento b2b, aproximadamente 65% dos tomadores de decisão dessas empresas afirmam que já foram fortemente influenciados a realizar compras depois de assistir a um vídeo.

 

Ainda que você mesmo possa fazer seus vídeos, existem alguns detalhes de marketing que devem ser aplicados; e não há ninguém melhor que uma agência de marketing digital para te ajudar com isso. A Agência WEBi sabe a importância que o video marketing tem e, por isso, trabalha com ele para alcançar melhores resultados para cada cliente.

 

Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

E caso tenha gostado do texto, siga-nos no Facebook e no Instagram para receber mais do nosso conteúdo!