Anúncios de Black Friday: campanhas de marketing para vender mais

Anúncios de Black Friday: campanhas de marketing para vender mais

Uma das melhores épocas do ano para quem trabalha com vendas está chegando. Não é novidade que muitos consumidores aguardam ansiosamente pela Black Friday e esperam a data para realizar suas compras. Esse é o momento de divulgar o seu produto ou serviço e investir em anúncios de Black Friday.

Por isso, para atrair clientes nesse período, é fundamental pensar em boas estratégias de marketing digital. Conquistar a preferência do público envolve, além de boas ofertas, anúncios atrativos e promoções que atendam às dores e necessidades dos seus consumidores.

Para entender um pouco mais sobre como utilizar os anúncios de Black Friday da melhor forma e converter em vendas, continue a leitura.

Como vender mais na Black Friday?

Antes de tudo você deve conhecer as necessidades do seu público. Se você ainda não tem a persona que descreva seus clientes-alvos, faça isso imediatamente! Dessa forma, além de ficar mais fácil definir a mensagem de marketing das campanhas, também dá uma boa ideia de como interagir com o público durante outras datas.

Dê a sua persona um nome, idade, descrição, uma lista de gostos, de coisas que não gosta, entre outros detalhes.

Você já entendeu que é importante conhecer o seu público principal, porém, saiba que nem sempre ele irá consumir durante essa temporada. Por isso, tenha opções para quem deseja presentear o seu produto para o seu cliente ideal. 

E é aí que muitas marcas erram com seus anúncios, pois não levam em consideração suas necessidades de marketing para atrair amigos ou familiares do seu público principal. 

Outro ponto importante para estar atento é sobre os seus concorrentes. Embora a tentação de criar campanhas para enfrentar outras grandes marcas seja grande, nem sempre essa estratégia é uma boa ideia.

Em vez disso, você pode criar uma comunicação voltada diretamente aos seus clientes, eles estão familiarizados com sua marca e têm maior probabilidade de realizar uma compra. Sendo assim, é maior a chance de comprarem seus produtos preferidos com uma boa promoção.

Como criar os melhores anúncios de Black Friday no marketing digital?

Para criar anúncios de Black Friday que tragam resultados e convertam em vendas, siga alguns passos estratégicos:

Tenha um planejamento

Qualquer ação de marketing para dar resultado deve começar com um bom planejamento de divulgação. Pense estrategicamente nos objetivos, recursos financeiros, público-alvo e quais canais serão utilizados para a divulgação.

Responda às seguintes perguntas:

– Qual é a verba disponível?

– É mais assertivo gerar tráfego para o site ou engajamento nas redes sociais?

– Quem é seu público?

– Seu público é maduro ou mais jovem? Está presente em quais redes sociais? Lê blogs?

Se sua empresa já tem dados armazenados de campanhas anteriores, analise todas as informações sobre vendas, conversos e comportamento do consumidor. Isso vai ajudar a identificar ações que deram certo ou não, além das preferências dos clientes.

Com esses dados, é possível entender também em quais canais sua empresa tem mais audiência, direcionando mais mais verba para eles. Além disso, avalie quais formatos de postagens geram mais interação e acessos. 

Qualquer ação de marketing deve começar com um bom planejamento de divulgação.

Invista em anúncios de Black Friday nas redes socais (Ads)

As redes sociais, como Facebook e Instagram têm um número grande de usuários cadastrados, por conta disso, possuem muitas informações como, por exemplo, idade, profissão, preferências, entre outras. Isso ajuda a segmentar seu público, tanto no Facebook como Instagram.

Os anúncios de Black Friday no Facebook Ads podem ser feitos em desktop, mobile ou ambos. Além disso, o conteúdo pode ser veiculado em diferentes formatos: carrossel, vídeos, imagens, stories (estático ou em vídeo), ou textos.

Anúncios em texto ou com breves chamadas nas abas laterais do Facebook, ou em carrossel podem exibir mais de um anúncio na mesma tela. Já os vídeos são um formato em potencial. De acordo com dados levantados pelo Media Button, 85% das pessoas que assistem vídeos sobre um produto, dizem ficar mais inclinadas a realizar a compra.

Mais do que a possibilidade de anunciar, os algoritmos do Facebook oferecem tipos de anúncios com objetivos diferentes, cada estratégia pode gerar um tipo de resultado a partir da sua campanha de marketing, desde engajamento nas redes sociais até vendas.

Os resultados podem ser desde reconhecimento de marca, tráfego, envolvimento, geração de cadastros, conversões, entre outros.

Invista em Google Ads

O serviço de publicidade paga pelo Google também é uma excelente alternativa para ativar suas campanhas de marketing digital. Por meio do Google Ads, é possível criar anúncios patrocinados que serão exibidos na página de resultados de buscas, nas plataformas associadas, como no YouTube e no Google Shopping, e em alguns sites e aplicativos.

Existem dois tipos de anúncios que você pode veicular no Google Ads:

– Rede de Display: aparecem na formato de imagens, vídeos e textos, nos sites que você visita;

– Rede de Pesquisa: espaço para anúncios nas páginas de pesquisa do Google. As campanhas que aparecem lá são links patrocinados.

Por meio do Google Ads, é possível criar anúncios patrocinados.

Crie um senso de urgência

Uma das melhores dicas para criar anúncios de Black Friday que tragam resultados é não se limitar ao tipo de mensagem, mas sim ao tom. A forma como algo é dito é tão importante quanto o que se está dizendo. Na publicidade, quanto maior o senso de urgência, maior a probabilidade dos consumidores agirem.

Você pode, por exemplo, criar ofertas especiais que acabam em um determinado horário ou criar ofertas diferentes a cada horário, o que faz com que os compradores não esperem para comprar ou voltem a cada hora para ver o que está disponível.

Atraia clientes antigos

Considerem atrair de volta clientes antigos, afinal, eles já conhecem e consumiram o seu produto ou serviço, certo? Ao configurar suas campanhas tente alcançar aqueles que já fizeram uma compra, você poderá lembrá-los do motivo deles terem escolhido sua marca anteriormente.

Além disso, ao saberem de uma promoção da Black Friday, eles estarão ainda mais propensos a comprar com base em sua experiência anterior. 

Crie uma identidade visual para os anúncios de Black Friday

Criando uma identidade visual única para o momento, sua marca mostra ao cliente como a sua empresa se preparou para o evento e que ela se importa com a experiência que os consumidores terão.

A identidade visual da Black Friday deve ser adotada em todos os materiais de divulgação, como redes sociais, banners, landing pages e e-mail marketing.

Atraia compradores de última hora

Sempre vão existir aqueles consumidores que resolvem aproveitar alguma promoção de última hora. Use isso a seu favor! Desenvolva anúncios pagos após o fim de semana da Black Friday.

Crie cupons especiais ou pacotes de ofertas em produtos que talvez não tenham sido tão procurados durante a campanha, mas que ainda sejam o que seu público está buscando. Você sempre pode atrair os atrasados e gerar vendas depois que o evento terminar.

A Black Friday já é um dos maiores eventos do varejo digital e, em meio à tanta concorrência, não abra mão de boas estratégias de marketing digital para criar campanhas de sucesso. Anúncios de Black Friday assertivos podem ser decisivos para bons resultados.

Se você não tem conhecimento e estrutura para realizar essa campanha por conta própria, conte com o apoio de uma agência de marketing experiente e qualificada, como a WEBi.

Como você viu, existem formatos diversos que podem ser explorados, cada um tem objetivos e resultados diferentes, tudo depende da sua estratégia e do seu público-alvo. Explore itens que farão diferença, como a personalização, a segmentação, CTAs impactantes, imagens de qualidade e um bom copywriting.

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre marketing? Continue lendo mais conteúdos em nosso blog, acompanhe nossas redes sociais e, se preferir, entre em contato conosco!

Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.