Vendas na internet: confira dicas práticas

Vendas na internet: confira dicas práticas

Se você tem uma loja online, ou um negócio físico, mas provavelmente também está presente no ambiente virtual, com certeza deve se preocupar em como aumentar as vendas na internet.

A internet expandiu as possibilidades de negócios, sendo possível atingir um volume maior de pessoas e vender para clientes de diferentes localidades. Porém, para que o seu negócio obtenha sucesso, é importante que as estratégias de vendas na internet sejam bem pensadas.

Negociações online exigem algumas ações diferentes do que ocorre em uma loja física. Pode até parecer uma tarefa simples, mas requer boas estratégias para que o seu negócio não se perca no meio de tanta concorrência. 

Pensando nisso, nós, da Webi, preparamos dicas práticas para te auxiliar com as vendas na internet.

 

Seja encontrado

Esse é um método essencial para aumentar as vendas na internet. Se os seus clientes não sabem que a sua empresa existe, como vão comprar o seu produto ou serviço? Isso se torna mais importante ainda quando falamos em lojas que estão apenas no ambiente virtual.

Por esse motivo, é primordial apostar em estratégias de marketing digital como conteúdos para redes sociais, blogs, e-mails e campanhas patrocinadas na internet. Dessa forma, é possível atrair potenciais clientes para o seu negócio.

Além disso, investir em um bom site para sua loja virtual pode fazer toda a diferença na experiência do usuário. Aspectos importantes, como facilidade de navegação e ser responsivo (que se adapta a diferentes dispositivos, seja computador ou celular), não podem ser ignorados.

 

Defina o valor de investimento em marketing digital

Depois de traçar os objetivos da sua marca e metas de vendas, faça um plano estratégico de investimento financeiro em marketing digital.

Uma forma de realizar esse cálculo é observar o histórico: calcule as despesas de marketing de meses anteriores e divida pelo número de conversões, para determinar quanto é investido em marketing digital por cada venda. Se você está tentando aumentar a taxa de crescimento, é preciso investir mais.

Mas existem relatórios e métricas que ajudam a avaliar todo esse investimento e analisar o crescimento com mais precisão.

 

Invista em SEO  para aumentar as vendas na internet

Esta é uma estratégia de marketing muito eficiente para atrair clientes quando se trata do ambiente online. Isso porque, o SEO (Search Engine Optimization) permite que os seus conteúdos tenham mais alcance e um melhor posicionamento nas ferramentas de buscas. Afinal, não adianta conteúdos bons se não alcançarem a sua audiência.

Em outras palavras, o objetivo principal do SEO é aumentar o tráfego de pesquisa orgânica qualificada de lojas virtuais, melhorando a visibilidade (posicionamento) de palavras-chave relacionadas aos produtos oferecidos.

Gere conteúdo de qualidade

Antes de começar a criar conteúdo para aumentar as vendas na internet, tenha em mente que a sua empresa deve solucionar um problema do seu cliente e, muito mais do que vender, deve gerar conteúdo de qualidade, que seja interessante para o seu público.

Mostre que você tem autoridade no seu segmento e que é confiável, pois se preocupa em fornecer informação importante para o seu leitor. As vendas são consequências do bom relacionamento e ótimas estratégias. 

 

Esteja disponível para responder seus clientes

É normal que, antes de comprar algum produto ou adquirir um serviço, o seu público entre em contato pelas redes sociais, WhatsApp ou pelos chats disponíveis no próprio site.

Quando compramos online, comumente surgem dúvidas sobre o prazo de entrega, formas de pagamento e políticas de troca. Por isso, é tão importante que você tenha um canal de comunicação disponível. 

Mas, para que esse contato realmente funcione, deve ser eficiente. Se o cliente demorar a obter uma resposta, pode acabar desistindo da compra ou duvidando da credibilidade da empresa.

Além disso, seu site também pode contar com um espaço destinado às dúvidas mais frequentes, como as que citamos acima. Isso agiliza a comunicação e acelera o processo de compra

 

Fique atento à jornada de compra

Chamamos de jornada de compra, o caminho que um potencial cliente percorre desde antes de decidir consumir até após a compra. Esse caminho é fundamental para mapear e identificar em qual etapa cada lead está. 

Por isso, acompanhar essa jornada é tão importante para o sucesso da sua loja, pois os leads estão em estágios diferentes e essa identificação pode auxiliar na estratégia dos seus conteúdos.

Além disso, analisar a jornada do cliente possibilita que a empresa desenvolva ações específicas para cada uma das etapas que levam o consumidor à compra, criando um relacionamento de confiança e senso de autoridade que podem ser decisivos na hora do cliente fechar negócio.

 

Capriche na descrição e nas imagens dos produtos

Essa é uma diferença primordial entre as vendas em lojas físicas na internet, pois em um ambiente físico, o cliente pode verificar ou experimentar o produto. Já nas compras online, isso não é possível. 

Por isso, é essencial que todos os seus produtos tenham descrições completas, como o material com o qual são produzidos, medidas, benefícios, etc.

Invista também na produção de fotos com boa qualidade, pois a imagem do produto é de extrema importância. O ideal é criar a sensação de uma vitrine para o cliente. Esse passo é importante para despertar o interesse do consumidor, pois a imagem é a primeira coisa que chama a atenção na web.

 

Conquistar bons resultados pode até parecer uma caminhada muito longa, mas você não precisa percorrer esse caminho sozinho. Para colocar em prática todas essas estratégias, pode contar com a parceira de uma agência especializada. 

Nós, da Webi, temos mais de 22 anos de experiência no mercado, profissionais qualificados e contamos com cases de sucesso, para mostrar que todos esses métodos, quando bem planejados, realmente trazem bons resultados.

Temos como exemplo, a FS Yachts, nossa parceira desde 2018, que tem como principal objetivo o aumento de vendas quantitativas e qualitativas, além de se tornar a maior referência do segmento no meio digital.

Com as estratégias boladas pelo nosso time e um trabalho constante e relevante, em 2020 a empresa passou a ter quase 50% das vendas através do tráfego orgânico e 70% originadas do marketing digital. Quem não gostaria de ter um retorno desse?!

Sua empresa também pode alcançar grandes resultados! Entre em contato e saiba como podemos fazer para te ajudar a aumentar suas vendas na internet.

Quer saber mais conteúdos como esse? Acesse o nosso blog.

 

* Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.