A importância dos stories para a sua estratégia de marketing

A importância dos stories para a sua estratégia de marketing

 

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Estratégias de marketing devem ser completas. Quanto mais ferramentas e recursos forem utilizados, em mais lugares a empresa se faz presente. Com isso, ela ganha muito mais reconhecimento e as chances de atrair cada vez mais pessoas interessadas também cresce. E, neste sentido, não há nada que se compare com o marketing digital.

Isso porque ele oferece a oportunidade de investir em diferentes campos, sendo as redes sociais um dos mais importantes. E, quando falamos em redes sociais, é impossível não citar o Instagram. Atualmente, ele é uma das maiores redes do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Se você aposta no marketing digital, seja através de um setor interno ou com o auxílio de uma agência, é certo que faz uso do Instagram. Ele é obrigatório para praticamente qualquer empresa, visto que públicos de todas as idades estão por lá. Mas, e quanto aos stories? Sua empresa utiliza também?

Muitos não têm noção da verdadeira importância dos stories para uma estratégia de marketing, mas é fundamental frisar que ele é extremamente necessário — às vezes até mais que o feed.

Neste texto, a WEBi fala mais sobre o assunto. Além de mostrar a importância dos stories para a sua estratégia de marketing, ainda vamos dar 5 dicas para que você extraia o melhor que a ferramenta tem a oferecer.

Continue a leitura e aprenda!

 

As diferentes ferramentas do Instagram

Desde que foi criado, há mais de 10 anos, o Instagram passou por mudanças drásticas. O que antes era um aplicativo para compartilhar fotos com filtros antigos entre amigos, se tornou uma plataforma gigantesca, com diversas oportunidades para que marcas produzam conteúdo e atraiam um público que jamais a conheceria por outras formas.

De todas essas mudanças, duas se sobressaem. Uma delas é a mudança de foco; as fotos passaram a ser substituídas pelos vídeos. Hoje, além da presença no feed, os vídeos também têm outros recursos exclusivos dentro do Instagram — o Reels e o IGTV.

A outra é justamente o assunto deste texto: os stories. Em 2016, eles foram lançados como uma forma de bater de frente com um grande app da época, o Snapchat. Com o passar dos anos, o Snap perdeu a força, ao mesmo tempo em que os stories cresceram e se tornaram o recurso mais utilizado do Instagram.

Para se ter uma ideia, esses pequenos vídeos de até 15 segundos são os responsáveis pela retenção de milhares de usuários no aplicativo. De acordo com estudos realizados pelo próprio Instagram, usuários com até 25 anos passam cerca de 32 minutos por dia vendo stories, enquanto pessoas acima de 25 anos investem por volta de 24 minutos por dia.

Isso, por si só, já é suficiente para mostrar a importância dos stories.

 

A importância dos stories: por que eles se destacam?

Mas talvez você se pergunte por que eles se destacam. Não é difícil entender os motivos por trás do sucesso do recurso. Para começar, ele fica no topo da tela do Instagram, facilitando muito o acesso dos usuários. O clique no primeiro story exibido é praticamente um reflexo.

Outro motivo é o dinamismo. Estamos falando de fotos e vídeos rápidos, que ficam na tela por até 15 segundos. Depois disso, o usuário segue para o próximo sem nem mesmo precisar deslizar a tela, como acontece no feed. Além disso, os stories que aparecem primeiro são dos perfis que o usuário mais interage, ou seja, dos que mais lhe interessam.

Por fim, o conteúdo postado no local também ajuda a aumentar a importância dos stories. Normalmente, o que vemos por lá é um retrato mais fiel da realidade, tanto pessoas quanto empresas mostrando seu cotidiano de uma forma mais crua e real.

 

5 dicas para usar os stories

Agora que você já sabe a importância dos stories para qualquer estratégia de marketing digital, a WEBi te ensina a usar o recurso e tirar o melhor dele. Acompanhe:

 

1. Dê preferência a vídeos

Lembra que falamos de duas mudanças drásticas: o domínio dos stories e a priorização dos vídeos? Nossa primeira dica incentiva que você junte os dois. Sempre que for gravar stories, dê preferência para fazer vídeos. Além de a entrega ser maior, eles são mais interessantes e chamativos para quem vê.

De qualquer maneira, porém, não podemos usar esse critério como regra geral, nem verdade absoluta, pois para alguns perfis as imagens ainda podem performar melhor. Por esse motivo é importante sempre avaliar os resultados, a quantidade de visualizações e demais métricas que o próprio Instagram disponibiliza — como falamos na dica 5.

Ah, e não se esqueça: se estiver falando algo nos vídeos, escreva legendas! Muitas pessoas não ficam com o áudio ligado, e legendas com pontos importantes podem fazer com que elas se interessem e prestem mais atenção. Além disso, há a parcela dos usuários que são surdos e podem seguir o seu perfil; é preciso pensar neles também.

 

2. Use todos os recursos oferecidos

Se você não costuma utilizar os stories, é possível que nem saiba, mas ele conta com uma infinidade de recursos para deixar seu conteúdo mais dinâmico. Estamos falando de utilidades como enquetes, GIFs, localização, menções, entre tantos outros.

Ao usá-los, você convida seus seguidores a interagir com você — e isso só traz benefícios. Além de chamar a atenção das pessoas que veem, a alta taxa de engajamento que essas ferramentas causam faz com que os stories cheguem para ainda mais pessoas.

Afinal, o algoritmo do Instagram entende que, se seu story está recebendo interações, é porque ele é bom. Logo, se ele é bom, deve ser entregue para mais pessoas.

 

3. Mostre a realidade da empresa

Outro ponto que nós já citamos sobre os stories, é o tipo de conteúdo feito por lá: algo mais real, menos “plastificado”, o oposto do que vemos no feed. E se as pessoas fazem isso, sua empresa deve fazer o mesmo — mostrando muito mais que produtos e serviços, mas sim o cotidiano da empresa, dos setores, colaboradores e por aí vai.

Jamais podemos nos esquecer: empresas são feitas de pessoas. E é justamente com essas pessoas que os usuários do Instagram irão se identificar. Mostrar o dia a dia da empresa, dando foco aos colaboradores e ao que eles fazem, é uma ótima maneira de gerar identificação e simpatia por parte do público.

 

4. Links para fazer com que o usuário navegue

Talvez esta dica seja útil apenas para quem tem mais de 10 mil seguidores, mas ela vale ouro. Você já deve ter reparado que alguns perfis gravam vídeos para os stories ou postam imagens sobre algo e, ao final, pedem para que você arraste para cima para saber mais, certo? Ao arrastar para cima, uma página fora do Instagram se abre.

Esta possibilidade de inserir links nos stories não está disponível para todos; como citamos, é necessário ter pelo menos 10 mil seguidores para “desbloquear” essa função. Se este for o seu caso, use e abuse da ferramenta!

Com ela, você pode levar usuários do Instagram direto para qualquer página que quiser, desde a página inicial do seu site até uma landing page de produto ou serviço.

 

5. Sempre acompanhe os dados

Mensurar ações é uma prática tão importante que até mesmo os stories permitem que você faça isso. Ao abrir o próprio story (antes que ele passe do tempo de expiração, é claro), é possível ver quantas pessoas visualizaram, quantas viram até o final, quantas pularam, quantas entraram no seu perfil, entre outros.

A partir dessas informações, você consegue planejar as próximas ações, tendo em mente qual é o tipo de conteúdo que agradou mais os seguidores do perfil da empresa.

 

E aí, conseguiu entender a importância dos stories? O que achou das nossas dicas? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a WEBi no Facebook e no Instagram!