TikTok ou Instagram: em qual sua empresa deve apostar?

TikTok ou Instagram: em qual sua empresa deve apostar?

 

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Ainda que não sejam o único meio que deve ser trabalhado, as redes sociais são o que vêm na mente das pessoas quando falamos em marketing digital. Elas são obrigatórias para qualquer empresa que deseja se relacionar com seu público. E, quando este é o assunto, é impossível não citar o Instagram e o TikTok, duas das maiores redes sociais do momento.

E não é apenas o alto número de usuários que essas duas redes têm em comum. Algumas outras características, como o foco nos vídeos, estão presentes em ambas — e o Instagram até mesmo desenvolveu toda uma ferramenta inteiramente com o objetivo de bater de frente com o TikTok: o Reels.

Considerando o tamanho dessas redes, assim como suas similaridades, é possível que muitas empresas tenham dúvidas a respeito de onde deve ser o foco das suas ações: no Instagram ou no TikTok. E foi pensando em ajudar essas empresas que a WEBi preparou este texto.

Abaixo, você poderá conferir todas as características e pontos positivos tanto do Instagram quanto do TikTok. Por fim, nós comparamos os dois e mostramos qual é mais interessante para cada caso.

Para não ter mais dúvidas, é só continuar a leitura abaixo!

 

Instagram: características e pontos positivos

Lançado em 2010, o Instagram percorreu um longo caminho para chegar onde está hoje, mas valeu a pena. Hoje, a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários, ficando atrás apenas do YouTube e do Facebook.

Como todos sabemos, o Instagram é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos. Em seus primórdios, ele ficou conhecido pelas fotos quadradas com efeitos que faziam com que as imagens se parecessem com as de câmeras antigas. Ah, e com as fotos de comidas, é claro!

Com o passar do tempo, no entanto, as coisas foram mudando. As fotos passaram a dividir espaço com os vídeos; os stories foram criados e se tornaram tão importantes (se não mais) que o feed; as marcas passaram a fazer propagandas de todo tipo; e, recentemente, o Reels veio para consolidar ainda mais os vídeos.

Quanto aos pontos positivos do Instagram, eles são os mais diversos. A começar pela quantidade de usuários. Para uma empresa que quer investir em marketing nas redes sociais, é interessante apostar na plataforma que tenha mais pessoas interessadas em seu conteúdo.

Outro benefício que não podemos deixar de citar é o dos diferentes formatos. No Instagram, seu conteúdo pode ser feito através de textos, fotos ou vídeos. Utilizando os três, você desenvolve uma estratégia completa e garante que estará presente em qualquer que seja a área favorita dos usuários dentro do aplicativo.

 

TikTok: características e pontos positivos

Enquanto a história do Instagram é um pouco mais antiga (especialmente se considerarmos a velocidade com que as coisas acontecem na internet), a do TikTok é bem diferente — e muito meteórica. Seu primeiro lançamento, apenas na China, país de origem do serviço, foi em 2016.

Mas foi só em 2018, apenas 3 anos atrás, que o TikTok chegou ao mercado internacional com o nome que tem hoje — em 2017, ele era conhecido como Musical.ly. E o sucesso foi imediato. Neste mesmo ano de 2018, ele foi um dos aplicativos mais baixados dos Estados Unidos e tinha mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.

Por ser focado somente nos vídeos, o TikTok acaba sendo um aplicativo mais ‘certeiro’ que o Instagram. Afinal, além de poder gravar vídeos de até 1 minuto, é possível editá-lo dentro do próprio app, fazendo cortes, mudando a velocidade, adicionando efeitos e colocando músicas ou áudios do fundo.

O Reels, por outro lado, não permite nenhum tipo de edição, ao mesmo tempo em que os vídeos têm uma duração máxima de 30 segundos.

Assim como no caso do concorrente, o TikTok tem alguns pontos positivos que não devem ser ignorados. Um deles, inclusive, é o mesmo: a quantidade de usuários. Graças ao crescimento gigantesco que obteve, hoje o TikTok tem praticamente tantos usuários quanto o Instagram. A diferença aqui é o público — que é muito mais jovem.

E o outro é uma das características mais marcantes do aplicativo: sua capacidade de viralização. Para empresas que querem aumentar seu público e serem mais conhecidas, poucos locais são tão indicados quanto o TikTok. E se você não acredita, basta analisar o nosso case: com poucos meses de atuação na plataforma, nós já acumulamos milhões de visualizações em nossos vídeos.

 

Em qual dos dois sua empresa deve apostar?

Chegamos, enfim, ao questionamento que te trouxe a este texto: entre Instagram e TikTok, onde focar ações? Como em qualquer outro campo do marketing digital, isso dependerá da empresa e dos objetivos.

E essa análise já começa, é claro, pelo público. Se a sua empresa tiver um clima mais descontraído e seu público for mais jovem, o TikTok é uma ótima opção — especialmente se o objetivo for aumentar o reconhecimento da empresa perante seu público.

Por outro lado, se o público jovem não for interessante para você, talvez seja melhor investir no Instagram. Mesmo que o poder de visualização não seja o mesmo, ele também prioriza os vídeos quando entrega conteúdo aos usuários, além de ter uma enorme quantidade de contas ativas.

Apesar dessas considerações, há algo que precisamos deixar claro: se for possível, aposte tanto no Instagram quanto no TikTok! Ambos possuem suas características, e a combinação dos dois pode render os melhores números para a sua empresa.

Aqui na WEBi, inclusive, é exatamente isso que nós fazemos. Por entender a importância de ambas as redes, focamos em produzir conteúdo para nossos seguidores nas duas. E, com isso, nossos números estão cada vez melhores.

Se você também quer começar a apostar nessas redes sociais mas não tem muitas ideias do que fazer, acompanhe nosso Instagram e TikTok! Nós estamos sempre postando conteúdo útil — e com certeza algum deles irá te ajudar!