6 tendências de marketing digital para 2022

6 tendências de marketing digital para 2022

Para empresas, a chegada do final de um ano também pode ser entendida como o melhor momento para parar e analisar as estratégias que serão aplicadas no ano seguinte — sempre com o objetivo de garantir o sucesso do negócio. E, no período em que estamos, muitos aproveitam para buscar as tendências de marketing digital para 2022.

Se este for o seu caso, saiba que você pode contar com a expertise da Agência WEBi! Isso porque, neste texto, nós fomos além do que é encontrado na maioria dos sites brasileiros e compilamos não 3; não 5; mas as 6 principais tendências de marketing digital para 2022.

Na sequência do post, você verá tanto estratégias que já são utilizadas há alguns anos — mas que continuam em alta e seguirão sendo tendências em 2022 —, quanto soluções completamente inovadoras, que estarão em alta pelos próximos anos.

Para saber mais sobre o assunto e entender como sair na frente, é só continuar a leitura abaixo!

 

Quais serão as 6 principais tendências de marketing digital para 2022?

 

  1. Inbound marketing

 

Começamos com a modalidade de marketing que já é uma das mais eficazes do mercado há alguns anos: o inbound marketing. Através da produção de conteúdo, aplicação de técnicas de SEO e integração entre diferentes canais digitais, o inbound faz com que os clientes procurem a empresa — e não o contrário, como acontece no marketing tradicional.

 

Isso ocorre porque os usuários não gostam mais de ser interrompidos por propagandas — especialmente na internet. Com isso, a produção de conteúdo é uma forma mais natural e simpática de abordar clientes em potencial, fazendo-os vir a gostar da empresa e do que ela representa.

 

Mesmo que já venha sendo utilizado há anos — inclusive por nós aqui na WEBi —, o inbound continua se provando uma solução impecável, o que o torna uma das principais tendências de marketing digital para 2022.

 

  1. Conteúdo audiovisual

 

Como você já deve saber, os vídeos estão mais poderosos do que nunca. E se você não acredita no que estamos falando, basta olhar para os números astronômicos conquistados pelo TikTok nos últimos 2 anos — aplicativo este que também é uma das tendências de marketing digital para 2022 por si só.

 

Algumas das propriedades que fizeram os vídeos crescerem tanto incluem a facilidade de consumo, o poder de sintetização das informações e a possibilidade de construção de relacionamento com a marca.

 

Para explicar melhor toda essa força, nós reunimos alguns dados interessantes:

 

  • De acordo com o WordStream, 59% dos executivos dizem preferir assistir a um vídeo do que ler um texto;
  • Segundo informações da Invisia, usuários são capazes de reter 95% de uma mensagem em vídeo, contra 10% quando o mesmo conteúdo está em texto;
  • Por fim, dados da CISCO, líder mundial em TI e redes, mostram que, em 2022, os vídeos online representarão mais de 82% de todo o tráfego de consumidores da internet.

 

  1. Novos sistemas de coleta de dados

 

Ainda em junho de 2021, o Google anunciou o fim dos cookies para 2023 — com o objetivo de auxiliar órgãos reguladores ao redor do mundo na proteção de dados dos usuários da internet.

 

Afinal, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) — assim como sua “prima” europeia, a GDPR —, diversas leis de privacidade digital estão sendo aprovadas em dezenas de países.

 

A consequência disso? É muito provável que, ao longo de 2022, novos sistemas de coleta de dados surjam, visto que o marketing digital e os dados andam lado a lado. É fundamental que as empresas fiquem de olho nessas novidades para não perder tempo!

 

  1. Inteligência artificial

 

Enquanto a inteligência artificial era coisa de filme há apenas alguns anos, hoje ela já está presente em vários setores do mercado — sendo até mesmo obrigatória em alguns. Um exemplo prático dessa forte presença é a Alexa, da Amazon, que, em menos de 2 anos no país, já está vivendo nas casas de milhares de brasileiros.

 

O que você talvez não saiba é que a inteligência artificial também pode fazer verdadeiros milagres no marketing digital, e a tendência é que cada vez mais possibilidades surjam com o passar dos anos.

 

Hoje, seu principal papel é automatizar processos que costumavam ser feitos manualmente, economizando tempo e aumentando exponencialmente a eficácia. Ações como análise de dados, elaboração de personas, atendimento ao cliente e segmentação de público são exemplos do que já pode ser feito por ela.

 

  1. Vendas pelas redes sociais

 

Você já deve ter reparado que a maioria das principais redes sociais do mundo já possuem um espaço inteiramente dedicado para vendas, certo? No caso do Facebook, temos o Marketplace, enquanto o Instagram conta com o Instagram Shopping.

 

Antes da existência desses espaços, os usuários já usavam as redes com o objetivo de vender — principalmente por meio das mensagens diretas. O que as plataformas fizeram foi se aproveitar do poder que têm para criar uma área específica a este tipo de atividade, e ainda lucrar com isso.

 

A estratégia deu certo. Hoje, praticamente qualquer empresa que vende pela internet tem uma loja no Facebook ou no Instagram — e 2022 é um ano em que isso continuará acontecendo.

 

  1. TikTok

 

Como já citamos, muitas das tendências de marketing digital para 2022 deste texto não são exatamente novidades, mas sim técnicas e ferramentas que já são utilizadas há alguns anos — e que, graças à grande eficiência que possuem, continuarão sendo padrão entre os profissionais do setor.

 

E nada representa isso tão bem quanto o TikTok. Com um crescimento explosivo em 2020, ele se tornou a terceira maior rede social do mundo, atrás apenas dos gigantes Facebook e Instagram. Por outro lado, mesmo não sendo a maior, podemos afirmar que tamanho crescimento fez o TikTok se tornar uma das redes mais promissoras do momento.

 

Como você pôde perceber, são inúmeras as apostas de tendências do marketing digital para 2022, e você, dono de um negócio, precisa estar atualizado e adequar a sua comunicação ao que fizer sentido para o objetivo da sua marca e forma de consumo do seu público.

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