Aprenda a estruturar o processo de vendas da sua empresa

Postado em 9 de outubro de 2020 por Agência WEBI na categoria Blog

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Um dos princípios que nós temos como fundamental aqui na Agência WEBi é o alinhamento entre as equipes de marketing e de vendas de uma empresa. Pouco adianta ter o marketing lindo e muito bem feito se a equipe de vendas não sabe lidar com os leads que chegam. O que devemos ter sempre em mente é que apenas um processo de vendas bem estruturado tem a capacidade de potencializar imensamente as ações de marketing.

Isso porque, depois que um lead chega, por mais qualificado que ele seja, é preciso que as ações de venda sejam bem feitas e se comuniquem diretamente com cada lead de maneira personalizada. É isso que um processo de vendas bem estruturado faz.

No entanto, se você acha que o processo de vendas da sua empresa ainda não está entre os melhores, não se preocupe; ele sempre pode ser melhorado. Com o texto abaixo, nosso objetivo é ajudar você a estruturar o processo de vendas da sua empresa. Na forma de um passo a passo, nós trouxemos 6 dicas que irão ajudar a deixar suas vendas ainda melhores

Continue a leitura e acompanhe!

 

6 passos para estruturar o processo de vendas da empresa

 

1. Comece preparando sua equipe

O primeiro passo indispensável para estruturar o processo de vendas é ter uma equipe bem preparada. Cada integrante do time de vendas precisa ter certas características que façam com que eles consigam, de fato, concretizar as vendas. São, principalmente, dois atributos que mais fazem diferença.

Um deles é o poder de persuasão e convencimento. Todos os colaboradores responsáveis pelas vendas precisam ser mestres em comunicação, sabendo como lidar com cada cliente em potencial e mostrando as vantagens de realizar uma compra com a sua empresa e não com um concorrente qualquer.

E o outro é o conhecimento dos produtos ou serviços oferecidos. Afinal, é somente sabendo tudo sobre o que a empresa vende que os funcionários conseguirão transmitir o valor que o produto ou serviço tem. Depois que esse valor é transmitido — através das habilidades de persuasão —, fica muito mais fácil induzir o cliente à compra. 

 

2. Tenha uma prospecção eficiente

Depois que a equipe já estiver efetivamente preparada para vender, chega a hora de fazer a prospecção, ou seja, ir atrás dos possíveis clientes. Existem diversas formas de realizar um plano de prospecção de clientes, mas provavelmente o mais eficaz de todos é o marketing digital — que é, basicamente, o que nós fazemos por aqui.

A grande vantagem de prospectar com o marketing digital é a possibilidade de impactar os leads mais qualificados possíveis para o seu negócio. A facilidade de alcançar o público que tem mais a ver com a sua persona faz com que você não perca tempo tentando vender para quem simplesmente não tem interesse no seu produto ou serviço.

 

3. Faça contatos personalizados

Nós sempre deixamos claro por aqui o tanto de diferença que um contato personalizado faz na hora de tentar fechar uma venda. Tanto no marketing quanto nas vendas, os usuários — e, posteriormente, clientes — gostam de sentir que são únicos. Quando a empresa os trata como pessoas, e não como números, é muito mais provável que eles se sintam ainda mais tentados a comprar.

Por isso, para que seu processo de vendas tenha alta eficiência, use menos as mensagens automáticas e invista mais em um contato que atinja diretamente a dor do cliente e a forma pela qual sua empresa é capaz de solucioná-la. 

Para empresas cujo ticket médio não é tão alto, isso pode não fazer tanta diferença assim, mas as empresas que vendem produtos e serviços um pouco mais caros podem aproveitar esse tipo de contato para fechar vendas grandes e aumentar muito o faturamento.

 

4. Elabore uma apresentação que faça sentido

Além do contato personalizado, a apresentação da solução também deve ser personalizada de forma que ela faça sentido para quem está ouvindo. Seu produto ou serviço pode ter mil atributos interessantes e altamente benéficos, mas se você não focar naqueles que trazem a solução para o problema do cliente, ele não irá servir para nada.

Sendo assim, sempre saiba exatamente o problema que o seu cliente quer resolver quando for apresentar seu produto ou serviço para ele. Dessa maneira, o cliente obtém o que quer, você realiza a sua venda e todos saem ganhando.

 

5. Saiba como fechar suas vendas

Na hora de fechar uma venda, alguns detalhes minúsculos podem acabar fazendo diferença e realmente ajudar na negociação. Do mesmo jeito que no contato e na apresentação, tudo aqui deve ser personalizado. Lembre-se: teoricamente, este é o terceiro contato que você e sua empresa estarão tendo com o cliente, e isso já é suficiente para conhecer as principais necessidades dele.

Aqui, temos mais uma dica que faz mais sentido para empresas cujos produtos ou serviços têm um ticket médio alto: por que não apostar em um desconto ou condição especial? Você pode achar que isso não vale a pena; afinal, menos dinheiro estará entrando. Porém, esse pode ser o diferencial que fará o cliente querer comprar com você novamente no futuro. O que acontece aqui, na verdade, é um investimento.

 

6. Aposte na manutenção do cliente

E falando em comprar novamente no futuro… O último passo para estruturar o processo de vendas da sua empresa com a maior eficácia possível é justamente ter a manutenção dos clientes como um pilar. Nós sempre falamos por aqui: é mais fácil manter um cliente antigo, que já conhece seus métodos e a qualidade do que sua empresa oferece, que conquistar um cliente novo, que ainda não faz ideia de nada a respeito da empresa.

É na manutenção do cliente que o marketing digital brilha. Quando estiver concretizando as vendas, você pode fazer um cadastro de cada cliente e, nele, ter os e-mails de cada um. A partir disso, é possível enviar e-mails personalizados, estimulando novas compras e dando início a um ciclo benéfico para todos os envolvidos.

 

Com todo esse processo do marketing digital, você pode contar com a Agência WEBi! Nós trabalhamos com o inbound marketing e estamos sempre entregando grandes resultados a cada cliente que escolhe confiar em nosso trabalho. Se este é um dos detalhes que estão faltando para estruturar o processo de vendas da sua empresa, entre em contato conosco hoje mesmo e veja o que podemos fazer por você!

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