As principais formas de atrair visitantes ao site ou redes sociais são através do tráfego pago e do tráfego orgânico. Porém, nos últimos tempos, temos visto uma crescente busca por tráfego orgânico.
Isso acontece, pois o custo por aquisição de cliente está cada vez mais caro no tráfego pago, e as pessoas estão procurando alternativas mais sustentáveis a longo prazo, o que combina muito com as estratégias de SEO.
Aqui na Agência WEBi, entendemos que, para ter resultados a curto e longo prazo, as duas formas de tráfego andam juntas, e através deste artigo, iremos entender qual a diferença entre eles, quando vale a pena investir em cada um, e de que forma podem trabalhar juntos.
Vamos lá? Siga a leitura!
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é todo aquele acesso que chega ao seu site ou redes sociais por meio de anúncios pagos, através das plataformas de Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads e Meta Ads.
Os resultados, nesse caso, se dão a curto prazo, ou seja: em pouco tempo você pode ter novos clientes para o seu negócio (ou um aumento no engajamento, caso este seja o seu objetivo).
Aqui, você pode segmentar o público exato que deseja atingir, porém, precisa estar ciente do alto custo por clique, da diferença de orçamento contínuo e da concorrência acirrada, especialmente em nichos de mercado mais disputados.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico acontece de forma espontânea, sem que você pague de forma direta pelos cliques.
Normalmente, o tráfego orgânico vem da construção de três pilares:
- SEO: é a otimização dos mecanismos de busca, tornando o site mais adequado para os motores de busca por meio de técnicas, construção de links de qualidade, estratégias e diretrizes do Google, por exemplo;
- Marketing de conteúdo: a produção de conteúdo relevante para o público-alvo é uma das principais fontes de tráfego orgânico, variado em diferentes formatos, como: posts nas redes sociais, blog, materiais distribuídos gratuitamente como e-books e infográficos, webinars, etc.
- E-mail marketing: é uma alternativa de manter relacionamento com os seus leads e de manter a sua marca relembrada de forma constante, além de levá-lo para ações dentro do site, quando necessário.
Entre as vantagens do tráfego orgânico, estão o custo a longo prazo mais baixo, uma credibilidade e autoridade de marca maior, e resultados sustentáveis, já que são resultados mais duradouros, diferente do tráfego pago, que se encerra assim que param os investimentos.
Por outro lado, os resultados são construídos por um trabalho constante e que leva tempo para aparecer, além de que exige conhecimento técnico e produção de conteúdo consistente.
Vale lembrar que, aqui na WEBi, somos especialistas em SEO e em fazer com que diversas empresas alcancem o topo do Google. Saiba mais clicando aqui.
Por que a busca por tráfego orgânico e SEO está crescendo?
Conforme dados do Google Trends, as buscas por termos como ‘’SEO’’, ‘’como aparecer no Google’’ e ‘’tráfego orgânico’’ estão em alta nos últimos cinco anos, em detrimento do tráfego pago.
Isso porque, com o aumento constante do custo dos anúncios pagos, muitas empresas e criadores de conteúdo estão buscando formas mais sustentáveis de atrair o público.
Como já dito, o SEO é uma fonte de tráfego constante, enquanto que o tráfego pago cessa os resultados assim que cessam os investimentos. Ou seja, se hoje você anuncia hoje e amanhã deixa de anunciar, sua fonte de tráfego cessa imediatamente, prejudicando as vendas e o engajamento das páginas.
Além disso, o tráfego pago está cada vez mais caro, e isso tende a aumentar à medida que mais pessoas investem, especialmente em nichos competitivos como saúde, finanças e e-commerce.
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De que forma o tráfego orgânico e o tráfego pago se complementam?
Sabendo utilizar os pontos fortes de cada uma dessas fontes de tráfego, é possível potencializar os resultados de marketing digital.
Inicialmente porque ambos trabalham com a expansão e exposição da marca, nos resultados orgânicos e nos resultados pagos, no máximo de canais possíveis.
Além disso, o tráfego pago permite de forma mais rápida o teste de palavras-chave e validação de conteúdos, mostrando quase que em tempo real a performance delas, auxiliando com as estratégias de SEO a longo prazo.
Outra vantagem é que o tráfego orgânico constrói autoridade e confiança a longo prazo, além de que melhora a qualidade do Quality Score dos anúncios pagos (pontuação de qualidade — métrica utilizada pelo Google Ads para classificar a relevância de anúncios e palavras-chave), o que reduz o custo por clique.
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