Mudanças no Twitter: como elas impactam as estratégias de marketing?

Mudanças no Twitter: como elas impactam as estratégias de marketing?

As mudanças no twitter estão dando o que falar desde que a sua compra foi anunciada, com diversas polêmicas sobre a nova presidência. 

Após a venda bilionária do twitter para o Elon Musk, houve promessas de que a plataforma iria mudar, além de rumores do novo proprietário de que mais de 75% dos funcionários seriam demitidos, incluindo também executivos. 

Musk assumiu o cargo de presidente-executivo em novembro de 2022 e, apesar de recentes os acontecimentos, mudanças já começaram a ser anunciadas. 

Seu interesse na reformulação do time é priorizar engenheiros de computação e programadores, em detrimento dos designers e gerenciadores de produtos. 

Além disso, muitas mudanças no twitter já estão em teste, sendo que hoje nós vamos falar sobre as principais, além de como elas impactam as estratégias de marketing digital.

Vamos conferir?

Principais Mudanças no Twitter

A rede do passarinho já está no período de adaptação às novas funcionalidades, dentre elas:

Selo pago de verificação:

O Twitter agora possui um serviço de assinatura, chamado Twitter Blue, que dá acesso a recursos premium na plataforma para assinantes. 

O selo pago nada mais é do que o selo azul de verificação ao lado do nome do usuário, sendo que qualquer pessoa, figura pública ou não, pode adquirir pagando aproximadamente US$ 8 dólares por mês, o equivalente a R$ 42,00.

Porém, tal mudança ainda não chegou ao Brasil, mas já está causando um grande impacto no exterior, sendo que falaremos sobre isso posteriormente. 

Continue a leitura para saber! 🙂

Feed em ordem cronológica

O usuário do twitter agora pode acessar os conteúdos em ordem cronológica, ou pelos conteúdos com melhor performance na plataforma.

Tweets com capacidade multimídia 

A interação dentro da rede aumentou, sendo que os usuários do twitter agora podem carregar imagens, fotos e gifts.

Com os feeds em ordem cronológica mencionados acima e com a capacidade multimídia, tudo indica que Elon Musk quer tornar a rede mais completa e parecida com as concorrentes, Instagram e Facebook. 

Podcast no Twitter

É isso mesmo que você está lendo! Entre as mudanças no twitter, uma delas é a integração de um player de podcast integrado à plataforma. 

O que dá a entender é que o novo proprietário do twitter, Elon Musk, deseja transformá-lo em uma rede social ainda mais robusta, tendo tudo em uma só.

Até então, o twitter tinha a característica de ser um microblogging, ou seja, com a finalidade de produzir pequenos trechos de conteúdos projetados para interações rápidas com o público.

Porém, ao que tudo indica,a plataforma irá perder essa característica principal, com todas essas mudanças no twitter ocorrendo. 

Botão de edição dos tweets

Muitos famosos já tiveram sua imagem pessoal prejudicada após resgatarem tweets antigos relacionados a assuntos polêmicos e que causaram estranheza do público. 

Tal recurso, inclusive, já foi solicitado por celebridades como Kim Kardashian, sendo que agora, é possível editar os tweets já publicados.

Como os usuários estão reagindo com as mudanças?

As novas funcionalidades têm sido eita atrás de eita, a começar pelo selo de verificação.

Anteriormente, a regra para recebimento do selo de verificação dependia dos fatores de “contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público”.

Agora, a mudança de pagar a assinatura premium para ter o selo, levou milhares de usuários com contas falsas a criarem contas verificadas para famosos.

Apesar disso, um porta-voz da rede informou que o público do twitter continua crescendo, atingindo a máxima de 238 milhões de usuários que estão ativos diariamente no segundo trimestre de 2022. 

Por se tratar de usuários monetizáveis, tudo indica que isso torna a plataforma um bom investimento. 

E agora, isso muda as estratégias de marketing?

Como se tratam de mudanças recentes, ainda é cedo para falar, com exatidão, o que as mudanças no twitter podem causar, eis que isso só é possível em uma análise a longo prazo.

Porém, o que é importante analisar é se, de acordo com o seu público-alvo e com o seu objetivo, faz sentido para a sua marca estar presente na rede. 

Tal atitude é válida para qualquer estratégia de marketing, uma vez que sua empresa deve estar onde a maioria do seu público está, de acordo com um estudo de comportamento feito. 

De qualquer forma, é válido fazer os testes, analisar as métricas e testar os novos formatos de conteúdos anunciados. 

Um ponto válido é que, por essas mudanças estarem apenas começando, se no futuro ficar constatado que Elon Musk acertou em cheio, quem ‘’chegar primeiro’’ nessas mudanças atualmente, no futuro serão muito beneficiados e estarão à frente de muitos.

Parece que as mudanças não param por aí, já que o novo proprietário deseja oferecer uma infinidade de serviços, como vendas, pagamentos, e até mesmo entrega de alimentos. 

Até lá, nós estaremos aqui para atualizar você das novidades e informar sobre as novas tendências!

E aí, gostou das dicas? O que você acha sobre as mudanças no twitter que vem acontecendo? 

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Texto escrito por Letícia Loize Cardoso, redatora da Webi.