Métricas de vaidade: o que são?

Métricas de vaidade: o que são?

 

Você também pode ouvir este post através do player acima!

 

Em um mundo absolutamente dominado pelas redes sociais, com mais de 3 bilhões (!) de usuários ao redor do planeta, já é inegável a importância que essas plataformas têm. Some-as ao crescimento do marketing digital nos últimos anos e o resultado é um local perfeito para fortalecer a sua marca.

Quando falamos em marketing para redes sociais, um dos fatores mais importantes é, sem dúvidas, o resultado. Sempre que fazemos um investimento em marketing — em qualquer que seja a modalidade —, queremos observar um tipo de retorno, certo? E este retorno, os resultados, são avaliados a partir do que chamamos de métricas.

No entanto, o modo de funcionamento das redes sociais faz com que exista um tipo específico de métrica: as métricas de vaidade. Por serem as que mais chamam a atenção, elas podem acabar sendo a principal forma de avaliação de retorno — mesmo que não sejam as mais importantes.

Neste texto, a WEBi fala um pouco mais sobre isso. Vamos voltar ao básico — explicando o que são métricas —, mostrar quais são as tais métricas de vaidade (e por que elas não deveriam ser a sua prioridade) e, por fim, ainda listar quais são as métricas que realmente importam para o sucesso do marketing digital da sua empresa.

Confira mais na sequência!

 

O que são métricas

Nós já explicamos na introdução deste texto, ainda que de forma breve, o que são métricas: as medidas que escolhemos para avaliar o resultado de uma ação ou estratégia qualquer, ver se ela compensou e pensar nos próximos passos.

Podemos afirmar, portanto, que as métricas irão depender do objetivo da ação, não acha? Se elas são maneiras de averiguar os frutos de uma estratégia, é fundamental pensar no que se queria antes que ela fosse aplicada para fazer uma avaliação.

Vamos supor que sua empresa fez uma grande campanha que aumentou bastante o reconhecimento da marca no mercado. Se o seu objetivo era aumentar diretamente o número de vendas, pode-se dizer que a campanha não foi exatamente um sucesso. Isso porque o reconhecimento de marca não era a métrica mais importante. Entendeu?

Outro termo semelhante usado para as métricas é o KPI (Key Performance Indicator), que você já deve conhecer. A sigla, quando traduzida, significa algo como indicador-chave de desempenho. Na prática, é a mesma coisa que métrica.

 

Métricas de vaidade

Agora que você já sabe o que são métricas de uma forma geral, é hora de falar a respeito das métricas de vaidade, o assunto que te trouxe até aqui. Todos nós somos familiarizados com essas métricas, mesmo quem não faz ideia do que elas são. Afinal, uma boa parte das redes sociais, especialmente para as pessoas físicas, se baseia nelas.

Métricas de vaidade são aqueles números bonitos, que mascaram, mas na verdade não trazem nenhum resultado efetivo para a sua empresa. Estamos falando de likes em um post, seguidores em determinada rede social e acessos a uma página, por exemplo.

Vale lembrar: não estamos dizendo que as métricas de vaidade não têm nenhuma importância, mas sim que há muitos outros números que devem ser mais importantes para a sua estratégia de marketing digital. Naturalmente, ter mais seguidores nas redes sociais pode aumentar o reconhecimento da sua marca, assim como as vendas, mas são essas consequências que devem ser realmente avaliadas, independente de números como likes e seguidores.

 

Quais são as métricas que realmente importam?

Você deve estar se perguntando: “mas se as métricas de vaidade não são importantes como muitos pensam ser, quais são as métricas que realmente importam?”. A principal, e que já citamos mais de uma vez ao longo deste texto, é, com certeza, a quantidade de vendas.

Pense conosco: se você já investiu em qualquer tipo de marketing, por que o fez? Para aumentar suas vendas e ganhar mais dinheiro, não? No final das contas, este é o objetivo da esmagadora maioria das empresas. Portanto, essa é a métrica que mais importa.

As métricas de performance — que é como chamamos os números que vão de encontro às métricas de vaidade — ainda incluem o ROI (Return Over Investment, ou seja, retorno por investimento) e o CAC (Custo de Aquisição por Cliente).

Contudo, esses números são usados para avaliar os resultados de um projeto como um todo. Se você quiser saber se um post específico foi bem, há outra métrica específica que pode ser utilizada: a taxa de conversão. Se o seu post tinha um link para seu site, um usuário converte ao clicar nele. É muito mais interessante saber quantas pessoas clicaram do que quantas pessoas curtiram.

 

Além das métricas de vaidade: venha conquistar resultados!

Você até pode estar conseguindo aumentar suas métricas de vaidade fazendo a gestão das redes sociais da sua empresa por conta própria — e, por mais que isso até possa trazer um certo resultado, chega um momento em que é fundamental dar o próximo passo, ir atrás de algo mais profissional e de objetivos mais concretos e ambiciosos.

Para conquistar esses resultados, saiba que você pode contar com a Agência WEBi! Com mais de 21 anos de experiência no mercado digital, nós oferecemos projetos completos de inbound marketing, estrategicamente pensados para alcançar os objetivos definidos previamente pela nossa equipe em parceria com você.

E se você não acredita nisso, acredite nos números! Em nossa página de cases, nós mostramos toda uma lista de clientes que conquistaram e continuam conquistando números altíssimos graças à nossa atuação. Veja todos eles aqui.

Quer saber mais e descobrir as possibilidades de um projeto completo e personalizado? É só entrar em contato conosco!

Por fim, caso tenha gostado de aprender com este texto e queira receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!