Marketing e vendas: saiba por que alinhar os dois setores

Marketing e vendas: saiba por que alinhar os dois setores

 

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Para que uma empresa possa ter seus lucros, ela precisa vender. E para que essas vendas ocorram, é preciso toda uma estratégia por trás. Sendo assim, pode-se dizer que marketing e vendas estão entre os setores mais importantes de uma empresa. Além de cumprirem os seus papéis com maestria, é de extrema importância que os dois estejam alinhados para amplificar o bom trabalho.

No entanto, muitas pessoas (e empresas) ainda não entendem por completo a importância do alinhamento entre marketing e vendas. Foi pensando ajudar estes casos que a Agência WEBi preparou este texto. Na sequência você poderá entender melhor como funcionam os setores de marketing e vendas, os atritos entre os dois e por que alinhá-los. Confira!

 

Definição de marketing

A definição de marketing vai muito além do que a maioria das pessoas imagina. Marketing não é só “fazer propaganda”. Por trás de toda e qualquer ação de marketing que vemos por aí há uma grande estratégia, feita com a intenção de tornar os resultados mais satisfatórios. O inbound marketing, especialidade de todos os profissionais da Agência WEBi, é apenas um dos exemplos desta que é uma área tão ampla.

Algumas das principais atividades do marketing que podemos citar são os estudos e pesquisas de mercado, a segmentação, as estratégias de posicionamento, precificação, comunicação e divulgação, o branding e, dependendo da empresa, até mesmo desenvolvimento de novos produtos, serviços e inovações.

Basicamente, são as ações praticadas pela equipe de marketing que possibilitam e facilitam o trabalho do time de vendas. Ainda que vender seja sempre o objetivo principal, é somente com o auxílio do marketing que os melhores números podem ser conquistados.

 

Definição de vendas

Já o setor de vendas costuma ter uma atuação bem mais focada e específica. É depois que o marketing atraiu o visitante, converteu-o em lead e nutriu-o até que ele se tornasse uma clara oportunidade de negócio, que o time de vendas entra em ação — enriquecendo ainda mais o relacionamento para que haja a venda.

E um funcionário do departamento de vendas pode atuar, normalmente, em duas frentes: na negociação e na fidelização. A negociação ajudará na execução da venda e fará com que o lead adquira seu produto ou serviço. A fidelização, por sua vez, é mais importante ainda, já que são os clientes fiéis que voltarão a comprar com você e ainda (provavelmente) farão propaganda positiva da sua marca.

É importante destacar que, mesmo com um marketing cada vez mais específico e capaz de fazer segmentações muito bem diferenciadas, ainda não há nada que se compare ao contato com outra pessoa — e é (também) por isso que o setor de vendas é tão importante. Quando chega a vez dele atuar, é ele quem consegue atender os anseios de cada cliente em potencial e oferecer condições personalizadas, pensadas exclusivamente para cada um.

 

Atritos entre marketing e vendas

Desde que o mundo é mundo, existe uma certa discordância entre os setores de marketing e vendas. A “rivalidade” é uma velha conhecida de todos que trabalham na área. Contudo, o que muitos não pensam é que, na verdade, um segmento precisa do outro para que haja a maior harmonia possível nos processos internos de uma empresa.

Se você trabalha com vendas, é muito possível que já tenha escutado de algum funcionário do marketing que você e seus companheiros desperdiçam boas oportunidades de negócio, não possuem visão de longo prazo e/ou não seguem os passos pré-estabelecidos para a realização de uma venda.

Por outro lado, caso você trabalhe com marketing, algum membro do time de vendas da sua empresa provavelmente já o falou que você e seus colegas entregam leads sem qualidade, não têm visão de linha de frente e nem senso de urgência e até manipulam números para alcançar as metas.

Em outras palavras, os dois lados têm suas queixas, e nenhum deles as faz sem motivos. Porém, é preciso que todos trabalhem juntos para que elas parem de existir, visto que é a falta de comunicação, interação e alinhamento que faz esses problemas acontecerem.

 

A importância de alinhar os setores de marketing e vendas

Com os tópicos acima, você provavelmente já deve ter entendido a importância de alinhar marketing e vendas, certo? É muito simples de entender a relevância da atuação conjunta: o marketing inicia a jornada de compra com a aquisição dos leads, prepara-os através da nutrição com informações de valor e entrega as oportunidades para as vendas, que, por sua vez, entram em contato direto com o cliente em potencial e fazem a conversão.

Uma solução para facilitar o processo é a adoção de um SLA (Service LeveL Agreement). O SLA nada mais é que um contrato que define o que deve ser feito por cada um. Assim, os dois sabem suas obrigações para com o outro e podem trabalhar juntos com normas.

A própria Resultados Digitais, inclusive, tem um artigo muito interessante sobre o assunto, explicando detalhadamente o que é SLA e como aplicá-lo para melhor integrar os setores de marketing e vendas. Você pode conferi-lo neste link.

 

 

Outro recurso que você pode adotar para melhorar o alinhamento entre marketing e vendas é contratar uma agência de marketing digital. Com os serviços de uma agência, a equipe de marketing da empresa poderá contar com profissionais que irão agregar ainda mais às suas operações. E a Agência WEBi pode te ajudar com isso!

Nós temos mais de 20 anos de mercado e já entregamos grandes resultados para diversos clientes. Através da metodologia do inbound marketing, nós estamos prontos para fazer sua empresa ser o nosso próximo case de sucesso! Entre em contato conosco hoje mesmo e veja como a WEBi pode ajudar sua empresa!