Projeto de Marketing Digital: qual é o melhor para a minha empresa?

Postado em 30 de abril de 2019 por Agência WEBI na categoria Blog

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Ter uma presença de destaque no mundo da internet já é uma obrigação para empresas de todos os segmentos. Redes sociais atualizadas com conteúdo relevante e sites responsivos os quais respondem às dúvidas dos clientes são alguns dos itens indispensáveis para quem quer ter sucesso. Mesmo tendo uma breve noção, para saber exatamente o que é o melhor para a sua empresa, é preciso ter um bom projeto de marketing digital.

No texto que a WEBi preparou para você hoje, nós iremos te mostrar qual é o melhor e mais completo projeto de marketing digital para a sua empresa. Aqui, além de entender quais são as verdadeiras vantagens do marketing digital, você conhecerá todos os processos de um projeto eficiente, indo desde pesquisa até a apresentação e análise de resultados.

Quer saber como a sua empresa pode obter resultados e vender mais através do marketing digital? Então continue a leitura abaixo!

 

O que é um projeto de marketing digital?

Para quem não sabe, um projeto de marketing digital é o primeiro passo na elaboração de uma atuação efetiva em todos os ambientes da internet. Ele é um planejamento, um plano, compilando todas as ações que podem e serão feitas.

É nesta primeira etapa do trabalho de marketing digital que as empresas são diferenciadas umas das outras. Isso porque diferentes empresas de diferentes áreas possuem diferentes necessidades e diferentes modalidades de comunicação. O ideal aqui, assim como em todo o processo, é que uma agência especializada em marketing digital fique encarregada. Ela é a maior autoridade no assunto, capaz de identificar o que é o melhor para o seu cliente.

Ainda não entendeu por que ter um plano de marketing digital? Veja algumas das principais vantagens do marketing digital e saiba por que um projeto é indispensável:

 

Vantagens do marketing digital

Talvez os principais benefícios do marketing digital possam ser resumidos em três pontos: segmentação, avaliação de resultados e comunicação interativa. Entenda:

  • Segmentação: Com as facilidades promovidas pelo marketing digital, é possível segmentar o público. Na prática, isso quer dizer que você consegue escolher quem será impactado por suas ações;
  • Avaliação de resultados: Através de métricas disponibilizadas por ferramentas como o RD Station, você pode medir os seus resultados e direcionar as ações para atingir objetivos específicos;
  • Comunicação interativa: Todo mundo gosta mais de empresas que interagem com seus clientes. Com o marketing digital, através de uma comunicação direcionada, a sua empresa pode ser uma dessas.

 

Por fim, aos que pensam em economia, mais uma vantagem do marketing digital! Ele, ao contrário das mídias tradicionais, apresenta um custo de anúncio bem mais baixo. Enquanto jornais, revistas e televisão são meios caros, a internet permite resultados consideráveis com investimentos menores. Isso é algo ideal especialmente para pequenas e médias empresas, as quais são maioria no Brasil.

É por essas e outras vantagens do marketing digital que um plano estratégico deve ser feito e posto em prática. E, para isso, é fundamental entender as etapas desse plano.

 

O que consta no melhor projeto de marketing digital

 

1. Reconhecimento e pesquisa

Por ser o primeiro passo, o reconhecimento e pesquisa do mercado é o mais amplo. Através de análises do público e da concorrência, o responsável pelo plano de marketing decidirá, em conjunto com a contratante, quais são os objetivos e expectativas da empresa. Somente definindo as metas é que as ações poderão ser planejadas.

Para que você entenda melhor, algumas das perguntas respondidas aqui são: Como está o mercado? O que o público quer ver? O que e como eu devo comunicar para ele? Como é a atuação da concorrência? O que eu posso fazer para superá-la e virar referência?

 

2. Planejamento

Aqui temos uma continuação da primeira etapa do projeto de marketing digital, diferenciada por descrever especificamente as ações que serão feitas. Por isso, é chamada também de plano de ação. Este passo é fundamental pois, baseado nos resultados das pesquisas, é aqui que decisões que definirão todo o projeto são tomadas.

Algumas das principais dessas decisões dizem respeito aos canais que serão utilizados (redes sociais, blogs, e-mail marketing) e o tom comunicativo de cada um deles (informal ou mais sério). Tudo isso, como já citamos, em cima das conclusões das pesquisas, tendo certeza de que os meios escolhidos serão realmente eficientes para a empresa.

 

3. Prática

Como o nome sugere, é aqui que todos os dados coletados e decisões tomadas nos passos anteriores são colocados em prática. O grande segredo desta etapa do projeto de marketing digital é abusar da criatividade para engajar o público, aumentando, assim, sua presença e destaque.

Lembre-se: independente do que for fazer, faça sempre unindo relevância e qualidade, sem abrir mão de um ou outro. De nada adianta um conteúdo bem elaborado que não seja de interesse do público. E o mesmo vale para o contrário. Todo o conteúdo entregue deve ser relevante e ter valor.

 

4. Resultados

Por fim, aqui você poderá avaliar, com o apoio de números, o quanto vale seu investimento. Quantidade e origem de leads, taxa de clique, conversão e posição de páginas específicas nos buscadores são exemplos de métricas que podem ser avaliadas.

Como já citamos, a análise concreta de resultados é um dos diferenciais que só o marketing digital oferece. Por meio dela, é possível não só saber se as estratégias estão dando certo, como também exatamente quais pontos melhorar para que elas passem a ser efetivas.

 

Conhecer e entender todos estes passos e dicas é o primeiro passo para alcançar o projeto de marketing digital perfeito para a sua empresa. Contudo, é claro que, no final das contas, só quem é capaz de afirmar com certeza o que será mais eficiente é você e uma agência de marketing digital qualificada.

A WEBi, com seus mais de 20 anos de experiência, é pioneira no desenvolvimento web e em marketing digital. Entre nossos serviços estão inclusos o inbound marketing, a gestão de redes sociais, o desenvolvimento de sites e o vídeo marketing, além de todos os passos que fazem parte de um bom projeto de marketing digital. Você pode conhecer nossos serviços aqui.

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