A importância dos links e backlinks para seu SEO

A importância dos links e backlinks para seu SEO

Você já se perguntou por que uma empresa está no topo das pesquisas do Google e a sua aparece somente na terceira página? A resposta é simples: o seu concorrente tem uma boa estratégia de SEO, principalmente focada em links internos e backlinks

Esses dois aspectos mudam completamente o jogo de posicionamento no maior buscador do mundo. Isso porque eles são peças-chave para aumentar o tráfego e a autoridade de SEO de um site. 

Neste artigo, vamos comentar a importância dos links e backlinks para gerar mais tráfego e melhorar a posição do seu negócio no Google. Bora conferir? 

O poder dos backlinks em uma estratégia de SEO

Os backlinks são todos os links de outros sites que apontam para o seu. É como se fossem “votos de confiança” que outros domínios estão dando ao seu site. E isso é muito bom, porque quanto mais backlinks de qualidade, maior será a autoridade de SEO da página. O resultado: melhor ranqueamento no Google e outros motores de busca.

Porém, embora o conceito seja muito simples, os backlinks são um dos principais pilares do SEO. É necessário ter uma boa estratégia de Inbound Marketing para conseguir links de apontamento relevantes e confiáveis. 

Mas, afinal, qual é o impacto dos backlinks na geração de tráfego?

Pense o seguinte: quando sites de autoridade linkam para o seu, eles não enviam apenas visitantes, mas também aumentam o seu tráfego SEO. Esse mecanismo acontece porque o Google, por exemplo, interpreta esses links como indicadores de altíssima qualidade. Assim, sua página ganha “carta branca” para subir posições no buscador. 

O que realmente importa na estratégia de backlinks

A qualidade supera a quantidade. Esse ponto é primordial e você deve compreender com clareza. Um único backlink de um site muito respeitado pode fazer mais pela sua autoridade de SEO do que uma dúzia de links de fontes duvidosas.

Esses links “suspeitos” são chamados de black hat. É uma prática considerada antiética de SEO, pois busca comprar links em massa, geralmente de sites de baixíssima qualidade que, no fim das contas, vão mais fazer mal do que bem. 

Entretanto, você pode, sim, comprar backlinks, mas poucos e de forma consciente. Ou seja, é importante analisar o site e os conteúdos publicados nele, e somente depois solicitar a compra do conteúdo para fazer o apontamento ao seu site.

Links e backlinks conectam conteúdos e dão sentido para estratégias mais amplas

Estratégias de linkagem interna e externa no tráfego SEO

Aqui, vamos pincelar sobre as funções da linkagem interna e externa para aumentar a autoridade de SEO. Veja:

Linkagem interna

É uma maneira de criar links entre páginas dentro do seu site. É como se fosse a criação de um mapa estratégico para que o Google e outros buscadores entendam a estrutura do site e naveguem facilmente pelo conteúdo. 

Algumas formas de fazer uma boa linkagem interna:

  • Linkagem para páginas institucionais: você pode apontar artigos de blog e páginas de produtos para páginas institucionais, como a “Home” ou “Sobre Nós”. Assim, fortalece a estrutura geral do site e facilita a navegação de um usuário;
  • Estrutura SILO: é a estruturação de conteúdos em um modelo hierárquico. Isso é excelente para aumentar a relevância de cada página.

    Exemplo: se você tem um blog para a sua contabilidade, uma boa estratégia é criar categorias principais sobre “Impostos”, “Contabilidade Empresarial” e “Finanças Pessoais”. Dentro de cada categoria, você teria que adicionar subcategorias e artigos relacionados, como uma subcategoria de “Imposto de Renda para Pessoa Física” e posts sobre “Como declarar investimentos no IR”, “Passo a passo para preencher a declaração”, e assim por diante.

    Nesta estrutura, cada post linka para outros posts relacionados dentro da mesma subcategoria, e às vezes para conteúdos em outras subcategorias quando relevante. A página principal de “Impostos” linka para todas as subcategorias e para os posts mais importantes ou recentes de cada uma;
  • Post Pilar e Cluster: outra forma de linkagem interna, mas focada em blog, é criar um post principal sobre um tópico (post pilar) e inserir links para conteúdos mais específicos relacionados ao tema (cluster). 

💡 Leia também — Otimização de site SEO: o que é e qual a importância?

Linkagem externa

Os backlinks também podemos chamar de linkagem externa. Aqui, é possível obtê-los de alguns modos:

  • Backlinks de sites com autoridade: são apontamentos de sites de qualidade do seu nicho. Por exemplo, se você tem um e-commerce de moda, os links de blogs de moda trazem um valor a mais para o seu negócio;
  • Guest posts: criar parcerias com outros sites também é uma ótima maneira de adquirir backlinks. Escrever guest posts (artigos como convidado) para blogs que aceitam colaborações é excelente;
  • Menções: entrevistas concedidas ou simples menções em sites também geram backlinks naturais. As menções espontâneas, principalmente em artigos e listas, agregam muito valor, principalmente quando o link vem de domínios com boa autoridade;
  • Materiais ricos: criar e disponibilizar e-books, infográficos e planilhas também são maneiras de atrair backlinks orgânicos, pois os sites vão apontar para essas fontes como referência.

💡Leia também — Como funciona o link building como estratégia de SEO Off Page

Construir uma estratégia de backlinks não é um esforço de curto prazo. É um investimento contínuo que pode levar tempo para ter resultados, mas é muito benéfico ao longo do tempo para sua estratégia de tráfego e autoridade SEO.

Conforme vimos até aqui, os links não são apenas conexões na internet, mas são um dos principais pilares de SEO. Para isso, é fundamental focar na qualidade e relevância dos backlinks.

É importante lembrarmos que os backlinks são essenciais para qualquer tipo de negócio, seja uma empresa pequena da sua cidade ou uma multinacional. Cada estratégia de linkagem deve ser personalizada de acordo com seu site e público-alvo

Então, que tal dar o próximo passo na sua estratégia de links? A Agência WEBi pode fazer uma análise gratuita de SEO do seu site. Assim, você consegue identificar oportunidades de melhoria e criar um plano de ação. 

Conheça mais sobre essa oportunidade e entre em contato com nosso time agora mesmo. Vamos juntos alavancar seu site nos buscadores! 🚀