A integração entre marketing e vendas é o que faz o sucesso da sua empresa acontecer.
Afinal, quando os dois times andam interligados, é possível aproveitar dados um do outro, completando e/ou nutrindo todas as etapas do funil para, finalmente, chegar à venda, e também a fidelização dos clientes.
Assim, é imprescindível tal alinhamento, para garantir o que é mais importante dentro da empresa: a geração de leads, conversão, e também o sucesso do cliente.
Por isso, a agência WEBi preparou para você algumas dicas que tornam a integração entre marketing e vendas ainda mais fácil e eficiente.
Vamos conferir? Fica com a gente durante a leitura desse artigo!
Crie a cultura de Vendarketing na sua empresa
Não, o termo não está escrito errado, é isso mesmo que você leu: vendarketing! Ele vem do termo em inglês Smarketing, que é a junção de Sales (vendas) + Marketing.
Na prática, é o que ocorre de verdade: os times se unem para definir as estratégias que mais fazem sentido para a sua empresa.
Nesse ponto, não há competição entre os dois setores, o que muitas vezes ocorre no dia a dia. Ambos são imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos, e a sua união representa ainda mais o sucesso no resultado dos times.
Para isso acontecer na prática, tenha reuniões mensais entre os times para debater dados, para manter a aproximação entre os integrantes e debater problemas, expectativas, ideias e novas ações, entre outros assuntos que acharem pertinentes.
Além das reuniões, mantenha meios eficazes de comunicação eficazes, para que ela seja prática e constante, sempre que necessário.
Alinhem, periodicamente, as metas que desejam alcançar, e tenham o hábito de aplicar feedbacks, objetivando o crescimento e alinhamento entre os integrantes dos times de marketing e vendas.
💡Leia também: Como converter leads em vendas
Utilize um CRM integrado para marketing e vendas
A utilização de um CRM integrado entre marketing e vendas é uma excelente ferramenta para controle dos dados e acesso entre os integrantes dos times, em tempo real, às informações importantes sobre os leads.
Aqui na WEBi, por exemplo, utilizamos o RD Station, a ferramenta mais completa que une marketing e vendas, fazendo com que seja possível tanto o time de marketing quanto o time de vendas acessem as informações e façam as suas análises necessárias.
Defina entre os times de marketing e vendas o público-alvo e o Perfil de Cliente Ideal (ICP)
Em muitos casos, a definição desses dois fatores importantes são feitos de forma separada pelos dois times.
Porém, é importante que essa análise seja feita em conjunto e de forma mais detalhada possível.
Para isso, é essencial entender a jornada dos seus consumidores, considerando as fases de descoberta, consideração, conversão e fidelização dos clientes.
Analisem também as principais temáticas envolvidas em cada uma das fases do funil, como dores, objeções a serem quebradas, soluções, e muito mais.
💡Sugestão de leitura: Público-alvo: o que é e como definir o seu
Tracem objetivos em conjunto
Conforme o ditado popular: o combinado não sai caro. E é exatamente isso que o time de marketing e vendas deve ter em mente ao traçar os seus objetivos e ter uma única visão.
Para isso, é possível elaborar um SLA (Service Level Agreement), que significa acordo de nível de serviço.
Portanto, alinhem as expectativas através de objetivos claros para que cada um dos integrantes dos times de marketing e vendas possam trabalhar juntos nesse sentido, e, ao final, entregar os resultados constantes nos objetivos traçados em conjunto.
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