Pensando em montar um ecommerce do zero ou já tem uma loja física e quer expandir suas vendas para a internet? Temos uma boa notícia: você está no lugar certo. Hoje em dia, ter uma loja virtual é um dos melhores negócios para quem quer ganhar escala e garantir um ótimo faturamento.
Aqui, vamos te orientar sobre como criar um ecommerce na prática, abordando os principais passos para que você consiga ter uma loja virtual de muito sucesso!
Bora conferir este super conteúdo? Acompanhe a leitura!
Escolha um nicho e conheça o público-alvo
Um dos primeiros passos para montar um ecommerce na prática é escolher um nicho. Caso você ainda não tenha um nicho definido, vale a pena pensar em um segmento que você gosta e tem potencial de mercado. Assim, fica mais fácil dedicar horas por dia ao seu negócio.
Além disso, é importante conhecer a fundo o público-alvo. Para isso, faça pesquisas, entenda as dores e desejos, as preferências e o que realmente elas buscam. Ferramentas como Google Trends, Answer The Public, comentários na Amazon, reviews no YouTube, entre outros, podem te ajudar.
Com informações detalhadas sobre o público, você consegue pensar na criação de estratégias de marketing para atrair essas pessoas e construir uma boa experiência em sua loja virtual.
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Registre o domínio e escolha a plataforma
Depois de definir o nicho, é hora de partir para a parte prática: registrar o domínio do seu site.
Caso você queira um domínio brasileiro, com terminação “.br”, opte pelo Registro.br. O custo é de aproximadamente R$ 40 por ano, um valor bem acessível. Agora, caso queira ter apenas o domínio terminado em “.com”, você pode optar por registrar através da GoDaddy ou Hostinger, por exemplo.
Em seguida, é hora de escolher uma plataforma de ecommerce. Aqui, você tem opções como Tray, Nuvemshop e Loja Integrada, todas oferecendo recursos robustos para quem quer vender online.
Se você pensa em reduzir os custos iniciais ou diversificar os pontos de venda, existe a possibilidade de optar por vender em marketplaces, como Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Amazon e Shopee. Cada uma dessas opções tem seus prós e contras, por isso é interessante estudar qual se adapta melhor ao seu plano de negócio.
Planejamento de estoque e meios de pagamento
Um ecommerce na prática exige ter um bom controle de estoque. Por conta disso, vale muito a pena investir em um sistema ERP que auxilie na gestão de estoque, pois ele consegue automatizar tarefas e garantir que as informações estejam sempre atualizadas.
Outro ponto fundamental é escolher os meios de pagamento. Ofereça várias opções, como cartão de crédito, PIX e boleto bancário. Isso facilita a compra e melhora a experiência dos clientes.
Atendimento ao cliente e meios de envio
Você precisa ter, no mínimo, de dois a três canais de atendimento. Hoje em dia, o WhatsApp é indispensável, especialmente para oferecer um retorno mais rápido aos clientes.
A inclusão de um chatbot em seu site também é uma ótima opção. Aqui, é possível automatizá-lo com algumas soluções de Inteligência Artificial. E, claro, tenha um e-mail visível para todos.
Já para os meios de envio, escolha transportadoras confiáveis ou parcerias com os Correios. Deixe claro para os clientes os prazos de entrega e ofereça opções de frete que atendam diferentes perfis, desde a entrega expressa até modalidades mais econômicas.
Layout, descrições de produtos e investimento em marketing
Ter um layout atraente e descrições detalhadas dos produtos são pontos que ajudam a aumentar a conversão do seu ecommerce.
Insira boas imagens e veja se as descrições dos produtos respondam todas as eventuais dúvidas dos usuários. Isso faz muita diferença na hora do cliente decidir pela compra.
Na área do marketing digital, as soluções da RD Station são ideais para quem quer colocar o ecommerce na prática e dar um gás nas vendas.
Com funcionalidades como segmentação de campanhas, você consegue personalizar ao máximo sua comunicação, como no caso de e-mails para carrinhos abandonados ou clientes que já compraram antes.
Por que usar o RD Station para escalar seu ecommerce?
Aqui na Agência WEBi utilizamos as soluções do RD Station com nossos clientes de ecommerce. Existem vários motivos para isso, sendo que os principais são:
- Segmentações para campanhas: é possível criar listas de clientes que abandonaram o carrinho ou já realizaram pedidos para incentivá-los a comprar novamente;
- Campanhas de e-mail marketing: existem modelos prontos de e-mails ou é possível criar os seus com o editor de e-mail integrado ao catálogo de produtos, fazendo com que sua comunicação seja mais pessoal e autêntica;
- Fluxos de automação: automatize sua estratégia de marketing, desde a recuperação de carrinho abandonado até campanhas de agradecimento após um pedido ser pago;
- ROI na prática: acompanhe a receita gerada pelo RD Station através do dashboard que mostra os resultados de fluxos, campanhas, e-mails e até mesmo mensagens de WhatsApp.
Podemos dizer que criar um ecommerce na prática exige muito planejamento, dedicação e as ferramentas certas. Com os passos que comentamos até aqui, você já tem um bom começo para criar a sua loja virtual.
Caso precise de ajuda com estratégias direcionadas de marketing digital, a Agência WEBi está aqui para te ajudar!
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