Como fazer e-mail marketing e converter mais

Como fazer e-mail marketing e converter mais

Há quem pense que o e-mail está morto, mas a verdade é que ele continua sendo uma das estratégias mais eficazes quando falamos de marketing digital. Aplicar e-mail marketing para vendas garante uma série de benefícios. Além do baixo investimento, é fácil automatizá-lo e gerenciá-lo como um canal ou linha de negócio.

Antes de iniciar a sua estratégia, é importante fazer os seguintes questionamentos: será que o e-mail marketing é a ferramenta ideal para os objetivos do meu planejamento? Ou seja, será que ele é a solução para a minha demanda? 

Uma ferramenta fácil de usar e com alto alcance para vendas ou relacionamento, o e-mail marketing tem diversas vantagens, mas para isso, é preciso saber como fazer e, com isso, converter mais. Pensando nisso, nós, da Agência Webi, preparamos este artigo. Continue a leitura!

Como elaborar uma boa estratégia de e-mail marketing? 

Criar e-mail marketing e conseguir converter mais é uma tarefa complexa que exige planejamento e uma boa visão estratégica, mas alguns passos ajudam a alcançar o sucesso. Confira:

Tenha objetivos bem definidos

Essa ferramenta não se resume em apenas enviar a sua newsletter sem objetivos, e para que os objetivos sejam definidos, as primeiras perguntas a serem feitas são: qual é o problema a ser resolvido? Quais oportunidades de negócio quer explorar? E qual é o seu principal objetivo?

Entre os objetivos para uma ação de e-mail marketing, normalmente estão: aumentar  visitas do site ou blog, aumentar as vendas, obter feedback através de uma pesquisa, aumentar a base de dados ou simplesmente se relacionar com o seu público.

É importante ter esses motivos bem claros antes de iniciar a sua campanha e, principalmente, estabelecer metas. Essas metas podem ser definidas por números, por exemplo: realizar 50 vendas ou obter mais 200 leads para a base de dados.

Defina as estratégias 

Com os objetivos bem definidos é hora de alinhar a estratégia da campanha. Se a sua intenção for recuperar clientes inativos, qual seria a melhor estratégia? Oferecer desconto ou uma novidade aguardada? E se, ao invés disso, a meta for vender mais para os atuais clientes? A ideia será oferecer algo de brinde a cada compra?

Acho que você já entendeu a ideia e percebeu que são diversas possibilidades, dependendo do que você quer alcançar. Defina aquilo que vai impactar os resultados que você definiu como objetivo.

Defina o que vai impactar os resultados que você definiu como objetivo.

Como fazer e-mail marketing? 

Agora que você já elaborou os objetivos e estratégias, é hora de entrar em ação! Saiba como fazer um bom e-mail marketing:

Comece pelo remetente

O remetente, sem dúvida, é a primeira coisa que reparamos ao receber um e-mail. Sendo assim, quanto mais notoriedade a marca tiver, maior será o engajamento do público, dessa forma, a taxa de abertura tende a ser maior também. 

Profissionais de marketing já atestaram que a personalização na comunicação gera resultados melhores, pense nisso ao escolher o remetente para envio e título do assunto ao destinatário.

Crie assuntos apelativos

É fundamental ter noção do que pode fazer para chamar a atenção do leitor ao criar o conteúdo a ser enviado, e isso deve ser pensado desde o título da mensagem até o CTA (call to action) utilizado.

Personalizar os e-mails com o nome da pessoa chama a atenção do leitor aumentando as hipóteses de abertura. A utilização de emojis e gifs também têm dado bons resultados.

Lembre-se de que as pessoas recebem centenas de mensagens eletrônicas todos os dias e, por isso, a sua deve ter sempre um diferencial. Não se esqueça também de que a rotina é cada dia mais corrida, por isso, quanto mais objetivo for o assunto, maior será a probabilidade de o leitor absorver a informação.

Escolha boas imagens

Um bom designer com certeza vai saber desenvolver uma newsletter bonita e atrativa com imagens bem trabalhadas do ponto de vista gráfico, mas isso não garante bons resultados.

Imagens muito grandes e pesadas serão bloqueadas pelos ISPs. Além do mais, é importante ter um equilíbrio entre imagens e texto, caso contrário, os ISPs podem interpretar como tentativa de esconder a mensagem e irão enviar seu e-mail para o SPAM.

Capriche nas CTAs do e-mail marketing

As CTAs são elementos importantíssimos para a estratégia de marketing, são elas que vão induzir o leitor a seguir ou não o caminho até ao objetivo que você traçou. A tendência é de que a taxa de cliques seja maior quando o botão é colocado nos primeiros 300px de altura do e-mail.

O posicionamento da CTA pode até ser um detalhe, mas pode fazer diferença no impacto da sua campanha. Se possível, sempre teste a sua campanha em várias resoluções,para que o receptor da mensagem possa ter a melhor experiência de leitura.

Horário de Envio do e-mail marketing

O horário é um ponto muito importante no envio dos e-mails. Por mais interessantes que sejam as mensagens, esse fator influencia na taxa de abertura. Existem dias e horários específicos mais favoráveis para atingir os resultados. 

Geralmente, entre terça e quinta-feira, no período da manhã, são horários que têm uma boa performance. Evite disparar em horário redondo, como 7h e 8h, por exemplo, prefira 7h15, 8h10, assim por diante.

Frequência

O ideal é aumentar a frequência aos poucos, podendo começar quinzenalmente e aumentando o número de envios, diversificando os dias e horas. Compare e comece a obter padrões para chegar aos dias e horas bons para o disparo, que pode depender do seu nicho e público.

Invista na segmentação

Você pode até acreditar que, quanto mais pessoas enviar, maiores serão os meus resultados, mas não é bem assim. O ideal é sempre segmentar a sua base de dados e enviar para menos pessoas. Além do mais, estará evitando remoções ou queixas de SPAM desnecessárias que prejudicam as suas entregas.

Preste atenção no funil

Uma boa campanha de e-mail marketing  não é apenas enviar as mensagens de forma aleatória para converter um lead em um cliente permanente. Essa ferramenta serve para nutrir leads ao longo de um período. 

Para criar um funil de e-mail marketing eficaz, é importante compreender as necessidades de seu público. Sem dúvida, você está se comunicando com mais de um tipo de cliente, e cada um deles entrará em um estágio do funil.

Independentemente disso, o funil precisa atingir três objetivos:

1. Chamar a atenção de seu assinante ou lead;

2. Capturar muitos leads para trazê-los ao seu site;

3. Fornecer informações suficientes para que o lead entre em contato diretamente com a empresa, se tiver dúvidas.

É preciso entender, ainda, que um funil de e-mail marketing não é uma campanha de promoção de vendas, e sim uma série de e-mails enviados em momentos estrategicamente planejados. Esses envios podem ser baseados em sequências de tempo ou em determinadas ações de gatilho em seu site.

Faça análises 

Depois de passar pelas etapas anteriores, chegou a hora de analisar os resultados. Existem vários critérios de análise: números e taxas de aberturas e de cliques, bounce rate, queixas de SPAM e conversões.

Depois de coletar todos os dados, responda às seguintes perguntas:

– Houve algum problema de entregabilidade em um ISP específico?

– A oferta foi adequada?

– Qual foi o comportamento do e-mail marketing em mobile?

– A segmentação foi feita corretamente?

Com algumas análises é possível entender se a campanha foi configurada  e segmentada corretamente do ponto de vista técnico. Se essa parte técnica está ok e os resultados não estão bons, então realmente se trata de uma questão estratégica que deve ser reavaliada.

Você já entendeu que envio de e-mail marketing é uma ótima estratégia para gerar conversões e vendas. Mas para isso, é essencial ter um bom planejamento e oferecer conteúdo de qualidade. Assim, é possível conquistar naturalmente a confiança e o interesse do seu público.

Essa ferramenta é estratégica, barata e personalizada e, além disso, capaz de entregar informações valiosas ao público. Com esse artifício, é possível trabalhar todos os estágios da jornada do consumidor por meio de um único canal, gerar conexões e atingir diversos objetivos.

Aqui, na Agência Webi, utilizamos a ferramenta de e-mail marketing, alinhada com outros processos e plataformas, sempre com a melhor estratégia, pensada para o sucesso dos nossos clientes e almejando converter e obter excelentes resultados.

Para saber mais, acesse nossa página principal e, se preferir, entre em contato.

Texto produzido pela redatora da Webi, Leticia Bay.