Call to Action (CTA): dicas e exemplos para usar essa estratégia

Call to Action (CTA): dicas e exemplos para usar essa estratégia

O assunto de hoje é uma das estratégias mais usadas no marketing digital. Ainda assim, pairam muitas dúvidas sobre ela. Estamos falando do call to action (CTA). Você conhece essa expressão? É muito provável que sim. Porém, existem segredos que podem ajudar a otimizar a produção de conteúdo em marketing.

A sigla CTA, como dissemos, vem da expressão em inglês call to action. Em uma tradução livre para o português, ela significa algo como “chamado para a ação”. Assim, o CTA é usado para conduzir o leitor a realizar ações.

Quer entender mais? A WEBi separou várias informações importantes sobre a call to action, além de dicas valiosas sobre como usar essa estratégia no seu projeto de marketing de conteúdo.

Entendendo o Call to Action

Sabe quando, nos filmes e desenhos animados, há um grande botão vermelho no meio de uma sala e ninguém consegue resistir em apertá-lo? É mais ou menos assim que funciona (ou deve funcionar) o Call to Action.

A ideia é que esse chamado leve seu usuário a realizar uma ação, que pode ser ir para outra página do seu site, converter em uma landing page (LP), preencher um formulário, solicitar um orçamento, enfim, aquilo que fizer mais sentido dentro da sua estratégia de marketing.

Justamente por isso, o CTA é tão importante. Ele deve ser atrativo — como um enorme botão vermelho —  e chamar o usuário a realizar o que está sendo pedido. Assim, será possível conduzi-lo pelo funil de vendas.

Por que usar CTAs?

Motivos não faltam para você incluir CTAs nos seus conteúdos. De acordo com dados de 2019,

  • mais de 90% dos visitantes que leem a primeira frase do seu conteúdo também leem a copy do CTA;
  • com apenas um CTA no e-mail, é possível aumentar os clicks em 371% e as vendas em 1617%;
  • ao adicionar CTAs na sua página do Facebook, você consegue melhorar a taxa de clique em até 285%;
    a autora de best sellers Kimberly Snyder aumentou suas conversões em 144% levando os visitantes a assistirem um vídeo institucional antes de apresentar o CTA.

Esses números comprovam aquilo que já dissemos: o uso do call to action é parte fundamental da sua estratégia. Mas muita gente pensa que basta incluir o chamado em seus conteúdos, sem pensar muito a respeito. Será que funciona?

Onde e como usar CTAs

Vamos começar por um exemplo ruim, mas bem comum? O famoso link escrito “clique aqui”. Tudo bem. Muitas vezes queremos que o usuário apenas clique, mas essa não é uma orientação clara. Ele sabe o que receberá? Será que essa é a forma mais atrativa de levá-lo a realizar essa ação?

O “clique aqui” não é proibido, mas deve ser usado de maneira estratégica, quando fizer sentido. Ele jamais deve ser a regra do uso das CTAs em seus conteúdos, sejam eles textos de blog, e-mails ou homepage do site.

Agora, vamos entender melhor onde o call to action aparece. Comumente, ele se apresenta de três formas:

  • Texto: na forma de link, que pode estar no meio do texto, como um título, subtítulo ou lugar de destaque.;
  • Imagem: pode ser um banner, gif animado ou mesmo um vídeo, que funcione como um chamado para que o usuário siga os próximos passos da sua estratégia;
  • Botão: como um HTML ou imagem clicável, amplamente usado como CTA, pois é atrativo e dá destaque à informação.

A partir dessas opções, é possível pensar o seu site, e-mail ou conteúdo como um emaranhado de estradas, ou seja, há várias possibilidades de caminho. O CTA, portanto, funciona como as placas indicativas. Elas dizem o que você precisa fazer para não se perder.

Dicas e exemplos estratégicos para o uso de CTAs

Agora, vamos listar algumas dicas e exemplos para você aplicar o call to action em sua estratégia de marketing.

1 – Quanto mais claro, melhor

Como comentamos ali em cima, é preciso ser específico. Assim, o seu CTA deve dizer exatamente o que precisa ser feito e, se possível, o que o usuário encontrará ao clicar.

 

Whatsapp e Marketing

 

Tentou clicar nesse botão? Veja que ele é bem específico. Você sabe que, ao clicar, você irá baixar um E-book. Além disso, a informação de que ele é grátis torna a ação atrativa, pois o usuário já sabe que não terá nem um custo.

2 – Contexto e oferta

Ao usar CTAs, é muito importante que ele seja bem contextualizado. Dito de outro modo, não basta apenas ter um botão para a conversão de leads, se ele não está conectado com o que está sendo oferecido: um desconto, um material rico, uma avaliação gratuita, um teste de produto, etc.

 

cervo Guia da eliminação de documentos

 

Olhe este outro exemplo de botão de CTA! Dessa vez, do cliente mais antigo aqui da WEBi, a Acervo. O contexto para o uso do call to action é o destaque nesse exemplo, porque a pergunta vai na dor cliente. E a resposta está no botão de CTA. A setinha, inserida na criação, colabora com essa conexão, ajudando a deixar a mensagem mais clara!

Nesse exemplo, nós vimos uma thumb, mas isso também precisa acontecer em outros conteúdos, como e-mail ou texto de blog. Para esses conteúdos, lembre-se que o CTA deve ter conexão com as informações do texto.

3 – Urgência e necessidade

Outro ponto importante na sua estratégia de usos dos CTAs é pensar as emoções do usuário. Por isso, os gatilhos mentais de urgência e necessidade são fundamentais. Urgência tem a ver com aquilo que precisa ser resolvido rapidamente. Assim, você gera na pessoa a sensação de que ela deve clicar antes que perca a oportunidade.

Já a necessidade, como o próprio nome indica, diz respeito àquilo que realmente precisamos. Por isso, o CTA deve chamar para uma ação que se conecte com a necessidade do seu possível cliente.

 

LP Nutrição e Fertilidade

 

No exemplo acima, feito pela WEBi para um curso do Nutrição e Fertilidade, o CTA “Garantir minha vaga” dialoga com a necessidade de pessoas que querem aprender sobre o tema e cria a ideia de que é preciso fazer a inscrição enquanto ainda há vagas.
Dicas da WEBi:

  • o CTA deve estar sempre numa parte visível do seu conteúdo, que possa ser visto antes que o usuário role a página — acima da dobra;
    aposte em cores de destaque, fontes maiores e frases chamativas;
  • sempre que possível, faça o teste dos 5 segundos para ver como os seus CTAs estão performando;
  • procure usar números, como valores do desconto, dias/horas para o fim das inscrições e valores.

Mas a melhor dica de todas é contratar os serviços da WEBi. Nossos heróis sabem fazer CTAs como ninguém e poderão ajudar você a tornar o seu conteúdo atrativo, aumentando o número de leads e, claro, de vendas! Conheça mais sobre a agência no nosso Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e LinkedIn —  e repare que esses links também são CTAs!

 

* Texto produzido pela redatora da Webi, Emilly Lopes.