6 vantagens das landing pages para seu negócio

6 vantagens das landing pages para seu negócio

 

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O inbound marketing é uma estratégia completa, composta por diferentes ações que, juntas, são capazes de entregar os melhores resultados possíveis. Entre essas ações, uma das peças centrais é a automação de marketing, área em que estão presentes os famosos e-mails marketing e landing pages.

Se você já tem certo conhecimento sobre o assunto, sabe que as landing pages estão entre as ferramentas mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital, certo? Elas são um dos principais locais de atração e conversão de usuários, levando mais leads para a empresa e aumentando as chances de que a mesma conquiste mais clientes.

Mas esta é uma definição muito básica. Uma landing page entrega diversos benefícios para as empresas que a utilizam, e é exatamente sobre isso que a WEBi fala neste texto. Abaixo, nós explicamos com detalhes o que são landing pages e mostramos 6 vantagens que elas podem proporcionar ao seu negócio.

Acompanhe!

 

O que são landing pages?

Também conhecidas como páginas de conversão, as landing pages são páginas, ligadas a um site, cujo único objetivo é conquistar a conversão de usuários, transformando-os em leads. Para isso, dois elementos principais devem estar presentes em qualquer landing page: um formulário e uma oferta.

Com o formulário, o usuário insere os dados solicitados pela empresa, como nome, e-mail, telefone, empresa em que trabalha, cargo que ocupa, entre outros. A oferta, por sua vez, é o que faz com que os usuários cedam seus dados, em uma espécie de troca. Ela pode ser diversas coisas, desde um cupom de desconto para a primeira compra até um e-book.

Considerando que o objetivo é a conversão, tudo que estiver presente na página deve incentivá-la. A chamada deve ser atrativa, as informações devem estar claras e a oferta deve ser irrecusável.

Uma vez tendo as informações do usuário, a empresa pode passar a se comunicar com ele, buscando conquistar um cliente e, posteriormente, mantê-lo.

 

6 vantagens das landing pages para sua empresa

 

1. Permite que você se comunique de forma direta com seu público

Uma landing page, por si só, já é um canal de comunicação. Nela, além da isca que você irá utilizar para estimular a conversão, é possível dedicar uma área específica para falar um pouco mais a respeito da sua empresa e da atuação dela — o que faz com que os visitantes já conheçam melhor o seu negócio.

Contudo, a comunicação não acaba por aí. A landing page é apenas o começo, visto que, com as informações (e a permissão, é claro) dos usuários, você pode passar a enviar e-mails regularmente, tanto com conteúdo quanto com outras ofertas.

Tudo isso para criar um relacionamento saudável com cada um dos leads, gerando pontos positivos para todos os envolvidos.

 

2. Altamente personalizável

A máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” é válida em diversos campos — até mesmo nas landing pages. É claro que a sua oferta deve ser boa para atrair e converter usuários, mas é fundamental que o design da página também seja diferenciado, encantando os olhos de quem vê e servindo como mais uma influência para a conversão.

E esta é mais uma vantagem das landing pages: elas são altamente personalizáveis. Você pode construir a página e incorporar elementos da maneira que preferir, mesclando imagens e textos. Com isso, sua página fica mais dinâmica e atrativa.

Para entender o quanto elas podem variar, veja abaixo algumas das landing pages que nós já elaboramos para nossos clientes:

 

 

3. É possível fazer testes

Dentro do universo do marketing digital, há algo que chamamos de teste A/B. Nele, testa-se duas “versões” diferentes de uma mesma página, com o objetivo de aferir qual delas entrega os melhores resultados. Isso faz com que você não fique com nenhuma dúvida; basta testar as duas e manter a que der mais certo.

Esta é uma prática muito comum nas estratégias para o Google Ads, mas, felizmente, ela também pode ser aplicada às landing pages, ajudando a alavancar os números.

 

4. Análise de resultados facilitada

Como os testes A/B dependem da análise de resultados, outro grande benefício das landing pages para o seu negócio é a análise facilitada.

Sempre que damos dicas sobre qualquer ação de marketing, avaliar os resultados é uma delas. Afinal, é impossível planejar os próximos passos com precisão sem saber o que deu certo ou não.

Para elaborar as nossas páginas de conversão, nós contamos com a ferramenta RD Station — que, além permitir a criação das mais belas páginas, também tem um campo de análise muito intuitivo, facilitando o processo.

 

5. Geração de leads

As últimas vantagens que nós separamos dizem respeito ao que realmente importa: os leads. É certo que as landing pages não são o único meio de atrair usuários e fazer com que eles convertam; as redes sociais e outras páginas com formulários do seu site também podem ser ótimos pontos de conversão.

No entanto, páginas de conversão são construídas exclusivamente com este propósito. Na prática, isso significa que, se seu objetivo é obter leads, não há opção melhor do que apostar em uma landing page bem construída.

 

6. Segmentação de leads

Ainda mais interessante que gerar leads, outro papel fundamental de uma landing page é o de segmentar esses leads. Cada vez mais, usuários buscam uma comunicação personalizada, que faça sentido com suas personalidades e seus desejos.

E é exatamente por isso que o marketing digital tem tido tanto destaque — pois apenas ele é capaz de auxiliar no desenvolvimento de comunicações personalizadas.

Dependendo da faixa etária de um lead, por exemplo, você terá que falar de uma forma diferente com ele para obter os melhores resultados, não acha?

É aí que as landing pages entram. Dependendo dos seus objetivos, você pode colocar uma opção no formulário que sirva para separar um grupo de leads do outro. Assim, tendo eles segmentados em diferentes listas, você consegue comunicar o que faz mais sentido.

 

E aí, o que achou das vantagens das landing pages? Como nós já citamos mais de uma vez ao longo deste texto, elas estão entre as partes mais importantes do inbound marketing — exatamente o que nós colocamos em prática aqui na WEBi, desenvolvendo páginas de qualidade e que realmente convertem, para cada cliente.

Caso queira saber mais, além de conquistar leads para a sua empresa, entre em contato conosco!